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SAST realiza projeto "Voltar a jogar"

por Graziella Felix última modificação 17/12/2024 13h18

No dia 27 de novembro de 2024, na sala do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador – Sast/Progepe, aconteceu mais um encontro com o Sast e teve início a fase-piloto do Projeto “Voltar a Jogar” com a participação dos trabalhadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe.

 

 

O Projeto “Voltar a Jogar” tem como objetivo principal levar o lúdico para o ambiente laboral que, muitas vezes, se apresenta de forma rígida e burocrática, através da utilização de jogos de tabuleiro moderno. A prática de jogar jogos de tabuleiro funciona como uma forma divertida e descontraída de estimular não só a comunicação, a colaboração e a criatividade entre os trabalhadores visando um ambiente mais leve e flexível, como também pode proporcionar uma melhora da motivação e da integração entre os trabalhadores.

O Projeto “Voltar a Jogar” tem como objetivo principal levar o lúdico para o ambiente laboral que, muitas vezes, se apresenta de forma rígida e burocrática, através da utilização de jogos de tabuleiro moderno. A prática de jogar jogos de tabuleiro funciona como uma forma divertida e descontraída de estimular não só a comunicação, a colaboração e a criatividade entre os trabalhadores visando um ambiente mais leve e flexível, como também pode proporcionar uma melhora da motivação e da integração entre os trabalhadores.

Para participar do encontro foram oferecidos dois horários na parte da manhã e dois horários na parte da tarde através de um agendamento por formulário do Google. 

No encontro, foram apresentados alguns jogos com as suas instruções detalhadas, durante a execução da atividade ocorreram ações facilitadoras que favoreceram o “feedback” constante entre os participantes e ainda teve direito a “lembrancinha”.

             

 

Foram utilizados os seguintes jogos:

Lhama: lançado pela Paper Games no Brasil de um dos mais conhecidos designers de jogos de tabuleiro modernos, o alemão Reiner Knizia;

Segue o fluxo: uma produção nacional, lançado este ano pela editora Party Games do designer Marcos Zigowski;

Similo – Contos: Do designer Martino Chiacchiera, lançado aqui no Brasil pela Grok Games;

Timeline – Invenções: lançado pela Galápagos, do designer Frederic Henry;

Revelando Emocões: mais uma produção nacional, lançado no ano passado pela Ludens Spirit dos designers Éderson Ayres Castro e Thiago Köche.

 

No final de cada sessão, ocorreu uma discussão participativa, onde todos compartilharam as suas experiências. Foi um dia de muita interação, onde todos mencionaram o quanto a atividade foi divertida, prazerosa e ajudou a aliviar o estresse e a tensão.

O projeto “Voltar a Jogar” terá continuidade em 2025 e a intenção é oferecer para todos os trabalhadores da universidade, com limite de participantes por dia de encontro, como ação de Promoção à Saúde visando a interação e o bem-estar do indivíduo como um todo.

Texto e projeto (“Voltar a Jogar”) elaborado por Fatima Rigueira de Castro

 Projeto "Voltar a Jogar"