Servidores com deficiência promovem ciclo de palestras sobre acessibilidade e inclusão na UNIRIO
Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade acadêmica para as questões de Acessibilidade e Inclusão na UNIRIO, servidores com deficiência se unem com apoio do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador - SAST, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE; do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI e da Coordenadoria de Engenharia, da Pró-Reitoria de Administração - PROAD para discutir sobre Acessibilidade e Inclusão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, das 9h às 13h, no Auditório Vera Janacopulos, localizado no Prédio da Nutrição, no Campus da Reitoria, na Avenida Pasteur, 296, na Urca.
O encontro tem a finalidade de difundir conhecimento sobre diversos tipos de acessibilidade e como promover a inclusão nos seus setores de trabalho e no meio acadêmico, além de lembrar a importância da conscientização pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebrado no dia 3 dezembro e Dia da Acessibilidade no dia 5 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO:
09h00 às 09h15 - Recepção
09h15 às 09h25 - Abertura/Apresentação Fabiana Magalhães
09h25 às 10h00 - Palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência e Capacitismo”
Convidado Geraldo Nogueira, Advogado, Doutor em Ciências Jurídicas, Superintendente de Ação para Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Estado do RJ; Diretor Titular da Diretoria da Pessoa com Deficiência na OAB/RJ e conselheiro da Federação Nacional das Associações Pestalozzi e do Instituto Novo Ser.
10h00 às 10h30 - OFICINA PRÁTICA “Empatia, Inclusão e Acessibilidade”- Arquiteta e Urbanista Fabiana Magalhães, Coordenadoria de Engenharia/ PROAD UNIRIO.
A oficina será uma dinâmica de vivência, onde metade dos participantes terão os olhos vendados e a outra metade ficará responsável por auxiliar os de olhos vendados. No pátio do Campus da Reitoria, o desafio será chegar até o Hall do Auditório Vera Janacopulos, perguntar onde ficam os sanitários e tentar chegar aos sanitários do auditório de olhos vendados.
O objetivo dessa oficina é que os videntes (pessoas com o sentido da visão) possam se colocar no lugar de pessoas com deficiência visual, perceber as dificuldades de uma tarefa tão simples como chegar a um edifício público, pedir informação e tentar chegar ao sanitário e perceber o quanto algo simples para uns pode ser tão difícil para outros e como a arquitetura acessível pode promover igualdade a todos, gerando empatia e inclusão. Também haverá uma cadeira de rodas para que os participantes possam experimentar as dificuldades e o esforço enfrentados pelas pessoas em cadeiras de rodas e se conscientizar sobre a importância da acessibilidade arquitetônica, eliminando barreiras e garantindo a segurança para todos.
10h30 às 10h45 - Intervalo com lanche
10h45 às 11h15 - Palestra sobre Acessibilidade Arquitetônica: “Empatia, Inclusão e Acessibilidade”. Arquiteta e Urbanista Fabiana Magalhães, Coordenadoria de Engenharia/ PROAD UNIRIO
11h15 às 11h30 - Perguntas para os palestrantes
11h30 às 12h00 - Palestra sobre Audiodescrição com a convidada Professora Nadir da Silva, Coordenadora de Audiodescrição do Instituto Benjamin Constant, Professora especializada na área da deficiência visual
12h00 às 12h15 - Apresentação e divulgação do Programa de Extensão “Espaços Livres Unirio”
12h15 às 12h30 - Coletivo Inclusive
12h30 às 12h45 - Encerramento / Agradecimento com sorteio: desafio e prêmio de participação com Fabiana Magalhães
Serão emitidos Certificados de horas complementares para os participantes.
