Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Outubro de 2017 – Ano III – Nº 030

Outubro de 2017 – Ano III – Nº 030

Informativo Mensal – Outubro de 2017 – Ano III – Nº 030


PROGEPE é sede do encontro Regional Sudeste do Forgepe

No dia 18 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), foi sede do 1º Encontro Regional Sudeste de 2017 do Forgepe (Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Gestão de Pessoas), que tem como coordenadora a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), Geunice Tinôco Scola.

O encontro foi realizado na unidade da PROGEPE no Centro e contou com a presença de diversos Pró-Reitores e representantes de Universidades da Região Sudeste, entre elas: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Representando a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), participaram o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos  Guilhon; a Diretora de Gestão de Processos Administrativos e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Substituta, Elisabete Strazeri e a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas Substituta, Tathiana Teixeira. A UNIRIO faz parte da Regional Sudeste que é responsável pela Comissão Temática: Carreira, Capacitação e Qualificação, com os seguintes Grupos de Trabalho: (1) Carreira TAE (Racionalização de cargos); (2) Capacitação e Qualificação TAE; (3) Carreira, Capacitação e Qualificação Docente. Durante o encontro foram realizadas atividades como: apresentação das propostas de trabalho, reunião dos Grupos de Trabalho e apresentação da síntese dos Grupos de Trabalho.

 

                               

Reunião dos Grupos de Trabalho

 

 

Integrantes do FORGEPE

 

O Forgepe é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), nas questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Seus principais objetivos são:  Assessorar a ANDIFES em sua área de competência, contribuindo para a formulação e  implementação  das políticas na área de gestão de pessoas; Analisar e acompanhar a evolução das políticas na  área de gestão  de pessoas,  propondo estratégias para sua consecução;  Estudar  e propor soluções para os problemas relacionados à área de gestão de pessoas das IFES; Promover o intercâmbio,  entre as IFES, de temas de interesse do Fórum, bem como promover a troca de experiências entre seus integrantes; Articular ações conjuntas com os demais fóruns vinculados à ANDIFES e com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil; Consolidar e divulgar documentos junto às IFES e Encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à ANDIFES.

 

 ______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE convida servidores para o evento Dia do Servidor

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) convida todos os servidores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para o evento em comemoração ao Dia do Servidor, que será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 13h, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

O encontro realizado pela primeira vez no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle terá apresentação musical, mesa de abertura, palestras sobre os temas Autogestão do Servidor Público e Segurança e Saúde do Trabalhador, além da participação da Associação dos Docentes da UNIRIO (Adunirio),  da Associação dos Trabalhadores em Educação da UNIRIO (Asunirio) e da Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro (ASSIST). Durante o encontro será realizada a premiação dos vencedores da 2ª Edição do Banco de Ideias.

O Anfiteatro Geral do HUGG fica localizado na Rua Mariz e Barros, nº 775, 2º andar, Tijuca.

Confira a programação:

 

 

 

_______________________________________________________________________________________


“UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS” recebe 160 Técnicos de Enfermagem

  

No dia 9 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e o Setor de Formação Permanente (SFP) através do Programa “UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS” recepcionaram os novos 160 servidores ocupantes do cargo de Técnico de Enfermagem, no evento realizado no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

Participaram do encontro o Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca; o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso; o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas Carlos Antônio Guilhon Lopes; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Alcides Guarino; o Diretor de Pesquisa, Prof. Dr. Anderson Teodoro, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; a Pró-Reitora de Planejamento, Profa. Dra. Lorreine Hermida; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Mônica Valle e o Superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Prof. Dr. Fernando Ferry. O cantor e professor da UNIRIO, André Gardel, realizou a abertura do evento com uma apresentação musical.

 

 Apresentação musical do cantor e professor da UNIRIO, André Gardel

 

                               

Mesa de Abertura do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS

 

O Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, parabenizou os novos servidores e falou sobre a criação da UNIRIO. O Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, explicou a história do HUGG e ainda segundo o Vice-Reitor, “o produto do trabalho de cada servidor vai espelhar o que é a UNIRIO”. “É com enorme satisfação que recebemos os novos colegas. Vamos ter os melhores no hospital”, ressaltou o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Antonio Guilhon Lopes. O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Alcides Guarino, também parabenizou os novos servidores, a PROGEPE e a comissão que viabilizou a realização do concurso e falou da importância dos novos servidores em ajudar nos cursos de graduação da área de saúde.

Representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, O Diretor de Pesquisa, Prof. Dr. Anderson Teodoro falou da gratidão pelo HUGG que fez parte da sua graduação na Escola de Nutrição e da importância dos técnicos e dos funcionários na formação dos alunos. Lembrou que os técnicos podem participar dos projetos de pesquisa e propor novidades. A Pró-Reitora de Planejamento, Profa. Dra. Lorreine Hermida, enfatizou que a UNIRIO é uma instituição que valoriza seu servidor. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Mônica Valle, parabenizou os servidores e ressaltou a importância da valorização do serviço público, do respeito à população, da convivência fraterna e do sentimento de dever cumprido. Por fim, o Superintendente do HUGG, Prof. Dr. Fernando Ferry falou da importância do trabalho dos novos servidores no hospital, da criação do grupo gestor no HUGG há 4 anos e das reformas em setores do hospital como maternidade, CTI e enfermarias. “Vamos fazer um hospital de excelência com vocês”, disse Ferry. Após a mesa de abertura foi realizada e entrega dos termos de posse pelo Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca e a foto oficial dos novos servidores.

 

                             

Entrega dos termos de posse pelo Reitor da UNIRIO

 

Foto oficial dos novos servidores

 

Após a entrega dos termos de posse foi realizado um coffee-break e a segunda parte do evento contou com as palestras sobre o funcionamento do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) e Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ASUNIRIO).

 

                                

 Servidores participam do coffee-break

 

                                

Prof. Dr. Daniel Aragão, Gerente de Atenção à Saúde do HUGG,

explicando o funcionamento do hospital

 

Representando a equipe do HUGG, o Gerente de Atenção à Saúde, Prof. Dr. Daniel Aragão, falou sobre o esforço da do HUGG e da PROGEPE para a realização do concurso e explicou sobre o funcionamento do HUGG, dizendo que o hospital universitário é mais uma escola do que um hospital assistencial que foi montado de acordo com as disciplinas da Escola de Medicina da UNIRIO. Representando a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) participaram os servidores Silvia Helena, Nancy Guimarães, Jorge Teles e Wilson Ferreira que explicaram o papel da CIS em relação ao desenvolvimento permanente do servidor, o Plano de Carreira e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIRIO (PDI).

 

                           

Nancy Guimarães, Wilson Ferreira, Silvia Helena

e Jorge Teles explicando sobre a CIS

 

Representantes da Asunirio relatando as lutas  e conquistas da associação

 

 

Finalizando o encontro, Jorge Teles, coordenador Geral da Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio) e os integrantes da Associação, entre eles, Wagner Miranda, Wilson Ferreira, Nancy Guimarães, Silvia Helena, Sheila Bernardes e Benedito Machado explicaram a história da Asunirio que é composta por oito coordenações e as conquistas da associação.

O evento organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) em conjunto com o Setor de Formação Permanente (SFP), Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e Gestão de Relacionamentos (GERE) contou com o apoio da Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio).

 

 ______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE promove ambientação de novos servidores

 

No período de 19 a 28 de setembro, o Setor de Formação Permanente (SFP) e a Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) realizaram a atividade de ambientação dos 160 novos servidores ocupantes do cargo de Técnico de Enfermagem. A Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) realizou a entrega dos documentos de Posse. A Divisão de Administração de Benefícios (DAB) fez os esclarecimentos sobre auxílio transporte, previdência e planos de saúde. A Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) explicou sobre a utilização e fez a distribuição dos e-mails institucionais. Já o Setor de Formação Permanente (SFP) mostrou os requisitos para a concessão do incentivo à qualificação e da progressão por capacitação por meio de um vídeo explicativo.

 

                              

 SFP explicando sobre concessão de incentivo à qualificação e progressão por capacitação


 

                                

 SAST fazendo apresentação sobre o  tema  Segurança  do Trabalhador


O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) explicou como funciona a avaliação de desempenho no estágio probatório. O Setor de Perícia em Saúde (SPS) tirou dúvidas em relação às licenças médicas e aos atestados médicos. O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) fez uma apresentação sobre a Segurança do Trabalhador. Por fim, a Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) e o Setor de Formação Permanente (SFP) fizeram o encerramento da atividade.

 

                                   

SAAPT  realizou esclarecimentos sobre avaliação de    

     desempenho no estágio probatório

 

 

SPS falou sobre licenças médicas e atestados médicos

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

  

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 18/09, 27/09 e 03/10/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 18 de Setembro de 2017

 

                  

 

Portarias PROGEPE de 27 de Setembro de 2017



Portarias PROGEPE de 03 de Outubro de 2017

 


 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

CEAD lança Edital para bolsas EAD do Programa Território e Trabalho

 

No período de 03 de outubro a 20 de novembro de 2017 a Coordenação de Educação à Distância  (CEAD) está recebendo propostas dos docentes atuantes nos cursos de graduação na modalidade a distância ou envolvidos em atividades de ensino a distância da UNIRIO para o financiamento de 35 bolsas destinadas a alunos da graduação, de acordo com o Edital para bolsas de Educação a Distância do Programa Território e Trabalho.

O objetivo do edital é fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma interdisciplinar nas unidades acadêmicas fora da sede onde a UNIRIO oferece seus cursos. As bolsas serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, de janeiro a dezembro 2018. Esse prazo pode ser prorrogado por mais um ano a critério da Coordenadoria.

 

Confira o Edital: http://www.unirio.br/cead/arquivos-da-cead/edital-de-bolsas-ead-2018 

 

Calendário das atividades:

  

 

_______________________________________________________________________________________

 

                                                                   

Com foco no desenvolvimento

 

No mês do servidor público, o Setor de Formação Permanente – SFP destaca  a importância   da  busca  constante  pelo  aprimoramento profissional 


28 de outubro, dia do Funcionário Público. Como forma de homenagear os servidores da UNIRIO, o Setor de Formação Permanente conversou com a servidora Mayana de Carvalho sobre a sua trajetória profissional.

           Mayana, 29 anos, pernambucana, ingressou na UNIRIO em 2014 como Assistente em Administração e está lotada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto onde interage diariamente com estudantes e professores, vivenciando a rotina acadêmica.  Toda a experiência profissional anterior também foi de serviço público. Mas foi na UNIRIO que ela se sentiu mais acolhida e pôde conhecer e desfrutar as oportunidades de desenvolvimento que esta instituição oferece.

  - Quando entrei na UNIRIO, eu já estava no último ano da Faculdade de Direito. Logo ouvi falar sobre o PRIQ – Programa de Incentivo à Qualificação que custeia as mensalidades de servidores matriculados em instituições privadas de educação formal: graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Rapidamente busquei mais informações sobre esse programa no site da UNIRIO, da PROGEPE, conversei com colegas, e reuni toda a documentação necessária para dar entrada no meu pedido. Foi dessa forma, com a ajuda do PRIQ, que consegui finalmente terminar a minha faculdade. Pouco tempo depois, candidatei-me ao PRIQ novamente, só que desta vez para cursar uma especialização (pós-graduação lato sensu). Fui novamente uma das contempladas do programa – relata a servidora.

Com a graduação e a pós-graduação concluídas, Mayana pôde dar entrada, é claro, no incentivo à qualificação, que permite ao servidor público obter um expressivo percentual a maior nos vencimentos, desde que comprove possuir escolaridade acima da exigida para ingresso no cargo do qual é titular. “Agradeço muito à UNIRIO por todo esse investimento na minha carreira. São oportunidades que devemos, sim, aproveitar com muita seriedade”, reforça a servidora.

 

                                                         

 Mayana de Carvalho, servidora da UNIRIO

 

Mayana não parou por aí.  Continuou se aperfeiçoando: fez dois cursos de capacitação interna oferecidos pelo SFP/PROGEPE. Por somar essas horas com as de outros cursos de curta duração realizados em outras instituições, conseguiu também dar entrada na progressão por capacitação profissional, mais um passo importante rumo ao crescimento funcional. Nas palavras da própria Mayana: “Foi muito produtiva a experiência de ter participado desses cursos internos. Tive a oportunidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades com servidores de fora do meu setor. Sem dúvida, uma das coisas mais legais desses cursos internos, além do aprendizado, é claro, é interagir com os colegas de trabalho de diversas áreas da UNIRIO.”

No início deste ano, o SFP lançou o Banco de Multiplicadores, uma nova proposta a qual visa captar profissionais qualificados da própria UNIRIO para ministrar os cursos internos. Mayana, agora, incentivada por vários colegas a participar de mais esse desafio, foi classificada para ministrar três cursos: Lei 8.112/90; Direito Constitucional; Direito Administrativo.   A primeira experiência de Mayana como instrutora interna aconteceu em julho deste ano.  A turma do curso de Lei 8.112/90 tinha aproximadamente vinte participantes; mas Mayana deu conta do recado: respirou fundo, planejou e preparou cuidadosamente o plano de aula e o material didático, além de interagir com os participantes de forma clara e atenciosa. Resultado disso foi o sucesso, por esse motivo, no ano que vem, Mayana, com certeza voltará à sala de aula para ministrar não só esse; como outros cursos que não aconteceram neste ano.

Ao final do encontro, pedimos à Mayana para deixar uma mensagem especial para todos os colegas. E ela fez questão de repetir uma frase que já disse em sala de aula: “Façam valer a nomeação de vocês; trabalhem com responsabilidade e sejam servidores públicos na essência da palavra: que é servir à sociedade; e aproveitem todas as oportunidades de crescimento que esta instituição oferece.”

A Mayana é o maior exemplo de que o Setor de Formação Permanente vem cumprindo sua missão: planejar, coordenar e executar as políticas de capacitação e qualificação dos servidores, contribuindo para o desenvolvimento permanente da força de trabalho, estimulando-os a se tornar agente de transformação profissional e social na Unirio. Pessoas como ela, nos faz ter ânimo em prosseguir, pois estamos atingindo nosso objetivo. A equipe do SFP tem orgulho de participar do desenvolvimento de nossos colegas de trabalho.  Parabéns a todos os servidores!

 

_______________________________________________________________________________________





 

 

Precisamos falar sobre Saúde Mental

 

Historicamente, nossa sociedade vem tratando as questões de saúde mental com preconceito e violência. A Reforma Psiquiátrica veio para libertar dos muros dos manicômios pessoas como eu e você e desconstruir ideias distorcidas e amplamente difundidas no senso comum a respeito de quem sofre de transtornos mentais.

No Brasil, ainda existe uma cultura que considera o sofrimento mental como fraqueza, incapacidade e inferioridade. Esse estigma causa ainda mais sofrimento a quem passa por esse tipo de problema e aumenta o abismo que essas pessoas sentem entre si próprias e o restante do mundo, chegando a dificultar a busca por ajuda em muitos casos.

É necessário informar, educar e sensibilizar a população acerca desse tema para que ele deixe de ser tabu e, assim, as pessoas possam cada vez mais falar de suas dores psíquicas e ser escutadas por profissionais qualificados, com empatia e respeito.

Recentemente, vimos nas redes sociais o caso de uma trabalhadora norte-americana que, com uma simplicidade incomum, enviou um e-mail à sua equipe informando que se ausentaria do trabalho por dois dias para cuidar da sua  saúde mental. Mais surpreendente foi o retorno do CEO da sua empresa, agradecendo-a por enviar esse tipo de e-mail, pois isso o lembrava de cuidar da sua própria saúde mental e ajudava a diminuir o estigma acerca desse tema. As atitudes de ambos ganharam ampla admiração e inúmeras pessoas dividiram experiências de discriminação e exclusão no trabalho por terem apresentado questões de saúde mental.

O conceito de saúde mental surgiu por analogia à saúde física e, basicamente, é utilizado para estimar a qualidade de vida intelectual e emocional de um indivíduo, sendo muito mais amplo do que a simples ausência de transtornos mentais. Entretanto, e apesar da indissociabilidade entre mente e corpo, a saúde mental envolve fenômenos mais complexos do que a saúde física. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias concorrentes relacionadas à saúde mental podem influenciar a forma como se define a mesma. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não admite a existência de uma definição “oficial” de saúde mental. Em todo o caso, pode-se dizer que a saúde mental é um estado de relativo bem-estar emocional e psicológico, no qual o indivíduo é capaz de fazer uso das suas habilidades emocionais e cognitivas, funções sociais e de responder às solicitações ordinárias da vida cotidiana.

Analisando o cenário atual de recrudescimento das políticas neoliberais, que no Brasil se traduz em cortes substanciais no orçamento da Seguridade Social e na aprovação da reforma trabalhista e da reforma previdenciária, percebemos barreiras e dificuldades de implementar programas de melhoria das condições de trabalho. Essas mudanças repercutem na subjetividade e no processo de trabalho nas instituições. Nesse contexto, constatamos intercorrências psíquicas e comportamentais, incertezas, medo e angústia em decorrência da instabilidade do mercado de trabalho e de situações estressantes no exercício profissional geradas por formas de gestão opressivas.

Ressaltamos que os efeitos das atividades laborais repercutem sobre a saúde, bem-estar e a satisfação no trabalho. Nesse sentido, é necessário perseguir uma política de atenção à saúde do trabalhador com a finalidade de intervir no processo gerador do sofrimento psíquico.

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), integrado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), desde 2014, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da UNIRIO, vem implementando projetos e programas voltados à vigilância, à promoção da saúde e à segurança dos trabalhadores. Atualmente, no decurso de suas ações de promoção, prevenção e acompanhamento, o SAST preconiza a melhoria das condições de vida e trabalho como elemento fundamental para a saúde mental do trabalhador da UNIRIO.

 

Francisco Mesquita e Flávia Scalabrin

 

 

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2233-1743. ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 

Prezados LEITORES do PROGEPE informa:

 

Chegamos ao mês de outubro de 2017, mês de muitas comemorações importantes: Dia do mestre - 15 de outubro; Dia do médico - 18 de outubro e, ainda, Dia do Servidor - 28 de outubro. Portanto, nossos cumprimentos a todos, indistintamente...

Com grata satisfação, informamos que nosso Jornal Virtual passará, a partir desta Edição, a contar com uma nova coluna sob o Título “Formação em Foco” e, certamente, atenderá ao nosso público-alvo com relação ao aprimoramento profissional dos servidores da UNIRIO, sempre balizado na legislação em vigor e calcado nos princípios que norteiam a CAPACITAÇÃO e a QUALIFICAÇÃO.

Aos novos articulistas apresentamos nossos votos de boas-vindas e sucesso nesta arte de criar fato e informar com proficiência aos nossos leitores.

Esta nova coluna surgiu com base em entendimentos havidos entre os órgãos que compõem a estrutura organizacional da PROGEPE, em especial, do Setor de Formação Permanente – SFP (DAFFP/DDP) e da Gestão de Relacionamentos – GERE, que ficarão responsáveis pela inserção da nova Coluna a cada mês.

Sucesso, parabéns pela parceria e boa leitura...

 

Carlos Antonio Guilhon Lopes

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

                                                           

O Capital Humano em primeiro lugar

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portlet Imagem
Portlet Imagem
Setores da PROGEPE
Acesso a Webmail UNIRIO
Portlet Imagem
Fale Conosco