Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso

Os Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Letras começaram a ser publicados na página a partir de 2018.1, período em que o Manual de TCC entrou em vigor, com o indicativo de entrega de uma versão digital do trabalho.

- 2023 -

"A coisa da comunicação", Ayrton de Barros Nepomuceno

"O Cabelo como Signo Semiótico em Personagens de Narrativas Ficcionais", Bárbara Suzana de Oliveira Klim

"Ricardo Aleixo: uma poética da multiplicidade para uma ecologia-do-mundo", Daniel Grimoni Alfarella

"É quase como voltar ao corpo", Janaina Oliveira dos Santos

"As Materialidades Concernentes aos Textos Produzidos nas Mídias Digitais e suas Implicações Linguístico-cognitivas na Formação de Leitores e Escritores de Língua Portuguesa", June Lessa Freire

- 2022 -

"Análise do discurso: a polissemia na sala de aula na perspectiva dos discentes", Antonio Farias da Silva

"O samba de enredo como gênero discursivo da esfera literária: uma análise a partir da intertextualidade", Beatriz Pacheco Freitas

"Júlio Bressane, Ozualdo Candeias e João Antonio: contra a hipocrisia das elites e da classe mérdea até enfiar tudo no cu", Beatriz Pôssa de Carvalho

"Supergirl, super-heroína, criança perdida: o trauma como experiência arquetípica", Bernardo Camilo de Lima Rapp

"CARLOS DE OLIVEIRA EM DOIS ENSAIOS: MEMÓRIA, MONTAGEM E HISTÓRIA", Bruna Carolina Domingues dos Santos Carvalho

"'LÁ EU PODIA SER QUEM EU QUISESSE SER': posicionamentos em narrativas sobre o processo de sair do armário no ambiente escolar", Carolina Real Assis Ribeiro

"Os videogames e suas potencialidades como mídia narrativa", Daniel Alexandre Martins

A LINGUAGEM DO LUTO - “A quem confiar minha tristeza?”, Débora Jane Castanho Angeli

"O ghost writer e a autoria (in)visível: figurações na ficção e no campo editorial", Dora Acioli Lutz

"Nuno Ramos: Intermitências e Metamorfoses da Imagem Acústica", Gabriel de Araújo Machado

"Os fãs nas escolas. A fanfic no espaço escolar: potencial criativo e pedagógico", Gabriela Marques Mendes

"Ensino Remoto Emergencial na Pandemia de Covid-19: desafios para a educação linguística", Maria de Fátima Dias da Silva

Eu contenho Multidões - Bob Dylan, Nobel de Literatura: A potência narrativa à margem do locus tradicional, Rafael Rodrigues de França

"Formação de professores cariocas de literatura: por encontros autobiográficos na Escola", Rafaella Giordano de Farias

A Transformação da Língua na Era Digital : Os memes como nova forma de linguagem, Roberto Carlos Duarte Albuquerque

"Diversidade cultural e tecnologias digitais: uma leitura crítica da BNCC a partir dos multiletramentos", Sara Sabino Pereira

A Parcialidade do Discurso das Mídias em: A Operação Policial do Jacarezinho no dia 06/05/2021, Samuel Nabor Romão da Silva

"Os filhos abandonados da pátria que os pariu: arte carnavalesca e resistência", Tatiana Alves de Souza

"Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica", Thaís de Abreu Araújo

"Beber como um cão: literaturas e violência, políticas e poder", Thais Ferreira Pellegrini

"Escrever um livro: o diário de Guerra de Osman Lins", Wallace Ribeiro Ramos

"A educação como cura: emancipação de corpos a partir da vivência educacional em contexto não formal", Andressa Leite Suarez

"O Bonde da Quinta: processo de escrita do romance infanto-juvenil e notas sobre minha formação como leitora nessa categoria", Natália Amarante Furtado

"Comunicação em transformação: uma relação entre a Análise Semiolinguística do Discurso e a publicidade na atualidade", Maria Clara Ramos Moreira

"Rosa que escreve", Mery Ellen Alentejo Canela

"Beatriz Sarlo e João Barrento leitores de Walter Benjamin: experiência, método e limiar", Thainá Marinho da Silveira

"Seguindo com Donna Haraway e o incômodo no Cthulhuceno através da Fabulação Especulativa para uma sobrevivência terráquea: Estórias de Camille", Fabiana Sarti

"Estratégias enunciativas e de sociabilidade na correspondência de Afonso Arinos", Daniela dos Santos Silva

- 2021 -

Seguindo com Donna Haraway e o incômodo no Cthulhuceno, através da Fabulação Especulativa para uma sobrevivência terráquea: “Estórias de Camille”, Fabiana Sarti

Ensino Remoto Emergencial na Pandemia de Covid-19: desafios para a educação linguística, Maria de Fátima Dias da Silva

Nuno Ramos: Intermitências e metamorfoses da imagem acústica, Gabriel Araújo

Júlio Bressane, Ozualdo Candeias e João Antônio: contra a hipocrisia das elites e da classe mérdea até enfiar tudo no cu, Beatriz Pôssa de Carvalho 

Beber como um cão: literaturas e violência, política e poder, Thais Ferreira Pellegrini

Entre raios e choques: a metáfora e a força disruptiva na modernidade, Gabriel Elias Silveira

Sinais de vida: aspectos terapêuticos da leitura na contemporaneidade, Lorraynne Soares Zimmermann 

Análise das máximas conversacionais em charges sobre a pandemia de Covid-19, Marcio dos Santos Branco

Testemunho do racismo: análise das obras Cadernos de memórias coloniais e Diário de Bitita, Simone Daumas

A paisagem anímica: o antilirismo de João Cabral de Melo Neto como produção de si, Marcos Padilha

Arquíloco de Paros e a utilização do Iambo como gênero literário invectivo, Lucas Pereira Rodrigues

Música e poesia: uma revisão bibliográfica sobre o Nobel de literatura de Bob Dylan, Camila Ribeiro Ferreira

A malandragem na voz de João Grilo: o cômico, o riso e o chiste, Pablo Henrique Cunha Ferreira

Educação indigenista e seus paradigmas educacionais colonizadores, Bruna da Silva Viana

NA FRONTEIRA ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: o romance contemporâneo como reconfiguração dos discursos sobre o “real”, Pedro Henrique Moraes Pereira

Que oralidade é essa que está sendo trabalhada nas aulas de língua portuguesa?, Viviane do Nascimento Martins

Escovando a história a contrapelo: metaficção historiográfica e passado prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolaño, João Pedro Coppelli Ribeiro 

De Água viva ao Livro-Objeto Gritante: intersecções entre literatura e pintura com Clarice Lispector, Luciana Quintão de Moraes

Atravessando o Hades: o canto órfico de Cecília Meireles, Maria Isabel Camara Lemos

Cenas do corpo: Ana Cristina Cesar e a dimensão do desejo, Nathália dos Santos Nogueira e Silva

- 2020 -  

Peso do racismo na linguagem no Brasil: desde a colonização a que geração?, Thaís Bastos Abraão

- 2019 - 

Por uma poesia erótica feminina Fernanda Martins Cardoso

O retorno da aia: crítica, recepção e feminismo a partir da internet e do movimento booktubers Julia Pinto Gamboa 

“Eu era uma aluna destaque”: discursos de resistência e êxito escolar de mulheres transexuais e travestis

Bianca Marques Povoa

K-POP, INDÚSTRIA E FÃS: as culturas virtuais e suas influências nas plataformas de fanfics Marina Lopes Barroso

Corpo ritual: o gesto e a escrita corpórea no Ijexá Daniela Cássia Araújo Figueira 

Literatura jovem adulto: uma aliada para a formação de jovens leitores Bruna Paiva da Costa

Multiletramentos no transtorno do espectro autista: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. Manuela Sedim Tavares

Subjetividades femininas cruzadas: os corpos de Diane di Prima e Hilda Hilst no contexto pós-guerra Karla Hormes Pacheco de Almeida 

Leitura-encruzilhada da metáfora em Vico e da figura em Auerbach Clara Maria Rosan Silva

“Livro de uma sogra”: os livros dentro do livro de Aluísio Azevedo Bianca Pimenta

Como fazer coisas sem palavras em um cinema de pegação Alex Barroso de Figueiredo  

O documentário e a representação do outro: questões éticas. Alexandre Silva Vaz

- 2018 - 

O presente como prisão: confinamento e temporalidade em K. de Bernardo Kucinski André Medeiros Franco

Reaprender, dissimular, subverter: a trajetória poética de Cacaso Alexander Rodrigues do Amaral

Produção textual, cultura digital e ensino Gabriel Costa de Castro

O fio da fala e da seda - uma investigação a partir de dois animais: o homo sapiens e o bombyx mori (vulgo bicho da seda) Susanna Kruger Pinto Queiroz

Cartografia da repetição: procedimentos, formas frágeis e corpo ausente em Nuno Ramos Manoela Rónai 

Literatura Marginal: o caso Geovani Martins Luiz Carlos da Costa Coelho

Isso não é amor, é violência: desmistificando ideologias machistas nas letras “românticas" do sertanejo universitário Jéssica de Araújo Lemos 

O romance fragmentado da vida de Caio Fernando Abreu em suas correspondências Isabel Severiano 

João Cabral de Melo Neto: disciplina da forma Carlos Eduardo Ferreira de Oliveira

Poesia e tensões no pensamento de Paulo Leminski André Vitor Cavalcanti Narcizo

A construção da argumentação na produção textual de alunos do 3º ano do Ensino Médio Anderson César de Alvarenga Santos   

Os clássicos em quadrinhos como incentivo à leitura Adriana Pereira Figueiredo

Revivificar Medeia: três versões do mito. Gabriel Arruda Ferreira

Até onde é fotografia? Intervenções na imagem indicial. Péricles Ulisses Cutrim Santos Silva

“Então você toma dano, bicha!": mudanças de enquadre e alinhamento em um jogo de RPG. João Pedro Delorenci Toscano Costa

- 2017 -

Godard, Herberto Helder: literatura como quem dissesse cinemas, cinemas como quem dissesse literaturas. Carolina Machado de Almeida

Vergílio Ferreira e Maurice Blanchot: silêncio mais de cem vezes ou uma conversa impossível Eduardo de Oliveira Lima Tostes

Leituras de Maruo Suehiro: de uma leitura para seus corpos Guilherme Conde Moura Pereira 

Auto-apresentação e reconhecimento do povo negro: bordando as literaturas de Conceição Evaristo e Carolina de Jesus a fim de enraizar a lei 10.639/2003 no currículo escolar.  Laís Carballal Campos

Lucrécia. Marco Antonio Notaroberto da Silva