Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Seleção de bolsistas de Iniciação Artística e Cultural - Prof. Gustavo Naves

Seleção de bolsistas de Iniciação Artística e Cultural - Prof. Gustavo Naves

O projeto de cultura A História da Sua Vida: oficina de criação literária, coordenado pelo professor Gustavo Naves, está selecionando dois bolsistas de Iniciação Artística e Cultural para atuar entre março e dezembro de 2023 na execução de suas atividades, sobretudo na monitoria da oficina a ser oferecida à comunidade da Unirio e na edição do livro que ela terá como resultado.

Mais informações sobre as bolsas podem ser obtidas no edital. Para participar da seleção é preciso ter cursado a disciplina Oficina de Produção de Texto I na Escola de Letras. Tal como divulgado na página da escola, a apresentação e explicação do projeto aconteceu em um encontro aberto no dia 16.02. Mas a participação no encontro não será considerada pré-requisito para a seleção.

Interessados/as devem enviar uma carta de motivação com até 600 palavras e o histórico escolar para o email gustavo.franco@unirio.br até o dia 01.03.23..

Abaixo o resumo da proposta:

O projeto pretende proporcionar condições e estímulo ao uso da escrita literária como ato transformador da relação de indivíduos com acontecimentos passados de suas vidas. O produto visado é uma coletânea de narrativas e ensaios de até 12 autoras e autores, publicada por meio digital, como resultado de uma oficina literária que acompanhará todas as etapas do processo de idealização e execução de cada texto. Mobilizando as possibilidades da ficção e do ensaio autobiográficos, bem como estratégias narrativas de mediação entre a exposição pessoal e o artefato artístico publicamente compartilhado, o processo envolverá também a socialização presencial, a discussão crítica e os aspectos artesanais do cuidado com a edição dos textos. Pretende-se ainda difundir e discutir algumas premissas da psicologia arquetípica de James Hillman em suas relações com a prática da escrita autobiográfica, sobretudo a partir das reflexões de Hillman em Ficções de Curam: psicoterapia e imaginação em Freud, Jung e Adler. Os participantes da oficina serão selecionados entre alunos da Unirio, mas o público de leitores dos textos resultantes poderá extrapolar o ambiente universitário mediante difusão digital, dado o interesse contemporâneo na produção narrativa autoficcional e autobiográfica. Pretende-se ainda que os bolsistas envolvidos no projeto se qualifiquem para replicar a dinâmica da oficina em atividades de extensão, desenvolvendo conhecimentos teóricos, capacidades intersubjetivas e a sensibilidade requerida para a mediação de exercícios criativos.