Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Mostra de documentários da Escola de Letras

Mostra de documentários da Escola de Letras

A Escola de Letras da UNIRIO convida todos para a exibição dos documentários "De um pé de galinha se faz uma canja" e "Esse B não é só uma letra", realizados por alunos da disciplina Indústria cultural e linguagens audiovisuais, sob supervisão da professora Carla Miguelote.

A exibição dos vídeos será seguida de um debate com os realizadores.

O evento ocorrerá no dia 09 de novembro às 19h30 na Sala de Vídeo (401) no prédio do Centro de Letras e Artes. Endereço: Avenida Pasteur 436, Urca.

De um pé de galinha se faz uma canja

Lais Carballal e Camila Ribeiro, diretoras do documentário, vão às casas de suas avós ouvir suas histórias. Amélia (avó de Camila), Irma e Maria (avós de Lais) tiveram rumos de vida parecidos. Cada uma, na sua sabedoria, reflete sobre os caminhos trilhados: uma infância de poucos recursos, o abandono ou retomada dos estudos, casamentos felizes ou proibidos e o medo da solidão. Trazendo a força do testemunho, essas três mulheres nos ensinam o que é procurar alternativas em caminhos difíceis. Afinal, um pé de galinha pode dar uma boa de uma canja!

Realizado por: Lais Carballal, Camila Ribeiro e Gabriel Pelluso.

Esse B não é só uma letra

Apesar de a sigla LGBT possuir o B que reconhece a existência da bissexualidade, na prática tal reconhecimento não se verifica, pois muitos não acreditam que aqueles que se identificam como bissexuais realmente o sejam. Ou a bissexualidade é tratada como uma fase intermediária, antes que os sujeitos se decidam entre a homossexualidade ou a heterossexualidade, ou ela é associada a uma série de preconceitos relacionados à hipersexualização. Com relatos de cinco pessoas que se identificam como bissexuais, o documentário lança uma nova luz sobre a bissexualidade, desmistificando-a, desconstruindo estereótipos e promovendo uma maior visibilidade do tema.