Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Aula Inaugural com José Carlos de Azeredo

Aula Inaugural com José Carlos de Azeredo

A elu convida para a Aula Inaugural de 2024, com José Carlos de Azeredo, professor de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A aula, intitulada “Linguagem: modos de conhecer, modos de dizer, modos de significar”, será dia 11 de abril (quinta-feira) às 18h, no Auditório Tércio Pacitti (Av. Pasteur, 458, prédio do CCET, Urca). O evento é gratuito e aberto ao público.

José Carlos de Azeredo é professor, escritor, coordenador de gramática do Dicionário Caldas Aulete, autor (e organizador) de livros como “Escrevendo pela nova ortografia” em parceria com o Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, importante publicação sobre a nova ortografia do Português pós-acordo de 1990. É autor, ainda, das fundamentais “Gramática Houaiss da Língua Portuguesa” e da “Gramática Comparativa Houaiss: Quatro Línguas Românicas” em parceria com o Instituto Houaiss e com outros organizadores, além das obras “Fundamentos da Gramática do Português” e “Iniciação à Sintaxe do Português”, consideradas seminais para todo estudante de Letras.
Graduou-se em Língua Portuguesa e Literaturas pela UFRJ, em 1970, onde também fez o Mestrado em Letras Vernáculas em 1977 e o Doutorado, também em Letras Vernáculas, em 1987, tendo como orientador o ilustríssimo professor e gramático Celso Cunha.
Atuou como Professor Doutor de Letras de 1970 a 1996 na UFRJ e atualmente é Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Além das publicações mencionadas, estão entre as obras mais recentes o livro “A Linguística, o Texto e o Ensino de Língua”, que saiu pela Ed. Parábola em 2018 e reúne diversas reflexões sobre essas áreas com destaque para o ensino de Língua Portuguesa.