Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Concurso de dicas acadêmicas MANUAL DO ALUNO, LADO B

Concurso de dicas acadêmicas MANUAL DO ALUNO, LADO B

CONCURSO DE DICAS ACADÊMICAS “MANUAL DO ALUNO, LADO B: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CURSOS DE LETRAS DA UNIRIO E NÃO VAI ENCONTRAR NO LADO A”

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Dicas Acadêmicas MANUAL DO ALUNO, LADO B: tudo o que você precisa saber sobre os cursos de Letras da Unirio e não vai encontrar no Lado A. O certame tem caráter lúdico e ao mesmo tempo utilitário, sendo voltado para a elaboração de instrumento cujo propósito será a instrução acadêmica e institucional de calouros e demais alunos da Escola de Letras da Unirio, com base na experiência de veteranos e ex-alunos. Segue o regulamento:

I. DA PARTICIPAÇÃO: Podem participar alunos e ex-alunos da Escola de Letras da Unirio.

II. DO CONTEÚDO: Os participantes deverão enviar uma ou mais dicas, sugestões ou orientações que considerem úteis aos objetivos do documento a ser formulado, com base em sua experiência prática nos cursos de Letras da Unirio e no campus do Centro de Letras e Artes, envolvendo quaisquer assuntos contemplados no Manual do Aluno (exemplos: componentes curriculares; atividades extracurriculares; rotinas administrativas; serviços no campus e arredores; transportes), e outros à livre escolha, permitindo-se o exercício da criatividade e da originalidade na definição do conteúdo das dicas. É também permitida e recomendada a abordagem de temas vinculados à formação e atividade do profissional de Letras de forma geral.

III. DA FORMA: Serão aceitas dicas em formato de aforismo, parágrafo argumentativo, texto de opinião, narrativa curta, verso livre, pentâmetro iâmbico, sermão ou homilia, ode divinatória, poesia concreta, literatura de cordel, produção audiovisual, faixa musical, meme, gif, clip, desenho explicativo, gráfico de pizza, entre outros à livre escolha. É permitido parafrasear e glosar o Manual do Aluno para conferir destaque a informações importantes de seu conteúdo através de outros recursos retóricos, artísticos e imagéticos.

IV. DAS QUALIDADES: Humor é recomendável, mas não imprescindível. Dicas úteis serão bem recebidas mesmo se não forem engraçadas. Utilidade é recomendável, mas não imprescindível. Dicas engraçadas serão bem recebidas mesmo se forem pouco úteis. Originalidade é recomendável, mas não imprescindível. Mensagens motivacionais fofas serão bem recebidas mesmo se forem pouco originais.

V. DAS RESTRIÇÕES: É vedada menção a nomes de professores, mas permite-se a referência a disciplinas específicas e seus conteúdos, que contribuam, por exemplo, para a composição da grade de horários pelo aluno na matrícula semestral, e aos respectivos processo de integralização curricular. É permitida a exposição de limitações da Escola e do campus, desde que contribuam para os propósitos do documento, e sem perder a ternura jamais. É permitida a ênfase nas qualidades da Escola e do campus (sem restrições).

VI. DO PRAZO: As dicas devem ser enviadas para o email letrasunirio2020@gmail.com, até o dia 06 de setembro de 2019, identificadas com o assunto “Lado B”.

VII. DA COMISSÃO AVALIADORA, ORGANIZADORA E EDITORA: O professor Gustavo Naves e o técnico William Garcia realizarão a primeira triagem das contribuições, de acordo com os propósitos do documento. Uma comissão formada por ambos servidores e três discentes convidados fará a seleção final de conteúdo, organização e edição do MANUAL DO ALUNO – LADO B. Esta comissão se reservará o direito de propor pequenas adequações para aprimoramento do material selecionado e elaborar material próprio para o documento.

VIII. DOS DIREITOS AUTORAIS: Todas as dicas escolhidas para integrar o MANUAL DO ALUNO – LADO B serão publicadas sem identificação de autoria. Todos os participantes do concurso serão listados como colaboradores do documento.

IX: DA APROVAÇÃO: A comissão submeterá o MANUAL DO ALUNO – LADO B à aprovação do colegiado da Escola de Letras da Unirio, com o objetivo de torná-lo documento de caráter institucional permanente e disponível na página oficial da Escola, a ser atualizado semestralmente.

X: DA VOTAÇÃO: Uma vez definidas as dicas que integrarão o documento, e antes de sua publicação, as melhores dicas serão definidas por meio de votação ampla por meio digital da comunidade acadêmica da Escola de Letras, a partir de seleção prévia da comissão avaliadora, que deverá considerar os critérios de originalidade, criatividade e utilidade.

XI: DA PREMIAÇÃO: Os três primeiros colocados receberão kits de livros novos assim distribuídos: KIT 1 - O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar (Cia. Das Letras, 2019), O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei (Nós, 2017) e Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo (Malê, 2017). KIT 2 - Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf (Penguim, 2017),  A Metamorfose, de Franz Kafka (edição ilustrada, Antofágica, 2019) e Fique Comigo, de Ayobami Adebayo (Harper Collins, 2019). KIT 3 - Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (Cia. Das Letras, 2019), As Luas de Júpiter, de Alice Munro (Biblioteca Azul, 2018), e O Martelo, de Adelaide Ivánova (Garupa, 2017). Os premiados poderão escolher o kit seguindo a ordem de colocação.

XI: DA MOTIVAÇÃO: A iniciativa faz parte dos preparativos para a comemoração dos 10 anos da Escola de Letras da Unirio, em 2020.

XII: DO REGULAMENTO: Este regulamento foi elaborado de improviso, e, portanto, está sujeito a alterações, mas no geral é isso aí mesmo.

XIII: DA SERIEDADE DO CONCURSO E DO PROJETO "MANUAL DO ALUNO, LADO B": É sério, apesar das brincadeiras. Lúdico e utilitário.

Veteranos, aproveitem esse início de semestre para pensar naquilo que vocês gostariam de ter descoberto antes, quando eram calouros. Egressos, aproveitem para imaginar o que vocês gostariam de ter percebido lá atrás durante o curso. As próximas gerações contam com vocês.