Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Periódico da UNIRIO obtém fator de impacto em plataforma internacional

Periódico da UNIRIO obtém fator de impacto em plataforma internacional

‘Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online’ é editada pelos Programas de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
Periódico da UNIRIO obtém fator de impacto em plataforma internacional

‘Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online’ (RPCFO), periódico científico editado pelos Programas de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO, obteve pela primeira vez o Journal Impact Factor (JIF), métrica de nível de periódico calculada a partir de dados indexados na plataforma internacional Web of Science Core Collection.

No ano passado, a RPCFO passou a integrar o Journal Citation Reports™ (JCR), relatório lançado anualmente pela editora Clarivate e que incorpora uma variedade de métricas, incluindo o JIF. Agora, na atualização de 2023, a revista passou a ter o fator de impacto contabilizado.

Na avaliação do professor Carlos Roberto Lyra da Silva, um dos editores da revista, ter o JIF “mostra a qualidade de um periódico, o que o torna mais atraente para a comunidade científica, dando, assim, maior visibilidade e mérito científico”. Segundo ele, o objetivo agora é continuar o trabalho para avançar nas citações e, consequentemente, na elevação dos indicadores de qualidade do periódico.

A RCPFO é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH). Busca divulgar o conhecimento científico produzido no campo específico das Ciências da Enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a Educação, as Ciências da Vida e as Ciências da Saúde.