Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Escola de Medicina promove eventos em comemoração aos seus 110 anos

Escola de Medicina promove eventos em comemoração aos seus 110 anos

As atividades começam nesta quarta-feira (6), com uma sessão científica. Confira a programação
Escola de Medicina promove eventos em comemoração aos seus 110 anos

A Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO promoverá uma série de eventos para celebrar os seus 110 anos. Na programação, palestra, sessões científicas e  Aula Magna. Todos os eventos ocorrerão no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), durante o mês de abril, e serão transmitidos via Canal da EMC, no Youtube.

As atividades começam nesta quarta-feira (6),  com a sessão científica A integração entre a teoria e a práxis médica no ambiente hospitalar: discussão de casos clínicos. Coordenada pelo professor Rogério Neves Motta (EMC/UNIRIO) e pelo médico do HUGG, Fernando Salles Filho, a sessão acontece às 9h.

No dia 14 de abril, às 9h, ocorrerá  a sessão solene de Aniversário, ministrada pelo professor Agostinho M. S. Ascenção (EMC/UNIRIO) e coordenada pela diretora da EMC, professora Andrea Povedano. O tema abordado será 110 anos de memórias: do conhecimento tácito à formação médica: vivência na construção da Escola e os tempos atuais.

Compondo ainda a programação, a Aula Magna do 1º Semestre de 2022 acontecerá no dia 28 de abril, às 9h. Com o tema Humanização do atendimento cirúrgico em meio aos avanços tecnológicos atuais, a palestra será ministrada pelo professor Luís Carlos Von Bahten (UFPR).

Logo Comemorativo

Como parte das celebrações de seus 110 anos de criação, a Escola lançou um processo seletivo para a escolha de logotipo comemorativo. A vencedora do concurso foi Cláudia Viana da Silva e Silva, aluna do 3º período de Medicina. A seleção do logotipo foi realizada por uma banca formada por 2 professores, 2 alunos e 1  técnico-administrativo da Escola de Medicina. A banca definiu a escolha do projeto por votação.  O resultado foi  divulgado no dia 1º de abril. Alunos, professores e técnicos-administrativos da  Escola de Medicina e Cirurgia e/ou que pertencessem à comunidade acadêmica da UNIRIO puderam participar do Concurso.

Breve Histórico Escola de Medicina e Cirurgia UNIRIO (EMC)

As origens da Escola de Medicina e Cirurgia remetem à fundação da Faculdade de Medicina Homeopática do Rio de Janeiro, caracterizando-a como o marco inicial da segunda escola médica do Rio de Janeiro e a quarta do país. Porém, teve uma breve existência. A faculdade, segundo seus estatutos, datados de 22 de março de 1912, tinha como fim formar médicos e farmacêuticos que desejassem professar a homeopatia. A Faculdade de Medicina Homeopática do Rio de Janeiro foi desativada em poucos meses, no mesmo ano de sua fundação (1912), em virtude de dissidências dentro do IHB. Apesar disso, alguns membros do Instituto resolveram organizar outra instituição, denominada Faculdade Hahnemanniana.

Em 07 de dezembro de 1948, a Escola desvinculou-se do Instituto Hahnemanniano e se organizou como sociedade civil, com a denominação de Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, cujos sócios eram exclusivamente seus próprios docentes. Em 1954, a Escola passou a ser um estabelecimento de ensino subvencionado pelo Governo Federal, mantendo em seu currículo a obrigatoriedade das disciplinas de Clínica Homeopática, Matéria Médica Homeopática e Terapêutica da Clínica Homeopática. Três anos mais tarde, em 1957, foi incorporada ao Sistema Federal de Ensino subordinando-se ao Ministério da Educação e Cultura (Decreto nº 3.271, de 30/09/1957), época em que foi transformada em unidade de ensino de medicina alopática, oferecendo cadeiras de homeopatia em caráter optativo. Em 1959, a Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro estabeleceu um convênio com a Fundação Gaffrée e Guinle para utilização de parte das instalações do seu hospital.

Em 5 de junho de 1979, com a criação da Universidade do Rio de Janeiro – UNI-RIO, a Escola de Medicina e Cirurgia passou a ser denominada Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Rio de Janeiro. Entretanto, com a reestruturação da UNIRIO, em 1988, voltou a se chamar Escola de Medicina e Cirurgia, fazendo parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, pelo Decreto-Lei 6.555, denominação que permanece até os dias de hoje.

Fontes: Arquivos da UNIRIO e Vídeo NIS:  100 anos Escola de Medicina  e Cirurgia UNIRIO  .