Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO recebe mestrandos da Bélgica para estágio curricular

UNIRIO recebe mestrandos da Bélgica para estágio curricular

Intercambistas participam de atividades no Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos, com saídas de campo para praias fluminenses
UNIRIO recebe mestrandos da Bélgica para estágio curricular

Tatuís, caranguejos, tartarugas, peixes recifais, dinoflagelados, pulgas da praia e nematoides. Esses são alguns dos organismos estudados por quatro mestrandos da Universidade de Gent (Bélgica), em mobilidade acadêmica no Instituto de Biociências (Ibio) da UNIRIO até o dia 7 de junho. Os visitantes são discentes do Mestrado Internacional em Biodiversidade Marinha e Conservação (IMBRSea), oferecido por um consórcio de instituições europeias e sediado na universidade belga.

Na UNIRIO, as tarefas incluem a participação nas atividades de quatro laboratórios vinculados ao Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos (DERM), além de saídas de campo para a Praia Vermelha e a Praia de Fora, na Urca, e para a cidade de Arraial do Cabo, no litoral fluminense.

Convidada para integrar o corpo de auxílio do IMBRSea, a professora Tatiana Fabricio Maria, atual chefe do DERM, tornou-se coordenadora do projeto de intercâmbio. Também participam da iniciativa os docentes do Ibio Rafael Fortes, Silvia Nascimento e Betina Kozlowsky Suzuki.

As atividades são realizadas no âmbito da disciplina “Prática Profissional”, componente curricular do terceiro semestre do curso de mestrado. “Trata-se de um estágio, no qual eles vêm observar e aprender sobre a rotina de trabalho no Departamento”, explica Tatiana Maria.

Segundo a docente, a cada semana, a prática ocorre em um laboratório distinto, com o processamento das amostras coletadas em campo, para extração dos organismos, observação ao microscópio, em alguns casos, e posterior análise dos resultados. “Alguns organismos estudados são considerados bioindicadores ecológicos: a partir do estudo deles, é possível determinar se a praia está, ou não, em boas condições de conservação”, revela a professora. Após conhecer as diferentes rotinas dos laboratórios vinculados à proposta, os discentes trabalharão em um miniprojeto de pesquisa, a ser executado com as amostras coletadas em Arraial do Cabo.

Esta é a primeira vez que a UNIRIO recebe discentes por meio do convênio com o IMBRSea. Ao todo, são quatro mestrandos: três franceses e uma norte-americana. Os intercambistas passarão sete semanas no Brasil. De acordo com Tatiana, a intenção é dar continuidade ao projeto, recebendo novos pesquisadores a cada ano.

Professora Tatiana Maria em atividade de campo com discentes (Foto: Comso/UNIRIO)

Oportunidades

A experiência em terras tupiniquins impacta na formação dos alunos, que têm a oportunidade de estudar novos ecossistemas, além de estabelecer conexões pessoais e profissionais. “É muito vantajoso criar uma rede internacional e conhecer as diferentes visões sobre conservação ambiental em diversos países”, ressalta a mestranda Rachel Cohen. Natural da Califórnia (EUA), ela adora viajar e conhecer “diferentes pessoas, países, culturas e ecossistemas”.

Já o francês Thomas Lavorel destaca as atividades feitas em laboratório. “Estou aprendendo a fazer análises, desenvolver um projeto e gerenciar diferentes projetos simultaneamente”, ressalta. O conhecimento adquirido vai ajudá-lo a produzir sua dissertação de mestrado, sobre a reprodução e o crescimento de corais na Austrália.

Assim como ele, Elena Esteban também salienta a prática nos laboratórios da UNIRIO, que será útil para a realização de seu próprio projeto de pesquisa, sobre impactos em comunidades de peixes de áreas restauradas. “A experiência vai me ajudar com a análise e as técnicas de pesquisa, as amostras, a coleção, a armazenagem, o trabalho no computador”, aponta.

A mestranda Clementine Le Boulluec também pretende aproveitar o aprendizado no Brasil em sua pesquisa acadêmica. “Vim para o Rio de Janeiro porque queria descobrir ambientes tropicais e tinha interesse em organismos planctônicos”, conta. Para ela, a experiência tem sido enriquecedora. “Estou conhecendo novos softwares, novas técnicas, novos organismos”.

Na última quinta-feira, dia 12, o grupo esteve na Praia de Fora – localizada na Fortaleza de São João, na Urca –, para coletar organismos a serem analisados. Além dos mestrandos e da professora Tatiana Maria, participaram da prática de campo o decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Carlos Henrique Soares Caetano, e as alunas de graduação em Ciências Biológicas da UNIRIO Eshley Teixeira Pires, Karine Ângelo de Azevedo e Izidora Machado. Confira abaixo as imagens da atividade.

Foto: Comso/UNIRIO

Emerita brasiliensis (tatuí). Foto: Comso/UNIRIO

Grupo observa as espécies Excirolana braziliensis (tatuzinho da praia) e Atlanthorchestoidea brasiliensis (pulga d'água). Foto: Comso/UNIRIO