Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Palestra - "Explorando o Papel do ChatGPT em Bioinformática e Descoberta de Medicamentos"

Palestra on-line 15 de junho de 12h às 14h
No dia 15 de junho encerraremos a disciplina Debates em Temas Atuais do PPGAN com a palestra "Explorando o Papel do ChatGPT em Bioinformática e Descoberta de Medicamentos" que será ministrada pelo Dr. Tiago F. Leão, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara no Instituto de Química, NuBBE de 12h às 14h pelo link abaixo:
Na apresentação que se aproxima, vamos mergulhar no papel transformador do modelo de linguagem ChatGPT da OpenAI no âmbito da pesquisa científica, com foco específico na descoberta de medicamentos. Discutiremos o potencial dos modelos de aprendizado de máquina, como o ChatGPT e o AlphaFold, na resolução de problemas científicos complexos. Demonstraremos como o ChatGPT, treinado em milhões de textos, pode prever as melhores combinações de palavras para responder a perguntas específicas. Será apresentado um estudo de caso em que o ChatGPT foi usado para analisar um grande conjunto de dados de metabólitos e sua bioatividade, resultando em um modelo com 80% de precisão na previsão de atividade anticâncer. A apresentação concluirá com uma discussão sobre o potencial revolucionário de ferramentas como o ChatGPT no avanço da pesquisa científica.
Cópia de Bate-papo científico - Instagram (5).gif