Professor da UNIRIO Fernando Porto toma posse na Academia Brasileira de Enfermagem
O professor da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), da UNIRIO, Fernando Rocha Porto tomou posse na Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF). O docente vai ocupar a Cadeira nº 5 Anna Justina Ferreira Nery.
O título de acadêmico foi entregue pela professora Almerinda Moreira, ex-diretora da EEAP e membro da Academia. A outorga ocorreu ao final do II Congresso Internacional de História da Educação em Enfermagem e do VI Colóquio da Academia Brasileira de História da Enfermagem, realizados entre os dias 14 e 16 de dezembro, na Escola Superior de Guerra.
Fernando Porto é enfermeiro e historiador. Graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, em 1992, e em História pela Universidade Candido Mendes, em 2016. Concluiu os cursos de mestrado em Enfermagem pela UNIRIO, em 2001, e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2007.
É fundador e líder do grupo de pesquisa Laboratório de História da Enfermagem, Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden), certificado em 2013 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além dele, também tomaram posse como acadêmicos os enfermeiros Gilberto Tadeu Reis da Silva, Luciana Barizon Luchesi e Margarida Maria Rocha Bernardes.