Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Projeto ‘Bioprospecção de Bactérias Promotoras de Crescimento em Plantas' recebe apoio da Finep

Projeto ‘Bioprospecção de Bactérias Promotoras de Crescimento em Plantas' recebe apoio da Finep

 
O objetivo do projeto é distribuir bioinsumos para agricultores do estado do Rio de Janeiro
Projeto ‘Bioprospecção de Bactérias Promotoras de Crescimento em Plantas' recebe apoio da Finep

No dia 25 de setembro, o reitor da UNIRIO, professor José da Costa Filho, recebeu o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, para uma reunião. Um dos itens da pauta foi  a assinatura simbólica do  financiamento de R$ 2,9 milhões ao projeto intitulado “Bioprospecção de bactérias endofíticas cultiváveis e sua utilização na agricultura nacional como novos agentes promotores de crescimento em plantas”, coordenado pelo professor Victor Augustus Marin, da Escola de Nutrição da UNIRIO. O projeto foi selecionado no edital do Programa Finep/MCTI “Cadeias Produtivas da Bioeconomia: Fomento à ICT”, lançado em 2022.

O principal objetivo dessa iniciativa é promover a utilização de Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (BPCP) como alternativa sustentável aos fertilizantes e pesticidas sintéticos. Essas bactérias contribuem para a fixação biológica do nitrogênio, transformando-o em amônia; solubilizam o fósforo ou potássio, que serão utilizados pela planta ou combatem os estresses bióticos (fitopatógenos e pragas) e abióticos (hídricos, térmicos, salinos e nutricional). Essa tecnologia promove o desenvolvimento das plantas de forma sustentávelminimizando riscos à saúde humana e ambiental. Além de aumentar a produtividade das lavouras, essas bactérias podem ajudar a regenerar solos degradados e aumentar a qualidade nutricional, contribuindo para a segurança alimentar e a sustentabilidade agrícola.

A Importância dos Bioinsumos no Cenário Atual

A produção de bioinsumos, como as BPCP, exige rigor científico e controle de qualidade em todas as suas etapas. O objetivo é garantir que os produtos sejam eficazes no controle de pragas e doenças e não apresentem contaminantes que possam prejudicar a saúde humana ou animal. Esse processo inclui desde a bioprospecção das bactérias até o envase final dos bioinsumos.

Segundo o professor Victor Marin, o projeto contribuirá significativamente para o desenvolvimento da bioeconomia no Brasil, fortalecendo cadeias produtivas sustentáveis e transferindo tecnologias inovadoras para agricultores do estado do Rio de Janeiro. "As bactérias promotoras de crescimento que isolaremos e estudaremos na UNIRIO têm o potencial de substituir agroquímicos, promovendo uma agricultura mais resiliente e sustentável", destacou o coordenador do projeto e do Laboratório de Controle Microbiológcio de Alimentos (Lacomen), da Escola de Nutrição. Após o isolamento das bactérias, seus genomas serão analisados e, uma vez aprovadas nas avaliações de risco, elas serão repassadas aos agricultores do estado do Rio de Janeiro. 

Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial ao ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre). O uso de insumos biológicos como as BPCP contribui para minimizar o impacto ambiental da agricultura, ao mesmo tempo em que promove práticas agrícolas mais saudáveis e eficientes.

Em um cenário de mudanças climáticas e degradação ambiental, a busca por tecnologias sustentáveis que possam aumentar a produtividade agrícola sem esgotar os recursos naturais se torna crucial. A produção e utilização de bioinsumos são vistas como soluções-chave para garantir uma produção de alimentos que respeite o meio ambiente e promova a saúde de todos os seres vivos, seguindo o conceito de "Saúde Única", que integra saúde humana, animal e ambiental.

O Papel do Lacomen na Pesquisa e Extensão

O Lacomen, criado em 2018, e coordenado pelo professor Victor Marin, será o principal núcleo de pesquisa responsável por realizar os estudos desse projeto. O Lacomen é um laboratório multidimensional tendo como finalidade primordial contribuir para as atividades práticas da disciplina de Controle Microbiológico de Alimentos do Curso de Graduação em Nutrição, Integral e Noturno, da Escola de Nutrição, assim como para todas as disciplinas optativas, as atividades de inovação e as atividades relacionadas aos projetos de extensão vinculados ao Lacomen propiciando a formação acadêmica e o aprimoramento profissional.

O Lacomen é um espaço de inovação que integra discentes em atividades de extensão, desenvolvimento de novas tecnologias na área de bioinsumos e inovação (com bolsista de iniciação à inovação - bolsa IT da UNIRIO),  já possuindo um depósito de patente no PCT (The International Patent System),  sendo esse depósito de um novo bioinsumo.

  (Por Liliana Glanzmann Vallejo - Comso UNIRIO).