Julho de 2017 – Ano III – Nº 027
Informativo Mensal – Julho de 2017 – Ano III – Nº 027
Evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS recebe 89 servidores
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Formação Permanente (SFP), realizou no dia 10 de julho, o evento de ambientação UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS, no Auditório Vera Janacopulos, no Campus da Reitoria, na Urca. Durante o encontro promovido para dar boas-vindas aos 89 novos servidores foi a realizada a entrega dos termos de posse e os pins da UNIRIO. Estavam presentes na mesa de abertura do evento o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Elisabete Calabre Strazeri; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Alcides Guarino; representando a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, o Diretor de Pesquisa da PROPG, Prof. Dr. Anderson Teodoro; a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Profa. Cláudia Aiub; a Pró-Reitora de Planejamento, Profa. Lorreine Hermida; representando a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, a Diretora da PRAE, Profa. Dra. Cláudia Gurgel e o Superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Prof. Dr. Fernando Ferry. O dueto musical dos cantores e discentes da UNIRIO Analu Martins e Luizinho Croset iniciou o evento.
Apresentação musical de Luizinho Croset e
Analu Martins
Mesa de Abertura do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS
O Vice-Reitor da Unirio, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, fez a abertura do evento e destacou os mais de 100 anos da Escola de Medicina e a tradição dos cursos. Além da satisfação em aumentar o corpo de profissionais na UNIRIO no momento econômico e político em que vive o país. A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Elisabete Calabre Strazeri, deu boas-vindas as novos servidores e explicou que o HUGG é uma extensão da UNIRIO. “Somos um só. A UNIRIO é uma instituição muito acolhedora”, finalizou Elisabete. Já o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Alcides Guarino destacou o trabalho que será realizado muitas vezes em conjunto com os curso de graduação da área de saúde. O Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Anderson Teodoro, parabenizou a iniciativa da PROGEPE e mencionou o Programa de Incentivo à Qualificação (PRIQ) para os servidores com o objetivo de melhorar a formação e a possibilidade do cadastramento dos projetos de pesquisa como coordenadores. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cláudia Aiub, falou dos Projeto de Extensão e Cultura coordenados por servidores técnico-administrativos com objetivo de levar expertise para a sociedade. A Pró-Reitora de Planejamento, Lorreine Hermida, falou da grande nomeação de servidores para o HUGG e da importância da profissão que lida com a vida e o sofrimento humano. “Pedimos dedicação ao hospital, tanto no sentido de melhorar a qualidade no atendimento quanto na formação”, disse Lorreine.
Representando a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Cláudia Gurgel, Diretora da PRAE, explicou o trabalho realizado com os alunos hipossuficientes e disse que a Unirio está a frente de outras Universidades em muitos parâmetros de acolhimento e recebimento dos servidores. Falou da importância de estar bem perto do Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor e Diretores. “Estamos numa casa muito boa. Sintam-se acolhidos e abraçados. Um local que pode-se mudar a realidade na educação”, finalizou Cláudia. O Superintendente do HUGG, Prof. Fernando Ferry falou sobre a criação do HUGG e da expectativa de ter todo o corpo clínico com mestrado e doutorado, destacando os cursos oferecidos dentro do HUGG. Por fim, parabenizou os novos servidores: “Foram 55 mil candidatos para 320 vagas. Vocês são os melhores. Nós queremos os melhores”. O Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso continuou a cerimônia com a entrega do termo de posse e dos pins da UNIRIO aos 89 novos servidores. Após a entrega dos documentos foi realizado um coffee-break.
Servidoras do HUGG após a entrega dos termos de posse
Novos servidores do HUGG empossados
A equipe do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, formada pelo Superintendente do HUGG, Prof. Dr. Fernando Ferry; pelo Diretor Técnico e Chefe da Divisão Médica, Prof. Everton Martins; pelo Gerente de Atenção à Saúde, Prof. Daniel Aragão e pela fisioterapeuta Vivian Pinto explicaram a estrutura e o funcionamento do hospital universitário. O Prof. Dr. Fernando Ferry destacou o pioneirismo do HUGG em 1983 no tratamento da AIDS e que desde 1993 foi validado como Centro Nacional de Referência da AIDS. Explicou também, como funciona o sistema de regulação da Prefeitura. O Prof. Daniel Aragão, falou sobre a gestão da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que deu uma nova estrutura organizacional ao HUGG com a gerência de ensino e pesquisa, administrativa e financeira e a de atenção à saúde. Citou a particularidade do hospital em relação a sua organização histórica em que os serviços são vinculados às disciplinas da Escola de Medicina. Já a fisioterapeuta Vivian Pinto falou sobre o crescimento da fisioterapia no hospital e o Prof. Everton Martins finalizou a apresentação do HUGG, comentando sobre a expectativa em receber o grande número de profissionais. Além do Coordenador da Comissão de Própria de Avaliação (CPA), Prof. Cleyton Vetromilla, participaram os integrantes da comissão formada por Silvia Helena, Oscar Gomes e Wilson Ferreira que explicaram sobre o trabalho realizado pela CPA como os relatórios de avaliação, autoavaliação da instituição e o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Equipe do HUGG
Representantes da CPA
Representando a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), a servidora Silvia Helena e o servidor Wilson Ferreira falaram sobre o Plano de Carreira dos servidores da UNIRIO, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal e o trabalho de elaboração do Regimento Interno da UNIRIO. Os servidores Daniel Monteiro, Wilson Ferreira, Louyze Martins, Vagner Miranda e Silvia Helena explicaram o trabalho realizado pela Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio) e os convênios oferecidos aos servidores associados.
Silvia Helena representando a CIS
Equipe da Asunirio
Foi realizada a 11ª edição do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS pelo Setor de Formação Permanente (SFP) vinculado à Divisão de Acompanhamento e Funcional e Formação Permanente (DAFFP) e a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) em parceria com a Gestão de Relacionamentos (GERE) e a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio).
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Novos servidores do HUGG são recepcionados pela PROGEPE
Nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, os 89 novos servidores do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) divididos em quatro turmas foram recebidos pelo Setor de Formação Permanente (SFP), na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no Centro.
Roberto Castro e Ana Paula Fonseca da Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) fizeram a entrega dos documentos para a posse. O Chefe da Divisão de Administração de Benefícios (DAB), Dilcar Reynier, realizou a entrega dos formulários para a concessão de auxílio transporte e esclarecimentos sobre os benefícios como assistência à saúde e fundo de previdência Funpresp.
Roberto Castro da SCRP realizando a entrega de documentos para a posse
Dilcar Reynier, Chefe da Divisão de Administração de Benefícios
explicando sobre o fundo de previdência dos servidores
A chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Tathiana Teixieira realizou a entrega dos e-mails institucionais da UNIRIO e explicou a utilização. Após, a Chefe do Setor de Formação Permanente (SFP), Silvia Elana e a servidora Kátia Nascimento da equipe do SFP apresentaram um vídeo com informações sobre Incentivo à Qualificação e Progressão por Mérito.
Tathiana Teixeira, Chefe da DAFFP, (à esquerda) explicando
sobre a utilização do e-mail institucional
Kátia Nascimento da equipe do SFP durante a apresentação do vídeo
explicativo sobre Incentivo à Qualificação e Progressão por Mérito
A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Mônica Vetromille, deu boas-vindas aos novos servidores. A Chefe da Divisão de Promoção à Saúde (DPS), Kate Addum e o Chefe do Setor de Perícia em Saúde (SPS), Rafael de Assis explicaram sobre os prazos de entrega de atestados médicos e licenças e distribuíram folders explicativos.
Mônica Vetromile, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, dando
boas-vindas aos novos servidores
Kate Addum e Rafael de Assis explicando sobre a entrega de atestados médicos
Já o Chefe do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), Thiago Ribeiro, falou sobre segurança e saúde do trabalhador. Finalizando o encontro, o técnico em assuntos educacionais do Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), Rodrigo Ferreira, tirou dúvidas sobre estágio probatório. Também participou da atividade, a Divisão de Pessoal do HUGG.
Thiago Ribeiro, Chefe do SAST explicando sobre saúde e segurança do trabalhador
Rodrigo Ferreira, do SAAPT, explicando sobre estágio probatório
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SAAPT divulga o Relatório Geral de 2016 sobre a Gestão Coletiva do Trabalho da UNIRIO
O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), responsável pela Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), divulgou o Relatório Geral de 2016 sobre a Gestão Coletiva do Trabalho da UNIRIO.
A finalidade desse relatório consiste em apresentar um diagnóstico sobre o desempenho da Universidade, relativo aos aspectos abordados na Avaliação, tais como: Atribuições do Setor; Tarefas e Pessoas; Planejamento do Trabalho; Desenvolvimento do Trabalho; Participação; Melhorias e Inovação e Condições de Trabalho. E ainda, auxiliar no levantamento dos desafios e dos possíveis avanços dos processos de trabalho, com o objetivo de viabilizar melhorias.
Além da publicação deste relatório, o SAAPT encaminhou diversas demandas apresentadas nas Avaliações de Desempenho às Unidades responsáveis pelo desenvolvimento de políticas e ações pertinentes a tais necessidades, por meio de memorandos, conforme disponíveis na página da PROGEPE.
Confira o Relatório Geral de 2016 sobre a Gestão Coletiva do Trabalho da UNIRIO no endereço: http://www.unirio.br/progepe/relatorio-geral
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) pelo telefone (21) 2542-5523 ou pelo e-mail progepe.saapt@unirio.br.
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Publicados novos editais do Programa de Incentivo
à Qualificação e à Capacitação em Idioma Estrangeiro
O Comitê Gestor do Incentivo PRICQ lançou novos editais do Programa de Incentivo à Qualificação (PRIQ) e do Programa de Capacitação em Idioma Estrangeiro (PRIC-IE). As inscrições serão recebidas no período de 11 de julho a 25 de agosto de 2017. Só podem participar servidores estáveis da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Confira os editais:
Programa de Incentivo à Qualificação (PRIQ)
Programa de Capacitação em Idioma Estrangeiro (PRIC-IE)
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP), pelo telefone (21) 2542-4105 ou através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.
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PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de
Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 08/06, 13/06, 21/06 e 28/06/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.
Portarias PROGEPE de 08 de Junho de 2017
Portarias PROGEPE de 13 de Junho de 2017
Portarias PROGEPE de 21 de Junho de 2017
Portarias PROGEPE de 28 de Junho de 2017
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFF) pelo telefone (21) 2542-5516 ou progepe.daffp@unirio.br.
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Equipe técnico-administrativa do CCBS recebe Moção de Elogio e a então Decana do CCBS Moção de Louvor à Gestão
Por decisão do Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e conforme consta na Ata da 290ª reunião do referido colegiado, realizada no dia 2 de maio de 2017, ficou registrado elogio formal por Excelência de desempenho à Equipe Técnico-administrativa efetiva do CCBS, a saber: Barbara Conceição Ferreira de Carvalho, Secretária de Ensino; Fábio Donato Waldemiro, Secretário Administrativo e Rodrigo Cardoso Ponso, Secretário da Decania. Nesta mesma oportunidade, foi outorgada Moção de Louvor à Gestão/CCBS, em favor da Profa. Dra. Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, Decana do CCBS na época.
Durante a reunião do Conselho do CCBS, o elogio foi estendido, também, aos Professores que foram substitutos da Senhora Decana do CCBS, Professora Dra. Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, em seus impedimentos legais e/ou eventuais, pela ordem: Profa. Dra. Almerinda Moreira, no período de 17 de maio de 2013 a 8 de setembro de 2014 e, o Prof. Dr. Carlos Henrique Soares Caetano, de 18 de setembro a 17 de maio de 2017.
Por fim, foi entregue uma placa em homenagem à então Decana do CCBS, Profa. Dra. Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli.
Prof. Carlos Henrique Caetano fazendo a entrega da placa
em homenagem à Profa. Dra. Ana Maria Wandelli
Equipe técnico-administrativa do CCBS homenageada durante
a reunião do Conselho com a Profa. Dra. Dra. Ana Maria Wandelli
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MAR oferece entrada gratuita nos finais de semana de mês de julho
Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio (MAR) está com novidade no mês de julho: entrada gratuita para os visitantes nos finais de semana através do Programa MAR Aberto. Até março de 2018, data prevista para o fim da exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena, indígenas de todo o Brasil podem entrar gratuitamente.
O museu têm atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a Instituição".
Horário das Exposições: Terça a Domingo das 10h às 17h
Gratuidade:
Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.
Nos demais dias, gratuidade para:
Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio; Crianças com até cinco anos de idade; Pessoas com idade a partir de 60 anos; Professores da rede pública de ensino; Funcionários de museus; Grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa; Vizinhos do MAR; Guias de turismo. Em todos os casos, é necessário apresentar documentação comprovativa.
Meia entrada: Pessoas com até 21 anos; Estudantes de escolas particulares (Ensino Fundamental e Médio)
Estudantes universitários; Pessoas com deficiência; Cariocas; Moradores da cidade do Rio de Janeiro.
Bilhete Único dos Museus (MAR + Museu do Amanhã) - R$ 32 (inteira) e R$ 16 (meia-entrada). Deve ser trocado na bilheteria
Valor do Ingresso—Geral: R$ 20,00 e Meia-entrada: R$ 10,00
O mar fica localizado na Praça Mauá, n° 5, Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3031-2741.
Fonte: www.museudeartedorio.org.br.
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27 DE JULHO - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
No dia 27 de julho celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho em prol da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Em meio à fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores, o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários (ABPA, 2017). A data foi criada depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina (lei 6.514/77), tornando-se um marco histórico na luta por melhorias nas condições no ambiente de trabalho (TST, 2017).
Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 (MPS, 2015), são considerados acidentes do trabalho, aqueles acidentes provenientes do exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, temporária ou definitiva, podendo acarretar na morte, perda ou diminuição da capacidade laboral.
No Brasil, segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Perfil do Trabalho decente no Brasil (2012), os acidentes de trabalho têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.
A saúde do trabalhador está diretamente vinculada às adversidades oriundas do ambiente laboral, por isso é muito importante a avaliação constante do ambiente de trabalho e a realização de medidas preventivas e corretivas visando a melhoria contínua.
A gestão da ambiência organizacional busca a utilização de ferramentas que propiciem a melhora do local de trabalho, a partir do aprimoramento de uma cultura organizacional que se preocupe com a melhoria das condições de segurança, realize treinamentos, se preocupe com o desenvolvimento do funcionário, busque a socialização entre funcionários, etc. Práticas essas que evitam estresse, depressão, desatenção, falta de motivação, que muitas vezes são as principais causas de acidentes do trabalho (MORAES; PILATTI; KOVALESKI, 2006 e SOUZA; MORAES, 2007).
Muitos fatores contribuem para a segurança no trabalho. Estes incluem características do ambiente físico e o comportamento humano dentro desse ambiente. O comportamento humano desempenha um papel importante na grande maioria dos acidentes de trabalho e lesões. Isso pode incluir comportamentos de risco, bem como a falta de comportamentos de segurança que se concentrem em mudar o ambiente de trabalho para aumentar a segurança (FORD; TETRICK, 2008).
Violações das regras e procedimentos são comumente identificados como um importante fator causal em acidentes de trabalho. Isso ressalta a importância de identificar os fatores organizacionais que afetam o nível de comportamento compatível com a segurança e conhecer as regras e procedimentos inerentes a sua atividade (DAHL, 2013).
É fundamental que haja um sistema de gestão eficiente para propiciar uma melhora na relação dos funcionários com o trabalho e na cultura de SMS (Segurança, Meio ambiente e Saúde), visto que as atitudes e motivação dos funcionários levarão a uma maior percepção dos riscos (PEREIRA; DENIZOT e MELLO, 2014).
O cumprimento das práticas de SMS é fundamental para que ocorra a prevenção de acidentes de trabalho, e cabe, principalmente, às instituições fornecerem equipamentos e condições seguras de trabalho para seus funcionários. Dessa forma, com a redução de atos e condições inseguros poderemos ter uma melhoria real no nosso ambiente de trabalho e, assim, reduziremos o número de acidentes.
Referências:
ABPA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Dia 27 julho - Dia Nacional de prevenção de acidentes do trabalho. Disponível em: <http://www.abpa.org.br/>. Acesso em: Julho/2017.
DAHL, O. Safety compliance in a highly regulated environment: A case study of workers' knowledge of rules and procedures within the petroleum industry. Safety Science, v. 60, p. 185-195, 2013.
FORD, M. T.; TETRICK, L. E. Safety motivation and human resource management in North America. International Journal of Human Resource Management, v. 19, n. 8, p. 1472-1485, 2008.
MORAES, Gláucia Therezinha Bardi de2006MORAES, G. T. B. de; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Acidentes de trabalho: fatores e influências comportamentais. Tecnologia & Humanismo, v. 20, p. 155-166, 2006.
MPS – MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Anuário Estatístico da Previdência Social 2015. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/AEPS-2015-FINAL.pdf>. Acesso em: Julho/2017.
OIT – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Relatório da OIT. Perfil do trabalho decente no Brasil: um olhar sobre as unidades da federação, 2012. Disponível em: <http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/gender/pub/indicadorestdnovo_880.pdf>. Acesso em: Julho/2017.
PEREIRA, F. C.; MELLO, J. M. C; DENIZOT, A. E. R. A influência dos aspectos comportamentais nos Acidentes de Trabalho: a importância da Gestão da Ambiência Organizacional. In: X CNEG, 2014, Rio de Janeiro. X Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014.
SOUZA, R.; MORAES, P. Clima Organizacional, índice de dor e nível de estresse em servidores da Administração Pública Federal. Monografia (Pós-graduação - especialização). Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
TST – TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Trabalho seguro. Disponível em: <http://www.tst.jus.br/trabalho-seguro>. Acesso em: Julho/2017.
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“O Capital Humano em primeiro lugar “