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Eixos de Formação - Canto

Extraído do PPC do Curso

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Eixos Articuladores do Currículo
Visando fundamentar e articular de forma efetiva os diferentes conteúdos constitutivos
do domínio artístico-musical e pedagógico, desde o PPC de 2007, o currículo está
dividido em cinco grandes eixos os quais procuram contemplar o domínio por parte dos
estudantes dos diferentes conteúdos a serem socializados em sua prática:
• Eixo de Fundamentação Pedagógica
• Eixo de Fundamentação Sócio-Cultural
• Eixo de Estruturação e Criação Musical
• Eixo de Práticas Interpretativas
• Eixo de Articulação Teórico-Prática
Estes eixos articulados a partir das disposições das DCN para o Curso de Graduação em
Música que, em seu art. 5º, determinam três tópicos de estudos ou conteúdos interligados:
conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos.
O Curso de graduação em Música deve assegurar o perfil do profissional desejado, a
partir dos seguintes tópicos de estudos ou de conteúdos interligados:

I - conteúdos Básicos: estudos relacionados com a Cultura e as Artes, envolvendo
também as Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Antropologia e
Psicopedagogia;
II - conteúdos Específicos: estudos que particularizam e dão consistência à área de
Música, abrangendo os relacionados com o Conhecimento Instrumental,
Composicional, Estético e de Regência;
III - conteúdos Teórico-Práticos: estudos que permitam a integração teoria/prática
relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional, incluindo
também Estágio Curricular Supervisionado, Prática de Ensino, Iniciação Científica e
utilização de novas Tecnologias.

Embora distribuídas nos mesmos eixos, as disciplinas optativas podem ser escolhidas
livremente pelos alunos dentro dos eixos propostos. Assim, as opções formativas
oferecidas por nossa universidade possibilitam maior flexibilização curricular,
permitindo também percursos mais individualizados dos Eixos propostos. A listagem das
disciplinas optativas oferecidas para cada eixo encontra-se no Anexo 6.3.3.
O princípio de um tratamento transversal dos conteúdos resulta em um trabalho de análise
e proposição por parte de cada docente quanto à forma específica com que se dará o
cruzamento entre os cinco grandes eixos em que se situam os conteúdos disciplinares. A
maior ou menor ênfase atribuída a cada eixo compõe a definição das diferentes
habilitações constitutivas do currículo do Bacharelado, também sinalizando a articulação
entre as modalidades Bacharelado e Licenciatura. Tal exercício de reflexão e formulação,
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que são desenvolvidas no âmbito específico de cada disciplina e atividade poderá
constituir uma matriz de competências e conteúdos. Assim, esclarecem tanto para
docentes quanto discentes as melhores estratégias a serem adotadas, da seleção de
conteúdos e recursos didáticos às práticas de avaliação.
De acordo com a portaria do MEC No 1.134, de 10 de outubro de 2016, e as Resoluções
da UNIRIO No 4.100 e 4.101 de 30 de abril de 2013, o curso de Música-Canto-
Bacharelado poderá oferecer até 20% de sua carga horária de suas disciplinas de forma
semipresencial.


2.2.1 Eixo de Fundamentação Pedagógica
O foco está na aquisição dos conteúdos pedagógicos gerais e específicos, no
desenvolvimento das didáticas específicas da atividade musical, apoiado na articulação
institucional entre o Instituto Villa-Lobos e a Escola de Educação, objetivando a
formação de profissionais dotados dos conhecimentos filosóficos, educacionais e
pedagógicos que fundamentam a ação educativa. Para o aluno de Música-Canto-
Bacharelado, este eixo é formado por disciplinas de caráter optativo, dentre as quais os
estudantes deverão escolher uma carga horária mínima obrigatória, possibilitando maior
articulação e transversalidade entre os currículos do Bacharelado e da Licenciatura.


2.2.2 Eixo de Fundamentação Sociocultural
O foco está na aquisição de conteúdos básicos relacionados com a Cultura e as Artes, a
Filosofia e as Ciências Humanas e Sociais, apoiado na articulação institucional entre o
Instituto Villa-Lobos e outras unidades do campus universitário, objetivando a formação
de profissionais dotados de pensamento crítico e reflexivo e aptos a intervirem de forma
autônoma na sociedade e a desenvolverem pesquisa científica comprometida com a
compreensão e a difusão da cultura e com o seu desenvolvimento. É também um eixo que
possibilita maior articulação com outras escolas, incentivando a interdisciplinaridade
entre as áreas. Está inserido neste eixo o conteúdo que atende a Resolução No 4.244 de
17.10.2013, segundo a qual os discentes do curso de bacharelado devem cursar, entre
outras, disciplinas que abordem, de maneira diversificada e transversal a cultura afrobrasileira.
Eixo 2 – Eixo de Fundamentação Sociocultural - obrigatórias
Nome da disciplina Pré-requisito(s) C.H. CRÉD.



2.2.3 Eixo de Estruturação e Criação Musical
O foco está na aquisição de conteúdos específicos que particularizam e dão consistência
à área de Música, relacionados com a estruturação da linguagem e a criação musical,
apoiado na articulação entre os departamentos acadêmicos do Instituto Villa-Lobos,
objetivando a formação de profissionais dotados de sensibilidade e capacidade criativa e
aptos a desenvolverem pesquisa científica, tecnológica e artística.



2.2.4 Eixo de Práticas Interpretativas
O foco está na aquisição de conteúdos específicos que particularizam e dão consistência
à área de Música, relacionados com a performance vocal e instrumental, apoiado na
articulação entre os quatro departamentos acadêmicos do Instituto Villa-Lobos,
objetivando a formação de profissionais aptos a atuarem e intervirem nas manifestações
artísticas e culturais da sociedade, demonstrando sensibilidade e criação artística e
excelência prática.



2.2.5 Eixo de Articulação Teórico-Prática
O foco está no desenvolvimento de estudos e atividades que permitam a integração entre
teoria e prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional,
apoiado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e no
reconhecimento de conhecimentos e competências adquiridos fora do ambiente
acadêmico, objetivando a formação de profissionais aptos a atuarem nos diferenciados
contextos culturais e em articulação com as escolas de Educação Básica e Técnico-
Profissional.

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