Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Musicaminhar: propostas de autoaprendizagem - Daniel Puig

Musicaminhar: propostas de autoaprendizagem - Daniel Puig

Musicaminhar: propostas de autoaprendizagem começou a ser gestado em 1995 quando era docente do CAp-UFRJ. Ao trabalhar com jovens musicistas no Ensino Médio, percebi que minhas estratégias pessoais de autoaprendizagem poderiam ser úteis a outras pessoas. Comecei então a prepará-las como material didático. Ao longo dos anos tive a oportunidade de aplicar diferentes delas no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e com crianças em idade pré-escolar. Na UFSB, pude constatar os mesmos resultados no ensino superior, em componentes curriculares da graduação, pós-graduação e na extensão universitária.

Suas características principais estão na autonomia do trabalho sobre as habilidades de escuta, memória e imaginação sonora associado à consciência corporal e na segurança construída sobre as práticas de aprender como aprender em música e de criar. Os limites dessas práticas estão singelamente expandidos para habilidades utilizadas em diversas culturas e na música contemporânea. No Prefácio, Maria Isabel Montandon (UNB) observa que: "Diferente de abordagens sequenciais e com movimentos pré determinados, Musicaminhar é um convite a estudantes de música, músicos e também a professoras e professores interessados em experimentar ideias criativas sobre como aprender e ensinar diversas habilidades musicais."

« Maio 2024 »
Se Te Qu Qu Se Sa Do