Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Laboratórios do IVL

Laboratórios do IVL

A infraestrutura de laboratórios é importante ponto de apoio e difusão de pesquisa e produção. Os convênios FINEP/UNIRIO e FAPERJ têm sido, desde 2003, essenciais para a modernização dos espaços físicos do IVL. Atualmente, os laboratórios partilhados com a graduação, no IVL, ou com o CLA, de acordo com as orientações da CAPES e dos órgãos de fomento como a FINEP e o CNPq, mantêm seus programas de pesquisa e integração com a graduação e a extensão.

São eles:

1. Sala Guerra-Peixe (Bloco 2), para aulas, reuniões e defesas de dissertações e teses, equipada com piano de 1/4 de cauda Kawai, equipamento audiovisual e equipamento de videoconferência em funcionamento. Responsável: Coordenador do PPGM.

2. Sala de Vídeo (Bloco 3), compartilhada com o CLA, destinada a aulas e defesas, equipada com aparelhos de exibição de vídeo e DVD. Responsável: Decania do CLA.

3. LIC-M1 (Bloco 5): Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical - Sala de Metais, equipada para realização de ensaios e trabalhos relacionados às práticas interpretativas com piano de armário. Responsável: Prof. Nailson Simões.

4. LIC-M2 (Bloco 5): Laboratório de Investigação e Criação Musical II (Sala de Conjuntos).

5. LIC-M3 (Bloco 2): Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical – Estúdio de Música Eletroacústica (EME)- fundado em 1992, com auxílio da FAPERJ. Responsável: Prof. Marcelo Carneiro.

6. LIC-M4 (Bloco 1): Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical – Sala Alberto Nepomuceno, destinada a aulas e defesas, equipada com dois pianos de cauda, equipamento de som e de vídeo. Responsável: Direção do IVL.

7. LIC-M5 (Bloco 5): Laboratório de Criação, Investigação e Apresentação Musical – Sala Villa Lobos, equipada com dois pianos de cauda, e em 2014, foram atualizados equipamentos de sonorização, gravação e iluminação,

8. Laboratório de Apresentação Artística e Registro Digital - Música, LAARD-M. A Sala Villa-Lobos, remodelada e pronta para utilização acústica em 2007, está também em plena atividade de concertos no âmbito escolar e na programação musical da cidade do Rio de Janeiro. Responsável: Direção do IVL.

9. LaIMP (Bloco 2 Sala 205) O Laboratório de Investigação em Música Popular, órgão ligado ao Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tem como eixo temático a investigação de gêneros e estilos no âmbito da música popular, com o intuito de tornar acessível o conhecimento adquirido. Responsável: Prof. Clifford Hill Korman

10. Sala de Trombone (Bloco 5). Com piano de armário, computador e equipamento de som. Responsável: Prof. João Luiz Areias.

11. O LAMAC (Bloco 3), Laboratório de Memória das Artes e da Cultura, antigo CEMA (Centro de Memória das Artes) inaugurado em 2010, com fomento da FINEP manteve, em 2012, suas atividades que tem como finalidade coordenar e executar as ações relacionadas com a captura, armazenamento e disponibilização via WEB da produção de pesquisa artístico-cultural da UNIRIO. Vários grupos de pesquisa do PPGMGAC e do PPGAC, bem como do Curso de Letras recentemente instalado no CLA que produzem recursos digitais a serem abrigados no LAMAC são seus usuários preferenciais. O LAMAC conta com 2 funcionários desde o inicio de 2012. O LAMAC, antigo CEMA,

está prevendo a utilização da Rede UNIRIO que, para a disponibilidade de acervos 45

musicais na web, depende da interoperabilidade entre repositórios, fruto da adoção de padrões de descrição aceitos internacionalmente e do uso de plataformas de bibliotecas digitais.

12. Estúdio Radamés Gnattali (Bloco 2), Laboratório de Editoração e Gravação Eletrônica cujo antigo nome era Estúdio Roquete Pinto, com equipamentos de gravação e editoração de música, integrando as disciplinas do Bacharelado e/ou Licenciatura em Música. O Estúdio Radamés Gnattali, inaugurado em 2007, entrou em plena atividade em 2008, com atualização de equipamentos digitais de gravação. Em 2012 com financiamento da FAPERJ foi possível a atualização de equipamentos do estúdio. A partir de 2012, o estúdio conta com um técnico especializado em gravação. Responsável: Direção do IVL e coordenação do Prof. Almir Cortes.

13. LEG-M4 (Bloco 2): Laboratório de editoração e gravação eletrônica Elizabeth Travassos (Bloco 2), com computadores, impressora e arquivos, projeto-piloto com coleções etnográficas, promovendo digitalização de documentos produzidos em pesquisas etnográficas de professores e alunos da UNIRIO, parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do IPHAN/MinC. Responsável: Prof. Álvaro Neder.

14. Laboratório do Grupo Música Urbana no Brasil (Bloco 2), equipado com computadores, impressora e arquivos. Responsável: Prof. Pedro Aragão.

15. Labtest – M (Bloco 2) Laboratório de teoria e estética em música, com arquivo e material didático e de pesquisa. Responsável: Prof. Marcos Lucas.

16. Laboratório de Palhetas Simples José Botelho (Bloco 1), com um piano de armário, aparelho de som e computador. Responsável: Prof. Fernando Silveira.

« Maio 2024 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2