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Histórico Curso de Canto

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O Curso de Bacharelado em  Canto do Instituto Villa-Lobos teve início em 1978, juntamente com os demais Bacharelados em Música. A portaria do MEC nº 122 de 1/4/1982, que reconheceu o Curso de Licenciatura em Educação Artística, estendeu este reconhecimento para os bacharelados em Composição, Regência, Instrumentos e Canto.

Em 5 de Junho de 1979, a FEFIERJ foi convertida em universidade (Decreto-Lei nº 6.655) passando a se chamar UNI-RIO. Posteriormente foi aprovada a Lei 10.750, de 24/10/2003, que altera a sua denominação para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mas mantém a sigla UNIRIO (sem o hífen). Reconstituída em meados de 2005 em prosseguimento aos trabalhos desenvolvidos pela comissão anterior, a Comissão de Reforma Curricular do Instituto Villa-Lobos procedeu em 2006 a um diagnóstico e a uma consulta aos docentes e discentes, propondo um projeto comprometido com a construção de um projeto político-pedagógico e curricular próprio para os Cursos (Projeto oficializado na Resolução nº 2.781 de 06 de Julho de 2007).

A disciplina principal do Curso, Canto I a VIII, é ministrada principalmente de forma tutorial, sendo este um componente curricular definidor da formação do Bacharelando. Quando em 1978 o Curso Bacharelado de Música foi aberto no recém-formado Instituto Villa-Lobos, as primeiras professoras de canto Maria Sylvia Pinto e Nilze Myriam da Silva Araújo Vianna vinham do extinto Conservatório Nacional de Canto Orfeônico – FEFIERJ – e davam aulas de Fisiologia da Voz, Técnica Vocal, Canto, Folclore, Prosódia Musical e Música de Câmara. Em 1980, a cantora Eliane Sampaio foi convidada pelo reitor Guilherme Figueiredo a formar um núcleo de ópera no Instituto Villa-Lobos e ser professora de canto. Em 1982, o Curso recebeu reconhecimento legal através da portaria no 122 do MEC. Depois da aposentadoria de Maria Sylvia, Eliane Sampaio reformou a programação de canto. Foram acrescentadas disciplinas novas e obrigatórias: História da Ópera, Expressão Corporal I e II e Interpretação I (da Escola de Teatro). A professora Sampaio também foi responsável pelas primeiras montagens de ópera na UNIRIO com cantores, coro e orquestra do Instituto Villa-Lobos em parceria com a Escola de Teatro. Devido ao crescimento do Curso, a partir de 1995, havia sempre um terceiro professor de canto contratado por dois anos como professor substituto para suprir a demanda discente e preencher a necessidade de contratação de mais docentes de canto: Gina Martins (1995- 1997), Ronaldo Victório (1997-1999), Helen Heinzle (1999-2001), José Hue (2001-2003) e Carol (Mary Carolyn) McDavit (2003-2005). Com a aposentadoria da Nilze Myriam em 1996, Mirna Rubim de Moura Vidal assumiu por concurso; em 2001, Sampaio se aposentou; e em 2006, Carol McDavit foi contratada como professora efetiva.

No período em que era professora substituta (2003-5), McDavit iniciou uma Oficina de Ópera para ser uma complementação às aulas de canto e, ao término de seu contrato temporário, continuou dirigindo a Oficina de Ópera como um Curso de extensão. Com a reforma curricular em 2007, o Curso de Bacharelado em Música – habilitação Canto foi enriquecido com a criação de novas disciplinas obrigatórias: a Oficina de Ópera I e II; Dicção I e II; Repertório Vocal I e II; e a Oficina de Canto I a IV; e as optativas: Oficina de Canto V e VI. Para prover uma formação mais ampla para o aluno apto a realizar um trabalho de alto nível, foi implantado o projeto de extensão Ópera na UNIRIO! em 2008, com o objetivo de realizar montagem completa de ópera, promovendo a interação entre o INSTITUTO VILLA-LOBOS e a Escola de Teatro nos moldes do núcleo de ópera de Eliane Sampaio de 25 anos atrás. Desde 2008, já foram montadas oito óperas completas com orquestra. Neste PPC, está sendo proposto o acréscimo de Oficina de Ópera III e IV como disciplinas optativas.

Em 2013 Doriana Mendes assumiu por concurso o cargo da Professora Rubim. Professora McDavit continua sendo responsável pelo projeto de extensão Ópera na UNIRIO! e as duas professoras compartilham a docência de todas as outras disciplinas de canto, inclusive Técnica Vocal (obrigatória para os alunos de Licenciatura em Música) e Canto Complementar I a IV (optativa para todos os alunos de música).

 

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