Residência Plurisons - Setembro
De 19 a 24 de setembro
Hoje, 19 de setembro, começa a Residência Plurisons (clique aqui para ver a agenda) que se estende até a próxima terça, todos os dias, inclusive sábado e domingo. Teremos lista de presença, e, apesar das atividades começarem no recesso, contarão para os alunos que quiserem participar como horas complementares. É aberto para todos os alunos do IVL e PPGM.
Para os alunos de instrumento do IVL, temos as atividades:
1) "estágio de observação"- teremos cadeiras ao lado dos instrumentistas do grupo para os alunos vivenciarem bem de perto como se desenrola o trabalho em um grupo de música contemporânea, com a participação direta dos compositores em 4 das 6 músicas trabalhadas, enfocando na prática o que é a atualíssima colaboração intérprete-compositor.
Poder estar tão próximo, no palco, observando maestro, músicos, anotações, decisões artísticas em um repertório desafiador, repleto de técnicas não convencionais, é uma experiência de grande valor para nossos alunos. Serão 5 dias de trabalho conforme a agenda abaixo. Todos os participantes terão acesso às partituras.
2) Masterclass para alunos de violoncelo, flauta, clarineta, percussão. Oficina de improviso para alunos de piano e de outros instrumentos. Segunda-feira, dia 23, às 14:30.
E para alunos de composição, regência ou interessados:
1) "estágio de observação"- para os alunos vivenciarem de perto, sentados na platéia, como se desenrola o trabalho em um grupo de música contemporânea, com a participação direta dos compositores em 4 das 6 músicas trabalhadas, enfocando na prática o que é a atualíssima colaboração intérprete-compositor.
Poder estar tão próximo, observando maestro, músicos, anotações, decisões artísticas em um repertório desafiador, repleto de técnicas não convencionais, é uma experiência de grande valor para nossos alunos. Serão 5 dias de trabalho conforme a agenda abaixo. Todos os participantes terão acesso às partituras.
2) Mesa redonda: "Quando a criação musical se pauta sobre questões contemporâneas".
Como intérpretes e compositores estão conectados com o mundo em que vivemos? Como a obra musical pode trazer à luz ou mencionar os desafios contemporâneos do colonialismo, patriarcado, povos originários, ecologia, cultura popular.... A mesa, abraçada pelo Colóquio do PPGM, é aberta a todos do Instituto Villa-Lobos e comunidade externa. Segunda-feira, dia 23, às 14:30 na sala Guerra-Peixe.
3) Encontro com os compositores – Tato Taborda (UFF), Paulo Rios Filho (UFSM) e Januibe Tejera (Butler School of Music – Universidade de Austin – USA)
Para a classe de composição, e interessados.
E para fechar a programação, venham para o concerto PLURISONS na terça-feira, dia 24 de setembro, às 18:00 na Sala Villa-Lobos - UNIRIO - em um programa que expande as possibilidades de escuta, flexibiliza nossas percepções, nos faz refletir sobre outras possibilidades da arte sonora.