Monografias do Curso de Licenciatura em Música
A lista abaixo contem os títulos, autores e ano das monografias de alunos do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos, como referência apenas. Para ver a lista das monografias disponíveis para leitura, clique aqui.
Adriana Noronha Piccolo: Canto popular brasileiro: a caminho da escola (2003)
Adriana Passos: Arnaldo Passos: resgatando um letrista de sambas antológicos da Época de Ouro (2004)
Adriano Palma: Sobre os "diagramas" no ensino do violão: uma introdução (2015)
Affonso Celso de Miranda Neto: Em busca de um método de guitarra brasileiro (2003)
Albenise de Carvalho Ricardo: O bandolim na música popular brasileira (2005)
Alberto Americano Fairban: Tocar de ouvido: reflexões sobre a apostila "Intensivo: tirando música de ouvido" de Nelson Faria, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema (2021)
Alberto Boscarino Junior: O ensino do cavaquinho: uma abordagem metodológica (2002)
Alberto Kury: O Pensamento de Koellreutter como referencial para uma reformulação do ensino de música (2002)
Aldemir Ribeiro Bruzaca: Musicalização: o problema da escolha do repertório (2005)
Álea Santos de Almeida: Disciplina percepção musical: alternativas ao modelo tradicional dos ditados (2006)
Alessandra Frederick: O aprendizado musical em crianças entre zero e seis anos, segundo a teoria da aprendizagem musical, de Edwin E. Gordon (2008)
Alessandra Quintes: Canto comercial contemporâneo: uma discussão sobre a versatilidade vocal do cantor brasileiro no mercado de trabalho com enfoque em teatro musical.(2015)
Alessandro Ribeiro de Brito: O papel da banda de música na escola regular: resultados sociais e sonoros para a educação musical brasileira (2012)
Alexandre Akerman: O modalismo em Jorge Ben (2006)
Alexandre Marques Alvim: Por trás da lógica na formação dos acordes no violão - A trajetória pedagógica de Renato Alvim (2006)
Alexandre Mangeon Costa: O desenvolvimento técnico da guitarrista através das melodias do choro (2009)
Alexandre Barcellos Ferraz: Pare 'pra ver a banda passar': uma organização socializadora dentro do Colégio Militar do Rio de Janeiro (2006)
Alexandre Ferreira de Souza: Harmonia de teclado na UNIRIO e no Colégio Pedro II: comparando ementas e metodologias visando uma proposta para a educação básica (2021)
Alice Cristina Teixeira Avila Amaral: A educação musical do desafinado no canto coral (2000)
Aline Carolina Blondet Bezerra: Investigando o perfil do regente de coral que atua sem formação acadêmica (2021)
Allan Almeida Simplicio: Abordagens contemponâneas sobre indisciplina no espaço escolar (2016)
Amanda Appel: A voz e os sons da boca dentro do contexto da música corporal (2018)
Amanda Mateus de Abreu: Do projeto à universidade: um relato de experiência (2021)
Amanda de Souza Dutra: As tecnologias de áudio como ferramentas pedagógicas de ensino: o uso das DAWs na formação do licenciando em Música (2025)
Amine de Souza Chaim & Fábio Pestana Calazans: Atividades extra-classe: uma educação formal ou não-formal? (1998)
Ana Carolina Cruz de Freitas Coelho: Choro fazendo escola e a escola fazendo choro O (2003)
Ana Cristina de Paula Gelape: Oficina de música: complementos do ensino do violino (1993)
Ana Cristina Santos de Paula: A música popular brasileira no trabalho de educação musical através do teclado (1993)
Ana Cristina Solon Werneck da Silva: Projeto de improvisação para arcos (1997)
Ana Elisa Almeida Gomes: Reflexões sobre a prática docente no canto escolar (2017)
Ana Gabriela A. de Macedo, Célia Andrea Souto e Cristina Glaucia de L. Tinoco: Musicalização aliada ao estudo do piano: uma breve abordagem (1995)
Ana Letícia Ferreira de Barros: A escrita para percussão: alguns problemas relativos à composição musical (2004)
Ana Luiza Toledo Fernandes: O trabalho de canto coral infantil e juvenil em um projeto social de pequeno porte: um relato de experiência (2013)
Ana Paula Teixeira Cruz & Leandro Abrantes: Análise dos processos de musicalização através da prática de conjunto: flautistas da Pró-Arte e coral Canto Nosso (estudos de caso de aprendizagem musical) (2003)
Ana Paula Teixeira Reinoso: A imitação no ensino do piano (2008)
André Andrade dos Santos: O projeto político pedagógico da escola de música Villa-Lobos (2000)
André Bueno Bracher & Ademir Macedo de Souza: Exercícios de leitura: uma proposta para conhecimento do braço do violão (2000)
André Ciraudo Fraga Solha: A inserção da composição no curso de Bacharelado em MPB: algumas justificativas (2004)
André de Gouveia Miranda: O uso de partitura em coros leigos (2017)
André de Melo Santos: O sistema do "Tiquetaque" como introdução à leitura ritmica musical: novas possibilidades para a prática das subdivisões (2013)
André de Souza Newlands: A construção da Práxis no instrumento de cordas: o cavaquinho como instrumento mediador no processo de musicalização de crianças em idade pré-escolar (2011)
André Fornaciari Grabois: Educação somática e fisiologia da voz integradas: um caminho pedagógico para os fundamentos da técnica vocal (2016)
André Luís Aragão Lopes: Os excluídos do mundo do talento: desafinação vocal (2O11)
André Luis Deccache Dias: O rock como ferramenta de musicalização associado a elementos do método Gazzi de Sá¡ de musicalização (2004)
André Luiz Amorim Acatauassú Nevares: Uma nova possibilidade: o DJ como um músico do século XXI (2004)
André Ramos: A aplicação de meios eletrônicos no ensino de música: planejamentos e avaliações de estratégias pedagógicas (2007)
André Ricardo Amaral: Sobre educação musical para crianças (2004)
Andréa Aceti Gurgel: Análise da prática pedagógica em música de uma escola de primeiro e segundo graus a partir da proposta de Gazzi de Sá (1998)
Andrea Almeida de Mendonça: Objetivos e diretrizes curriculares para o ensino de música na escola pública de ensino médio: um estudo comparativo entre Brasil e Suécia (2015)
Andressa Leal Lopes: Afinidades e divergências entre musicalidade, musicalização e educação musical (2020)
Angelo Costa de Oliveira: Método Suzuki em diálogos contemporâneos (2014)
Anita Mattos Mezo Ugarte: Estrutura da música modal: a importância do ensino do modalismo nos cursos acadêmicos (2005)
Anke Waldbach Braga: O perfil do ingressante no curso de Licenciatura em Música na UNIRIO e sua idéia de formação docente (2015)
Anna Paes de Carvalho: Violão na escola do choro: uma análise dos processos não formais de aprendizagem, O (1998)
Antônio Elia Ziviani: Aspectos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem de harmonia e improvisação aplicadas na música popular (2007)
Antônio José Corvelo de Andrade: Relato de experiência em composição coletiva para músicos amadores e não músicos do Bnei Baruch (2021)
Antônio Marcelo Daltro Sant'Anna: Aplicações do método O Passo no Centro Educacional Pequena Cruzada (2004)
Antonio Soares Dantas: A importância do projeto samba e choro na praça na educação não-formal de seus espectadores (2007)
Ariel Donato: Música de estúdio e aulas de percepção musical: uma aproximação necessária (2023)
Arthur Bava: Musicalização para crianças de um a três anos: uma abordagem à luz da teoria de D. W. Winnicott sobre o amadurecimento e o brincar (2004)
Arthur Mendes Montalvão Braga: O modalismo no currículo do curso de licenciatura em música da UNIRIO (2011)
Arthur Neves Moreira: O ensino de harmonia na UNIRIO e sua relação com a prática da composição (2011)
Augusto Pires Ordine: Musicalização de adultos por meio da atividade coral: análise comparativa de algumas práticas correntes (2005)
Ayres d'Athayde Barbosa Barquette: Oficinas de Música - uma revisão sobre a sua pertinência didática frente às demandas pedagógicas contemporãneas (2012)
Beatriz de Oliveira Beranger: Coro infantil da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro: um mosaico de experiências musicais (2006)
Beatriz Klavin Ferreira & Priscilla dos Reis Ribeiro: Coros de igrejas protestantes: a atitude didática do regente nos momentos de ensaio (um estudo de caso) (2001)
Bernardo de Souza Dantas Mendonça Pinto: O violão no acompanhamento do samba (2001)
Bianca de Lima Melo: O sistema educacional na Suécia: entendendo na prática a teoria (2014)
Breno Quinderé: A importância do ensino da escrita e leitura musical sob a ótica do método de musicalização Gazzi de Sá (2010)
Bruna Bruno Condino: A expressão cênica: um recurso dinamizador da prática coral (2014)
Bruna de Miranda Oliveira Fernandes: A importância da prática coral infanto-juvenil na formação do músico adulto (2019)
Bruna Rozenfeld Alves Fonseca: Possibilidades para o uso do canto coletivo na educação básica (2018)
Bruno Boechat Roberty: O desenvolvimento da grafia a partir do trabalho da oficina de musicalização (2006)
Bruno Jardim Catharino da Silva: Iniciação musical infanto-juvenil com flauta doce e prática em conjunto. Dois estudos de caso: "Flautistas da Pro Arte" e "Projeto Bem-me-quer Paquetá" (2009)
Bruno Luiz de Macedo Parente: A pedagogia musical de Schafer e seus desdobramentos no Brasil (2008)
Bruno Py: O ensino de harmonia em cursos livres de música: harmonia funcional? (2002)
Bruno Repsold Toros: A importância da prática jazzística na formação profissional do músico - proposta de curso (2009)
Caio Souza: A criação de trilha sonora como elemento de desenvolvimento musical (2012)
Calebe Santos Feu de Abreu: Observação pedagógica em práticas de bandas marciais e fanfarras no estado do Rio de Janeiro (2022)
Camila Barbosa Blyth: Quando eu soltar a minha voz: um relato dos estudos sobre a preparação vocal dos professores unidocentes (2002)
Camila Claudino Martins Silva Moreira: Utilização das TICs no estudo da percepção musical em um curso superior de música (2018)
Camila Pastor da Costa: O violão de seis cordas na sua função de instrumento acompanhador do samba urbano do Rio de Janeiro (2006)
Camilla Moraes da Silva: Teste de Habilidade Específica: uma abordagem sobre formação, preparo e avaliação (2016)
Carlos Rodrigues da Silva: Projeto de extensão Percepção: relato de experiência da formação de um educador do Espaço Cultural da Grota (2024)
Carlos César de Araújo Motta: Forró universitário: aprendizagem musical e troca cultural (2003)
Carlos Eduardo Fausto da Silva: Piano popular: considerações sobre uma prática didático-pedagógica em construção (2022)
Carlos Fagner da Costa e Silva: O aprendizado do solfejo pelo mótodo Kodály (2013)
Carlos Henrique Galdino Madureira: Música na infância: benefícios e contribuições (2016)
Carolina Abreu Bastos dos Reis Ferreira: A classificação das vozes em muda no coro juvenil: revisão da literatura (2016)
Carolina Monteiro Teixeira Carvalho Mendes: A formação docente no curso de licenciatura em música da Unirio: repensando a forma de atuação para o ensino básico (2016)
Carolina Vanni: O canto como uma arte expressiva e interpretativa e sua potência no ensino musical: quebrando bloqueios e fortalecendo a identidade (2021)
Caroline Camargo do Espírito Santo: A banda de concerto do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante em Marechal Hermes: formação musical e dificuldades enfrentadas (2006)
Caroline Gomes da Silva: Educação musical na primeira infância - uma investigação da produção discente de Licenciandos em Música da Unirio à luz de Winnicott e Gordon (2021)
Caroline Novaes: Desenvolvimento de habilidades expressivas no cantor lírico iniciante: questões fundamentais e descrição de proposta pedagógica (2020)
Cassiane Gama Cruz: Música na educação infantil: O perfil da educação musical em oito escolas da rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro (2009)
Cassio da Silveira Marins Coutinho: O ensino tradicional do piano como ferramenta para o piano popular (2016)
Celso Guimarães Domingos da Silva: O desenvolvimento do senso rítmico através do aprendizado do violão (2001)
Chiara Pinnola Dias da Cruz: A importância da consciência corporal para professores de violino - proposta de suporte alternativo à espaleira (2017)
Christian de Abreu Lima Dias: A música de rua dos anos 2010 no Rio de Janeiro: motivações, trajetórias e o lugar social do músico (2016)
Christiano Neves de Miranda: Ensino do bandolim: estudo comparativo de métodos e práticas (1999)
Clara Fernandes Albuquerque: L'art de toucher le clavecin: uma decisão consciente para o atual ensino de cravo (2004)
Clara Ganapol Salim: O corpo do cantor - questões pedagógicas, fisiológicas e performáticas (2014)
Clariana Mattos Santana: Educação musical na terceira idade: ensino de instrumentos e canto coral (2022)
Clarisse Andrade Teixeira de Almeida Magalhães: Construção de instrumentos não convencionais e oficina de música como métodos de educação musical (relato de experiência) (2018)
Claudia Coutinho Liedke: Apreciação musical na educação infantil (2007)
Cláudia Maria Monteiro Sant'Anna: Uma prática com o coral de deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant (1995)
Cláudio Andrés Barría Mancilla: A violência simbólica e o ensino de música nas favelas do Rio de Janeiro: uma contribuição para análise crítica da experiência do estágio curricular na favela do morro do Turano (2001)
Cláudio Ferreira Coutas: As propriedades pedagógicas na série de prelúdios do Caderno I para piano de Guilherme Bernstein (2022)
Claudio Guerra: Breves de Guerra-Peixe: uma proposta de aliar a técnica violonística ao interesse artístico (2012)
Cristiane Cotrim: Uma reflexão sobre os espaços formais e informais no ensino de cavaquinho (2015)
Cristiane Lucy de Souza Andrade: Contribuições da fonoaudiologia na voz cantada: anátomo-fisiologia da voz para professores e alunos de canto (2003)
Cristiane Rodrigues Ribeiro: Mulheres bateristas: trajetórias e profissionalização (2021)
Cristiano de Abreu: A escuta do cotidiano: música e educação (2008)
Cristina Soares da Silva: Educação musical para surdos: uma experiência na Escola Municipal Rosa do Povo (2008)
Cristina Soares dos Santos: Cantando palavras (1999)
Cristine Ariel Campos Silva: As contribuições da Escola de Música de Manguinhos na formação global dos estudantes (2019)
Dalny Dias Cesar: A construção do indivíduo através do ensino de canto: o canto como operador na ecosofia mental (2004)
Dalton Santos Coelho: Arranjo vocal popular: dicas por seus arranjadores (2004)
Daniel Costa Fernandes: Folclore musical nas escolas: permanências e inovações em experiências contemporâneas (2005)
Daniel Cruz Lafayette Rodrigues Pereira: Proposta curricular de bacharelado em bateria (2012)
Daniel Guimarães Montes: O violão de seis cordas e sua função nos conjuntos regionais de choro e samba - estreitando laços (2013)
Daniel Marcos Fragoso de Souza: A avaliação no âmbito da disciplina Percepção Musical dos cursos técnicos profissionalizantes em música: investigação e categorização das práticas avaliativas (2011)
Daniel Pereira Rego: Contato informal com a notação musical tradicional: estudo de caso sobre a aplicação de leitura rítmica em uma creche-escola no Méier (2010)
Daniel Rodrigues Garcia: A história do samba carioca, até 1940, voltada para a sala de aula (2007)
Danielle de Souza Sobrinho: Oficina de música: a exploração da criatividade em sala de aula (relato de experiência) (2005)
Davi Conceição Ponte: Produção musical no ensino de música (2023)
David Elias da Silva: Formas de ensino do gênero musical gospel “Corinho de fogo” em igrejas pentecostais (2023)
Davi dos Santos Pereira: Processos de ensino e aprendizagem não formal de música na bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro (2013)
Débora Ferreira de Freitas: Educação musical formal, não-formal e informal: um estudo sobre processos de ensino da música nas Igrejas evangélicas do Rio de Janeiro (2008)
Débora Ferreira Santos Braga: Fazendo a ponte: atividades musicais em um espaço alternativo de educação (2006)
Débora Generozo Valladares: Canto Coral: Reflexões através de um coro evangélico (1998)
Débora Leal Tavares: Os hemisférios cerebrais e o ensino da música (2003)
Dejair Carlos dos Santos Júnior: Canto coral na terceira idade (2008)
Denis Almeida Lopes Carvalho: Aprendizagem musical não formal no ambiente no samba (2009)
Denis Lopes Quaglio: Som, semiologia e interdisciplinaridade: o mundo sonoro como produtor de conhecimentos no cotidiano escolar (2007)
Denize Lange Salles: Educação musical especial: o caso das crianças autistas (2001)
Dennis Menezes Freire: Introdução das técnicas estendidas no ensino do instrumento: revisão bibliográfica (2017)
Diego Daflon Tavares Pinto: O aprendizado do solfejo no canto coral (2008)
Diogo Guimarães Brandão: Apontamentos e alternativas viáveis para a musicalização infantil com baixos recursos no Brasil de hoje (2009)
Diogo Navia: Música e Neurociências: Implicações para a Aprendizagem Musical (2009)
Diogo Salles Cerqueira: A indisciplina no ensino escolar de música: a necessidade de um olhar diferenciado (2010)
Diva Maria M. N. Barbosa, Gleide de Souza Guimarães e Natália Decotelli S. Ballesteros: A música comercial como fator inibidor da criatividade infantil, podendo ser aproveitada como instrumento de musicalização (1995)
Edivaldo Menezes Nascimento: Música: educação e socialização nas comunidades carentes (2003)
Edmélia Romualdo: As emoções e suas influências no desempenho do músico e no processo de aprendizagem (2002)
Eduardo Baratz Goldemberg: Projeto Down (1995)
Eduardo de Azevedo Sodré: A prática em conjunto: por uma escola mais integrada (2009)
Eduardo Prestes Massena: A educação musical infantil por meio de softwares disponibilizados na internet (2006)
Eduardo Rangel Amado da Costa: O ensino do acompanhamento do samba ao piano: uma relato de experiência na graduação em música na UNIRIO (2023)
Eduardo Renné Kneip: Música popular como cultura de massa (2002)
Edwin Malaquias Ludtke: Os quatro Pilares da Educação e a Filosofia Suzuki - Uma Proposta de Sócio-educação Musical (2010)
Elen dos Santos Franco: A contribuição da educação musical para o processo de alfabetização (2004)
Eliale Sudario Oliveira: Inclusão social através da música (2006)
Eliane Almeida de Tassis: A perda da espontaneidade no processo ensino-aprendizagem musical (1993)
Elias Alves Amador: A construção da autonomia escolar por meio da prática de música coletiva: uma experiência com banda musical escolar (2017)
Eliete Vasconcelos Gonçalves: A influência da musicalização na socialização do ser humano (2003)
Eliézer Alves Corrêa: O método TiqueTaque: uma proposta do ensino do ritmo (2010)
Eliezer Ramos: A utilização da música coral na escola de ensino fundamental (2000)
Elisyanne Araújo dos Santos: A importância dos jogos teatrais e musicais para uma melhor expressividade artística de um coro (2003)
Eliza Pragana Galvão: O estudo do canto popular como ferramenta auxiliar para o aprimoramento da voz falada dos estudantes de teatro (2011)
Elizete dos Santos Loureiro Reis: Uma análise dos desdobramentos educacionais na área de musicalização no projeto música nas escolas da prefeitura municipal de Barra Mansa/RJ (2012)
Elly Werneck Moraes Junior: Exploração de materiais diversos para manufatura de fontes sonoras aplicáveis à educação musical ambiental (2007)
Emanuel Nunes Pilger: Música popular na formação do violoncelista (2025)
Emerson de Matos: As oficinas de percussão dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro e a explosão quantitativa dos blocos a partir dos anos 2000 (2016)
Eneas Gomes: Aldeia Infantil S.O.S.: uma proposta de musicalização (2005)
Enes Carlos Moreira Oliveira: O ensino de música através do fazer musical (2013)
Erick Conrado do Carmo Silva: O jogo simbólico, o discurso musical, e a teoria espiral de Keith Swanwick: parâmetros para a análise de livros didáticos (2025)
Érico Alexandre de Souza: Seleção do repertório de coros juvenis: uma pesquisa com regentes de coros escolares da cidade do Rio de Janeiro (2024)
Esdras Ferreira da Silva: Musicalização infantil sob o enfoque contemporâneo (2017)
Ester Maracahense da Silveira dos Santos Cavalcante: Uma adaptação pedagógica para alunos canhotos de violão: um estudo preliminar (2021)
Éverton da Silva Machado: Músicos que leem partitura e músicos que tocam de ouvido (2013)
Fabiano Lyra Krieger: A presiganga: reflexões sobre um processo de direção musical (2004)
Fabiano Salek Leite: Curso de percussão brasileira baseado num processo de imersão adaptado à sala de aula (2000)
Fábio Bueno Bigio: Dalcroze, memória implícita e aprendizagem motora: contribuições das neurociências para a prática Dalcroziana (2022)
Fábio Diamante Schecher: A aula de música como espaço da construção na identidade judaica na Escola Eliezer Max (2019)
Fábio Moreno Nunes: Os cantores sem voz: olhares outros para a educação (2016)
Felipe Augusto Arthou de Vincenzi: A importância do canto no aprendizado do violão: possibilidades para a educação musical (2006)
Felipe de Carvalho Zenícola: Improvisação livre: aspectos estruturais e pedagógicos (2007)
Felipe Eduardo Corrêa Magalhães Amaral: Saberes docentes: conhecimentos utilizados pelos professores na sua prática cotidiana (2014)
Felipe Melo Chernicharo: O ensino da guitarra elétrica na instituição de ensino superior: uma proposta curricular (2009)
Fernanda Christina Barreto Silva de Oliveira: A sonoridade como estrutura de sustentação para todo o processo de desenvolvimento técnico e interpretativo da flauta transversal (2000)
Fernanda de Paula Correa da Silva: Currículo e interdisciplinaridade: reflexões e perspectivas para a educação musical (2007)
Fernanda Lopes Alves: A importância do canto coral como meio de musicalização não formal (2005)
Fernando Eduardo Machado dos Santos Fernandes: O autodidata em música (2008)
Fernando Giongo Oliveira: Práticas de aprendizagem entre Youtubers: músicos populares que fazem música no Youtube (2014)
Fernando Rolins Rocha: A guitarra elétrica no Brasil. Uma proposta de aperfeiçoamento técnico do guitarrista por meio do estudo da música brasileira (2015)
Fernando Sávio da Conceição Cury: O desenvolvimento do instrumentista na sua formação musical (1999)
Fernando Viveiros de Castro Duarte: O aprendizado do violão de sete cordas: estudo de caso com o músico Valter Silva (2002)
Filipe de Matos Rocha: Música e cognição: a percepção musical do ritmo em crianças entre 3 e 7 anos numa perspectiva piagetiana (2009)
Flávia Aranha Pimentel: Processos reflexivos na formação docente: a edição de vídeos para o projeto PIBID como um estímulo para a autoaprendizagem (2013)
Flavia Couri Fabião: A influência dos "Beatles" na formação de músicos brasileiros de rock (2013)
Flávia de Oliveira Ávila: Análise comparativa das dificuldades de aprendizagem no ensino formal e no ensino musical (2001)
Flávia Salles Cappelletti: A heterogeneidade nas turmas de percepção musical da UNIRIO: um desafio para o professor (2011)
Flávio de Souza Melo: A disciplina técnica Vocal (TEV) na formação do licenciando em música na Unirio, currículo e dizer discente (2019)
Flávio Oliveira de Freitas: Escalas e melodias pentatónicas: sugestões para a atuação em sala de aula (2006)
Flora Borges Moreira Telles: O samba nos primórdios da modernidade brasileira (2007)
Francisco de Mazza Pessanha: Como a utilização do MP3 pode dinamizar o ensino de música (2004)
Francisco Eduardo de Souza Falcon: O estudo das melodias do gênero musical choro e sua aplicabilidade no desenvolvimento técnico do contrabaixista (2014)
Francisco Nilson: O aprendizado não formal de contrabaixistas em São Gonçalo e a falta de ensino do instrumento na academia (2014)
Frank de Andrade Pereira: A flauta doce no ensino fundamental (2009)
Franklin Rodrigues Gama: As transformações do samba urbano nas décadas de 1980, 1990 até os dias atuais (2005)
Gabriel Araújo Geszti: Sobre caminhos para o desenvolvimento do piano popular (2005)
Gabriel Santiago: Desenvolvendo uma linguagem na improvisação (2002)
Gabriela Barros de Moura: Teorias (da aprendizagem) na prática (do ensino de música) (2002)
Gabriela Diniz: As metodologias da educação musical no auxílio da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais (2015)
Gabriela Samy de Castro: O ensino de canto popular: algumas abordagens (2002)
Geazi Ramos Victorino: O ensino da bateria no modelo T.E.C.L.A.: uma possibilidade para novos bacharelados em faculdades de música do Brasil (2013)
George Márcio Moreira da Fonseca Cardoso: A prática em conjunto como estímulo à participação (2015)
Georgia Camara da Silva: Aulas de bateria com representatividade e empoderamento feminino nos workshops da Hi Hat Girls Magazine (2017)
Gianpaolo di Lofiego: A guitarra elétrica nos cursos de graduação em música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): um estudo de caso sobre o guitarrista na universidade (2013)
Gilberto Vieira Garcia: A música no imperial collegio de Pedro II: suas aulas e seus mestres (1838-1855) (2013)
Giuliano de Oliveira Santos: Diversidade musical versus hegemonia musical institucional: uma busca por novas formas de transmissão de saberes e fazeres musica (2018)
Glasiele Valvano Assunção doe Reis Santos: Preparação vocal para coro infantil (2019)
Glauce Ferreira de Oliveira & Marcos Heber Paiva: O canto gregoriano na igreja batista (2003)
Glaucia Brum Carlos: A composição musical como ferramenta para a solidificação de conceitos musicais na aula de musicalização infantil (2009)
Gláucia da Silva Maciel: O ensino de música por uma ótica negra na Casa Amarela - Morro da Providência (2023)
Graziela Guerra dos Santos: Musicoterapia e educação musical: uma breve reflexão (1996)
Guilherme Giglio Barbosa Alves: A escuta atenta e crítica de trilhas sonoras: uma proposta de ensino musical (2017)
Guilherme Hollanda Azevedo: Ouvido absoluto: estudo fenomenológico (2003)
Guilherme Imia Mira Gouvêa Silva: A interdisciplinaridade artística na prática musical: um relato de vivências enquanto discente e educador (2023)
Guilherme Maia de Jesus: Computadores e educação musical: uma proposta para a utilização de recursos de informática na sala de percepção musical em um contexto criativo (1998)
Guiomar Marques da Silva: O mikrokosmos e suas derivações técnico-musicais (1993)
Gustavo Santos Vargas: Aprendizagem criativa na educação musical: a composição como metodologia de ensino (2022)
Helen Rodrigues dos Santos: UFRJAZZ Ensemble: prática de ensino dentro da universidade (2003)
Helena Caldeira Camargo: Método Suzuki para violino: filosofia, repertório e sociedade contemporânea (2021)
Henrique Almeida Martins de Souza: O violão brasileiro nas primeiras décadas do século XX (2006)
Henrique Fiuza Dias: O acervo da biblioteca da UNIRIO sobre o ensino de música para a primeira infância (2025)
Henrique Gonçalves da Costa: Características do aprendizado musical e função dos ministérios de louvor nas Igrejas evangélicas brasileiras (2008)
Henrique Guedes Dias: Os PCN - arte, o modelo C(L)A(S)P e as ideias de Swanwick: repensando os referenciais para o ensino da música na escola (2011)
Henrique Wesley Gueiros Ribeiro: Semeando vozes - Um relato das práticas de Marcos Leite e Tranka (2007)
Igor Shinzato Higa: A escrita para pandeiro na música popular (2006)
Ilessi Souza da Silva: Estilos de improvisação vocal no Brasil: estudo de caso (2017)
Irene Pereira: Musicalização através da flauta doce (2003)
Isabel C. Maciel Flauzino: O ensino do modalismo na escola regular de música (2008)
Isabela Mendonça Fontes: A pedagogia do violoncelo: uma investigação sobre o uso de práticas de consciência corporal no ensino do instrumento no Brasil (2024)
Isabella Viggiano Lago: Cultura popular em sala de aula - o estudo do gênero coco (2011)
Isabelle Almeida Belchior Pires: O ensino e aprendizagem musical de crianças da Igreja Batista: um estudo de caso (2015)
Isadora Scheer Casari: Aula de tambor: uma reflexão sobre a prática do ogã mestre Humberto (2009)
Isaias Alves da Silva: O ensino da leitura rítmica: uma proposta pedagógica para uma escola de igreja evangélica a partir dos conceitos metodológicos de Gazzi Sá e Bohumil Med (2018)
Isaque Mendes da Silva: A importância da composição musical no primeiro ciclo do ensino fundamental e a opinião de professores da rede pública e particular no Município do Rio de Janeiro (2020)
Ítalo Cabral Weyll: Música e cidadania: reflexões sobre a educação musical na conjuntura pós impeachment/2016 (2018)
Ítalo Vianna Silva: Analogia entre o método "O Passo" de Lucas Ciavatta e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vigotsky (2014)
Iuri Nicolskly Lagerblad de Oliveira: O uso do funk carioca como instrumento de musicalização no projeto PIBID da Escola Municipal Francisco Alves (2015)
Ivan Britz do Nascimento Silva: Novas mídias e aprendizado musical: um estudo sobre as interações entre alunos de música e a internet (2012)
Ivan Cid de Almeida Junior & Vera Lúcia de Toledo Menezes: Projeto de orientação pedagógica nos processos de musicalização de professores a nível de pré-escola e primeiro grau (1995)
Izabella Cardozo Souza: A flauta doce como instrumento de iniciação musical e de prática de conjunto a partir de uma experiência no Espaço Cultural da Grota (2018)
Izabella Lins Neves: O cavaquinho como elemento motivador da iniciação musical (2006)
Izabelle Christine Souza Santos: Improvisação musical: um estudo dos aspectos da prática como ferramenta pedagógica (2023)
Jael Gomes Oliveira da Silva: Método Suzuki: vantagens e desvantagens para um aluno que irá iniciar no campo da música (2019)
Jansen Renato Gonçalves de Souza: Sinestesia didática: uma proposta para o ensino musical (2008)
Jayme Natan Aleixo de França: O ensino do violão em grupo na escola regular (2018)
Jeny Arantes da Costa: Elementos construtivistas do livro "Música na Educação Infantil" de Teca Alencar de Brito (2008)
Jerônimo Sérgio do Nascimento: O prazer na aprendizagem musical através do instrumento (1997)
Jessica Francisca Gimenes do Nascimento Pereira: A música e seus efeitos transformadores em crianças e adolescentes do Projeto Gramachinhos (2017)
Jéssica Lima de Moura: Educação musical e projetos sociais: as práticas de ensino e aprendizagem musical do Programa Forças no Esporte no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (2021)
Joadelivio de Paula Codeço Neto: A musicalização e o desenvolvimento na primeira infância (2015)
Joana de Cassia Santos Araujo: O tambor de crioula no Rio de Janeiro (2004)
Joana Malta Gomes: Educação musical e psicomotricidade: alguns aspectos (2008)
Joana Martins Saraiva: Música - disciplina para quem? Uma discussão sobre os desafios na implementação da Lei 11.769/2008 a partir de uma análise dos discursos dos licenciandos em música da UNIRIO (2013)
João Cartens Machado: O potencial de ensino do ritmo na série para piano "Este verão eles chegaram" de Ricardo Tacuchian (2014)
João Guilherme Santana Soares: As pedagogias do eufônio na cidade do Rio de Janeiro (2019)
João Marcelo Lanzillotti da Silva: Convergências entre a música popular brasileira e a música eletrônica: um panorama na virada do milênio (2005)
João Mário Souza de Macedo Costa: Estudo do baixo elétrico e do baixo acústico com auxílio de aplicativos de informática (2003)
João Vítor dos Reis Teles Moreira: As relações de aprendizagem musical em uma igreja evangélica (2016)
Joel de Oliveira Bezerra: Carl Orff: descrição de princípios e procedimentos pedagógicos (2005)
Joel de Souza Alves: A importância da musicalização e sua influência no processo de desenvolvimento nos primeiros anos da educação infantil (2018)
Jonas dos Santos Maia: Musicalização e técnica vocal na formação de atores (1996)
Jonas Hammar dos Guaranys Castro: Jogos, ritmo e movimento no ensino de música para crianças francesas de 6 a 8 anos (2022)
Jônatas Soares da Silva: A influência da postura corporal na prática violinística (2008)
Jorge Coelho de Oliveira Filho & Sarah Ruth Oliveira de Paulo: Educação musical através do canto coral a partir de princípios de Carl Orff (2000)
Jorge Luís Moutinho Lima: A cultura popular e o ensino de música no Brasil: algumas reflexões (1998)
José Alberto Salgado e Silva: A prática da composição no curso de teoria e percepção musical: relato de uma experiência e reflexões sobre ela (1998)
José Augusto de Menezes Klôh: O afeto na aprendizagem: um breve estudo sobre a afetividade na metodologia de ensino de Joãozinho do Cavaco (2023)
José Gomes Medeiros Junior: Reflexões sobre multiculturalismo no contexto dos licenciandos em música na Unirio (2009)
Josemary Barbosa da Silva: As intercorrências emocionais e o desempenho do músico (2004)
Joyce Kelly Dias da Costa: A relevância da prática coral na formação do cantor solista (2023)
Julia Bragança Cavalcante: Matriz africana e educação musical: um estudo sobre a associação da palavra "macumba" a determinados gêneros musicais feita por alunos do ensino fundamental (2014)
Julia Laporte Bomfim: Outros métodos para o ensino do violino: uma comparação entre Shinichi Suzuki, Kato Havas e Paul Rolland (2013)
Julian Diego Quezada Quilodran: Insersão curricular do tema áudio no curso de Licenciatura em música do Instituto Villa-Lobos (2013)
Juliana Coelho de Mello Menezes: O estímulo à criatividade em aulas de piano, com especial ênfase na teoria do fluxo (2018)
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima: Coro infanto-juvenil os curumins: identificação de referências e a prática musical contextualizada (2009)
Juliana Marins: Meios informais de aprendizagem: um estudo sobre a auto-aprendizagem musical e seus recursos tecnológicos (2016)
Julião Rabello Pinheiro: Pedagogia do violão de sete cordas: desafios e questões (2017)
Júlio César Barbosa & Renato G. B. de Andrade & Rogério M. de Oliveira: Processos de criação de um conjunto musical com qualidade artística (1995)
Júlio César de Queiroga: A tablatura como recurso de iniciação e desenvolvimento técnico do violonista (2000)
Jupter Martins de Abreu Júnior: Projeto Lundu: uma proposta para disponibilização de dados na internet (2005)
Karin Peres Verthein: Processos de desvalorização da música popular brasileira na pedagogia dos instrumentos de cordas friccionadas (2011)
Karina Barra Gomes: Bandas de música: conservatório para o povo (2003)
Katarina de Matos Assef: Viva a diversidade! Danças da cultura popular na formação de professores (2021)
Kathiuska C. Alvarez Acosta: Educação musical na pré-escola: uma visão holística e construtivista (1996)
Kathlen dos Santos Lima: O ensino da percepção musical atrelado ao repertório selecionado através do gosto dos alunos (2019)
Larissa Goretkin: Musicalização para crianças de dois a quatro anos: uma reflexão teórica baseada em uma prática pedagógica no Dispensário Santa Teresinha do Menino Jesus da Gávea (2003)
Laura Gubernikoff Guimarães: Aplicação dos métodos de Stanislavski para o teatro em preparação vocal e aulas de canto (2013)
Leandro Benites de Barros: O potencial pedagógico do volume preparatório da obra DIORAMA para piano de Cacilda Borges Barbosa (2008)
Leandro Cavalcanti Silva Donato: Ensino da guitarra elétrica: a video-aula "Técnica e Versatilidade" de Kiko Loureiro comparada com o método "A Modern Method for Guitar" da Berklee (2014)
Leandro Floresta de Miranda: A prática de (em) conjunto e a zona de desenvolvimento proximal - relato e relações (2017)
Leandro Guedes Paiva de Assis: A adequabilidade dos cursos de formação de professores de música frente às demandas do mercado de trabalho (2013)
Leandro Montovani da Rosa: Reflexões sobre a função social do ensino de música: a necessidade de transformação do professor de música em educador musical (2016)
Leandro Motta Lima de Marcondes: O ensino da harmonia aplicado a uma vivência de música popular (1995)
Leandro Vasques de Freitas Victor do Espírito Santo: Do processo de ensaios na música popular - observações sobre a preparação do lançamento de um CD (2007)
Leonardo B. Martins de Oliveira: Jogos, percepção, voz cantada, percussão e violão: bases para musicalização de primeira a quarta séries (2002)
Leonardo de Mesquita Taveira: A música do teatro de revista como ferramenta didática no ensino do canto em português: uma sugestão pedagógica (2006)
Leonardo Lopes Farias: ONGS e projetos sociais em uma educação neoliberal: o que podemos tirar de positivo nesse contexto? (2016)
Leonardo Stefano Másquio: A criação de canções no Centro Cultural Banco do Brasil - RJ: uma ação educativa significativa? (2008)
Lethícia de Souza Telles: O aquecimento corporal como facilitador da técnica vocal coral (2016)
Liana Arduino de Magalhães: Musicalização através de elementos do método Kodály aplicado à música brasileira (2004)
Lina D'Albora Santoro: Considerações em torno da técnica vocal e de sua importância para o desenvolvimento do coro, a partir das visões de três regentes (2002)
Lino Hoffmann Filho: Oficina de percussão (1996)
Liza Maria Saldanha Kuenerz: Aprender o Brasil, alcançar os quatro cantos ao sabor dos quatro ventos: contribuições da animação cultural para o ensino formal de música (1998)
Luanda Magalhães Bem: Guerra-Peixe: duo para clarineta e fagote, traços brasileiros de uma composição (2004)
Lucas Lima de Souza: Introdução à luteria eletrônica para músicos em formação (2025)
Lucas Torres do Carmo: Formação de professores dentrofora das universidades: uma narrativa auto-reflexiva (2016)
Lucca Perrone Totti: Ensinar uma escuta que ensina: R. Murray Schafer e a arte sonora em direção a uma pedagogia da escuta (2021)
Luciana de Lima: Educação musical nas igrejas: contribuições para a prática pedagógica em outros ambientes (2012)
Luciana Garrido: Como a educação musical pode ajudar os portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA/H) Estudo de três casos (2008)
Luciana Pires de Sá Requião: Músico-professor: um estudo de caso (1999)
Luciana Santos Silva Oliveira: O aprendizado do cavaquinho: faltou luz, mas a música continua... (2000)
Luciano Cintra Silveira: Aspectos sociais das práticas musicais no Brasil colonial: uma abordagem segundo a teoria de Jaques Atalli (2005)
Luciano Pereira Jordão: A indisciplina nas aulas de música: analisando o problema sob a ética dos professores recém-formados (2018)
Luciano V. Lopes: O estúdio de gravação como ambiente favorável à musicalização e ao crescimento musical (2001)
Lucimar Lima Velloso: Propostas metodológicas para o ensino do teclado eletrônico (1997)
Lúcio André Rodrigues de Lima: Do ensino informal e não formal para o formal: análise sobre as frases contrapontísticas do violonista de 7 cordas Valdir Silva (2023)
Luís Antônio Portella: Estou tocando, não estou ouvindo (2008)
Luis Sergio Veríssimo Gabril: A importância dos jogos e brincadeiras musicais na educação infantil: uma proposta prática para professores iniciantes (2015)
Luísa Andries Nogueira de Freitas: Música e educação infantil: formação do pedagogo e diferentes propostas de educação musical (2012)
Luiz Afonso da Silva Souza: Lei 11.769/2008: análise e operacionalidade (2011)
Luiz Alberto de Oliveira Palumbo: Musicalização através de brinquedos sonoros (1999)
Luiz Alfredo Batista Garcia: A iniciação ao violino e a proposição de um sistema guia para o seu estudo: o padrão do referencial lógico (1998)
Luiz Antonio da Cruz Simões: Ensino da música em projetos sociais e suas expectativas quanto ao desenvolvimento humano (2017)
Luiz Augusto Lima Guimarães: Proposta pedagógica ao ensino dos instrumentos de percussão da roda de samba a partir dos estudos de melódica percussiva de Luiz D'Anunciação (2018)
Luiz Carlos Franco Peçanha: A musicalização através do canto coral a partir da utilização de elementos propostos no método de musicalização Gazzi de Sá (2001)
Luiz Cesar Croset Junior: O ensino do cavaquinho: análise de métodos, questões didáticas e propostas metodológicas (2020)
Luiz Eduardo Guarilha Domingues: O ensino coletivo de música a partir de uma banda de garagem (2009)
Luiz Felipe Lima Rodrigues: A função exercida pelo violão de seis cordas nos conjuntos regionais de choro (2008)
Luiza Borges Cardoso de Oliveira: Das maneiras de se cantar na música popular e folclórica (2007)
Luiza Sales Rangel: Cantos de torcida de futebol: um estudo de caso na torcida do Fluminense (2010)
Manoela Marino Rego: A parte rítmica do cavaquinho: uma proposta de método (2010)
Marcela da Silva Velon: Cantar e crescer: uma proposta de disciplina para o curso de Licenciatura em Música (2012)
Marcello da Silva Teixeira: Oscar Bolão: ensino de percussão e bateria brasileira, e seus pontos de contato com a vida acadêmica (2006)
Marcelo Alessandro Pinheiro da Silva: O repertório no ensino do violão em instituições superiores do Rio de Janeiro: aspectos da dicotomia "erudito" e "popular" (2013)
Marcelo Camera: O caminho do Meio: sinopses e reflexões de apoio ao aprofundamento da concepção musical (1994)
Marcelo de Castro Lopes: Professor em processo de afinação e doze violões (2001)
Marcelo Henrique Pfeil Gomes Pereira: A escola de música Villa-Lobos e seus pólos avançados (2003)
Marcelo Leal Cebukin: Dos picadeiros para as Machinas Fallantes: Bahiano, a Casa Edison e o início da indústria fonográfica no Rio de Janeiro (2012)
Marcelo Machado Conduro: Uma iniciação musical com ênfase no exercício criativo (1999)
Marcelo Mariz de Oliveira Rezende: Musicalização juvenil aplicada ao canto coral: um estudo de quatro casos (2003)
Marcelo Moraes de Aragão: Violão popular para iniciantes: uma proposta de ensino (2002)
Marcelo Wagner Ambrosio: Educação musical através da animação cultural em CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) (2003)
Marcelo Wigderowitz & Mariana Carneiro da Cunha: O prazer e o ensino formal de instrumentos musicais (1995)
Marcia Bulcão de Moraes: Saberes profissionais do docente de música: um debate preliminar a partir da minha história de vida, e breve depoimento sobre a experiência de ensino numa ONG (2002)
Marcia Gabriela Correia Ogando: O pianista em performance: um estudo das propostas de avaliação da prática pianística (2007)
Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla: Contribuição para a interpretação e a audição das obras para piano Pobre cega... e Xô xô passarinho - Cirandas n. 5 e n.7 de Heitor Villa-Lobos (2004)
Márcia Sant'Anna da Costa: O cravo e a música antiga (2005)
Márcio Alves de Carvalho: Aprendizado de saxofone voltado para práticas diárias, O (2002)
Márcio Fábregas de Paiva: Musicalização a partir da obra de Hermeto Pascoal (2008)
Márcio Freire Horsth Vieira: Imersão: um processo de ensino-aprendizagem musical onde a prática antecede a teoria (2003)
Márcio Pizzi de Oliveira: Formas de ensinar os sons feitos por uma banda vocal (2005)
Marco Antônio Toledo Nascimento: A importância da banda de música como formadora do músico profissional, enfocando os clarinetistas profissionais do Rio de Janeiro (2003)
Marco Aurélio de Carvalho Soares: A preparação de alunos de primeira a quarta séries do ensino fundamental para o ingresso na atividade coral da escola (2006)
Marcos Brito Diniz: O processo de humanização, segundo Paulo Freire, presente na prática do coletivo Possibilidades: um caminho para a educação musical (2024)
Marcos da Silva: Música e cultura da infância: o papel da flauta doce (2016)
Marcos Luis Souza Lima: A pedagogia do contrabaixo brasileiro por um olhar percussivo (2013)
Marcos Luiz Mendes Feitosa: A filosofia educacional de Shinichi Suzuki: uma revisão bibliográfica sobre estudos recentes e sua aplicabilidade (2021)
Marcos Vinícius Gomes de Carvalho: Orquestra de cordas dedilhadas Claudionor Cruz: uma proposta de musicalização através da prática de conjunto no ensino médio (2023)
Marcus Vinícius Pinto Nunes: Oficina Rio Maracatu: o uso de uma manifestação de cultura popular como proposta pedagógica (2003)
Maria Accioly: Lado a lado: interação e criação no ensino da música (2003)
Maria Cecilia Amarante de Almeida Magalhães: Vantagens e desvantagens do ensino de piano em grupo (2009)
Maria Cláudia Heluy da Silveira: Mariah Carey e Celine Dion: um estudo sobre efeitos vocais com algumas sugestões didáticas para o canto popular (2001)
Maria Cristina Gonçalves Gomes: A prática do canto coral na terceira idade e seus benefícios (2022)
Maria Eduarda Fadini: Soltando os nós: as repercussões corporais da repressão da sexualidade na infância e sua influência na aprendizagem do canto (2006)
Maria Isabel Cellario: Com-passos de harmonia (1995)
Maria Laura Perfeito de Berrêdo: A criança e a música - uma parceria no processo de desenvolvimento (2009)
Maria Luiza Gonçalves Adnet: Musicalidade e percepção musical (2004)
Maria Silvia González P. Leme: Por uma educação musical especial (2000)
Mariana Barros Moreira: "Caticuti Vulidá" - A ludicidade e o desenvolvimento musical nos primeiros anos de vida da criança (2010)
Mariana de Andrade Linhares Barsted Young: O resgate do prazer no ensino-aprendizado dentro da prática da oficina de linguagem musical do professor L. C. Csekö (1998)
Mariana de Paula Leocádio Serra: Blocos carnavalescos: método O PASSO - uma visão dos atores envolvidos (2016)
Mariana Follador Guedes: Uma reflexão sobre as metodologias da percepção musical e suas práticas na UNIRIO (2014)
Marilda Barroso Bottino: A música como função educadora na formação do cidadão integral: um olhar filosófico (2013)
Marina Baird Daflon Ferreira: Competências do regente coral na escola. Relatos de dois regentes de coro de ensino médio. (2011)
Mário Robert Assef: Oficina de voz (1995)
Mário Sève: Conceitos para análises rítmicas em dois gêneros de música popular brasileira: o samba e o choro (2024)
Marlon Júlio da Silva: O músico educador da linguagem do choro: a experiência da Escola Portátil de Música e do grupo Matutos (2017)
Marluce de Souza Ferreira Oliveira: Ensino de música infanto-juvenil com violino (2016)
Marta Lima da Cunha: As características artístico-musicais do coro Cantareiros (2024)
Martha Abrantes Gonçalves: Educação musical e inclusão escolar: uma aproximação teórica (2006)
Matheus Braga de Miranda: A música e as emoções: os benefícios da educação musical amparados na neurociência (2013)
Matheus Carvalho Rebelo: Aspectos emocionais no ensino musical na primeira infância (2022)
Matheus Faria: Criando um novo coro: estudos e relatos de experiência (2019)
Matheus Fonseca Pinheiro: Ensino de percussão para crianças e jovens surdos: formação de bateria de Escola de Samba (2021)
Matheus Lavra Brasil: O Perfil dos alunos do curso de saxofone do IVL (2022)
Matheus Mendes Zanela de Resende: Presença de Luckesi na avaliação da aprendizagem na disciplina Harmonia: um estudo avaliativo em uma instituição de ensino superior de Música (2020)
Mauricea Costa Santos: A música instrumento de inclusão (2022)
Maurício Garritano: Análise da musicalização em creche com bebês de seis meses a um ano e onze meses (2017)
Maurício Pinheiro Reis: A música na escola de ensino fundamental: possibilidades da interdisciplinaridade (2012)
Maurício Sá Barreto Teixeira: Ensino coletivo de violão: diferentes escritas no aprendizado de iniciantes (2008)
Mauro Henrique de Vasconcellos: A clarineta e as metodologias de ensino voltadas ao aluno iniciante (2014)
Mauro Luiz da Rocha Soares: Aulas de instrumentos musicais em grupo: uma proposta a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky (2010)
Melissa Cathaldo Lopes: A escolha do repertório em um processo de educação musical: uma reflexão sobre o repertório do Coro Juvenil Unirio (2018)
Michel Groisman: Caveira gelatinosa (1995)
Michel Ramos da Silva Costa: O papel do estudo formal para músicos que possuem treinamento informal e que atuam no mercado musical: um estudo de caso (2021)
Micheli Nascimento de Souza Viégas: Alterações vocais em professores de música com múltiplas funções: orientações para a sua prevenção (2008)
Midian Miguel Inácio da Silva: Na grade ou na quadra? Práticas de ensino e aprendizagem musical em dois projetos pedagógico-musicais na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro (2018)
Miguel Angelo Machado: A relevância do ensino de guitarra elétrica nos cursos de graduação em música (2009)
Natan Figueiredo: Uma sensibilização para a poluição sonora através do canto coral: um diálogo com o coral juvenil do Centro Educacional de Niterói (2021)
Nathália Andrião Trotta: Repercussões do canto orfeônico no Brasil e práticas musicais atuais dentro da escola regular (2017)
Nayana Torres Pereira: Candeia e a Escola de Samba Quilombo: um exemplo de preservação das tradições culturais e manifestações artísticas, em resistência à comercialização das escolas de samba (2008)
Neil Carlos Teixeira: O contrabaixo no samba (2000)
Nelson Orlando Neto: A importância do lúdico na educação musical (2013)
Nicole do Nascimento Correia: Aspectos rítmicos da iniciação musical: a busca pela presença do método Gazzi de Sá em um curso não-formal de música oferecido pela Escola de Música Asael/IEAD - Angra dos Reis - RJ (2023)
Nilcivana dos Santos Pires: Considerações sobre o ensino da flauta doce para a educação básica e as construções do método Suzuki (2022)
Nina Cardoso: O projeto de extensão Coro Juvenil Unirio como facilitador do ingresso de jovens na graduação em música (2016)
Noara de Oliveira Paoliello: A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical (2007)
Noemi de Paula Batista: A musicalização por meio do violino: "filosofia" suzuki versus metodologia tradicional (2008)
Osvaldo Celedon: Análise do método avançado de guitarra da escola de música Musiarte (2004)
Otávio Augusto Santos Corrêa Ananias : Intervenções sócio-musicais: uma experiência na Allegro Academia de Arte (Nova Iguaçu/RJ) (2009)
Pablo de Paula Cyrino dos Santos: Metodologia para guitarra aplicada à improvisação e harmonia: método fusion (2016)
Pablo Soares de Medeiros Lucas: Guia de apoio à iniciação à flauta transversal através do pífaro (2023)
Patrícia Alcântara da Hora: Utilização da metodologia de oficina de música, numa direção de bateria de escola de samba. (?)
Patrícia Costa: Canto coral no segundo grau: uma alternativa para a continuidade do ensino de música nas escolas (1996)
Patrick Grossman Ferreira: O lúdico e a utilização do corpo como facilitadores da aprendizagem musical (2013)
Paulo César Blanc Amorin: Técnicas para o conhecimento e domínio do braço da guitarra (2001)
Paulo Henrique de Gouvêa e Silva: Educação musical para o primeiro ciclo do ensino fundamental: romantismo ou inclusão? (2004)
Paulo José Afonso Caldas: O núcleo de cultura popular "céu na terra" e sua relação com gêneros e repertórios musicais tradicionais (2008)
Paulo Richard: O ensino de música de maneira não formal no meio urbano (1995)
Paulo Seth: Astor Piazzolla: o tango entre fronteiras (2002)
Pedro Bezerra Costa: Loops: o aprendizado e a composição de música eletrônica pop (2003)
Pedro da Rocha Miranda Penna: Aplicação dos exercícios de Murray Schafer "Limpeza de Ouvidos" em uma escola do Rio de Janeiro (2013)
Pedro de Albuquerque Araújo: Análise da formação do músico na Itiberê Orquestra Família (2005)
Pedro de Almeida Monteiro: O aprendizado informal do cavaquinho - um estudo de caso: Marcio Vanderley (2013)
Pedro Hasselmann Novaes: A gaita Peregrina: tradição oral galega e interpretação instrumental de repertório medieval galaico-português (2003)
Pedro Henrique de Azevedo Cesário Silva: As diferenças entre os cursos de bacharelado em clarineta da UNIRIO e UFRJ nas décadas de 80 e 90 do século XX e na atualidade (2012)
Pedro Henrique Izar de Souza: Formação docente em música no contexto do projeto PIBID: desafios multiculturais (2016)
Pedro Henrique Pereira Romano: Iniciação ao violão acompanhador por meio de cifras e diagramas de acordes: um relato de experiência (2022)
Pedro Henrique da Silva Cunha Vieira: Ensino coletivo de instrumentos musicais: um estudo panorâmico sobre os projetos desenvolvidos na região sul fluminense (2023)
Pedro Luiz Fadel Ferreira: Cores e valores: racismo, colonialismo, eurocentrismo e o impacto da noção hegemònica de música na formação de docentes no Instituto Villa-Lobos (2021)
Pedro Mibielli Cardoso: Os diferentes saberes musicais e suas relações dentro da sala de aula (2016)
Pedro Santos Guedes Pereira: Fundamentos básicos para a elaboração de uma formação especializada em composição de trilhas sonoras (2006)
Pedro Seara Pastor: Aspectos da educação musical luterana e a construção do discurso retórico da cantata Ad Manus de D. Buxtehude (2023)
Piero Emanuel Grandi: Textura de melodia acompanhada para guitarra elétrica e violão (2008)
Pitter Rocha: A improvisação musical como via expressiva no aprendizado da guitarra elétrica (2016)
Priscila de Souza: Uma análise comparativa de três métodos de ensino de leitura musical para alunos de violino do método Suzuki (2015)
Priscila Loureiro Reis: Orquestra Mirim Armando Prazeres: relato de experiência (2006)
Priscila Pereira Lutz: O fazer musical como instrumento para a inclusão social (2007)
Priscilla Hygino Rodrigues da Silva: Os métodos brasileiros de violão para público infanto-juvenil e o ensino coletivo de violão na infância (2013)
Rafael Amphilóphio Fernandes: A prática da improvisação na música popular no cavaquinho (2023)
Rafael Borges Aloan: A organologia e a adaptação timbrística na música armorial (2008)
Rafael de Paula: Teoria do amadurecimento de Winnicott e musicalização infantil de crianças de até três anos: uma reflexão (2018)
Rafael de Souza: Narrativas de histórias de vida: uma possibilidade de formação continuada do professor de música (2014)
Rafael dos Santos Souza: Criação de arranjos como ferramenta de musicalização no canto coral (2019)
Rafael Dummar Magalhães Carvalho: A criação, transmissão e o aprendizado informal de música dentro da bateria de um bloco de carnaval (2010)
Rafael Guedes de Oliveira Ramalho: Revendo o ensino de música através da psicologia arquetípica (1999)
Rafael Macedo Cunha: Desmitificando autodidatismo musical: guitarristas (2013)
Rafael Meire: O sax de Pixinguinha e o violão de sete cordas (2006)
Rafael Reif de Paula: A paradinha da bateria de escola de samba: da quadra à avenida (2003)
Rafaella Goi Pereira: A embocadura no trompete: fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Rickman (2023)
Rafaela de Oliveira Calvet: Por que os percussionistas têm dificuldade de leitura nos teclados barrafônicos? (2017)
Raiza Contrijani Silva Nadur: Proposta de ementário para o ensino da música eletrônica a partir de uma análise de caso de um curso no Rio de Janeiro (2022)
Ralphen Rocca: O funk no currículo do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO e seu uso pedagógico nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro (2013)
Raquel Antunes da Silva: Pedagogia vocal: algumas posíveis patologias e distúrbios vocais que podem se causados no ensino-aprendizagem do canto (2005)
Rejane Cunha de Assis: A música em hospitais: experiências que vão além da humanização do ambiente hospitalar (2016)
Renan Ribeiro Moutinho: H.J. Koellreutter e K. Swanwick: confluências pedagógicas (2012)
Renata Nascimento y Mansour: Musicalização para a terceira idade através da prática do canto coral (2001)
Renato Reis Miranda: A prática como componente curricular nos currículos de licenciatura em música e de licenciatura em pedagogia da Unirio (2016)
Ricardo Agassis de Jesus Costa: Influência das bandas comunitárias, religiosas ou escolares na formação do músico profissional na Banda Sinfônica da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (2005)
Ricardo Bello Martins Ferreira: A aplicação de tecnologia digital no aprendizado das partes no canto coral (2005)
Ricardo Moreno de Melo: Jongo da Serrinha: permanência de uma tradição banta no mundo globalizado (2002)
Ricardo Murtinho Braga Cotrim: Composição em sala de aula com a utilização de meios eletrônicos (2011)
Rita de Cássia Schwenck Brandão: Educação musical através do piano em grupo para crianças de quatro a seis anos (1999)
Roberta Jardim Silva: A prática musical na igreja metodista da Tijuca: transformações ocorridas entre as décadas de 1990 e 2000 (2009)
Roberta Juliana da Silva Corrêa: Fatores de interferência no tempo de formação docente: um estudo exploratório com alunos da Licenciatura em Música da Unirio no período de 2009 a 2013 (2021)
Roberta Schneider Alcure: Uma proposta de aplicação da abordagem metodológica de Carl Orff para um grupo de crianças carentes (2000)
Roberto de Menezes Meier: Os chorinhos Didáticos de Altamiro Carrilho: análise e apreciação de uma proposta de educação musical (2002)
Roberto Kauffmann: A sanfona no forró pé-de-serra: um pequeno estudo sobre Eron Lima e Nandinho Barros (2019)
Roberto Mendes Barata Filho: Uma abordagem para o ensino básico de teclado (1998)
Roberto Stepheson A. Machado: Saxofone: possibilidades técnicas na improvisação sobre gêneros musicais brasileiros e sua implicação pedagógica (1997)
Rodrigo Caetano Belchior Simões: Villa-Lobinhos: um toque de amor e arte (2003)
Rodrigo Cardoso Affonso: Repensando o ensino de contraponto no Brasil (2002)
Rodrigo Ferreira Machado: Planejamento de aulas de educação musical para crianças do primeiro ano do ensino fundamental (2016)
Rodrigo José da Silva: Formação docente: quais competências o músico deve adquirir para se tornar um professor? (2013)
Rodrigo Marins Ribeiro: Uma análise da metodologia de iniciação ao saxofone segundo a perspectiva do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (2012)
Rodrigo Ramos de Oliveira: Camerata Laranjeiras: a importância do repertório e da prática de conjunto para a formação do músico (2018)
Rodrigo Russano: Narcofunk: aplicações pedagógicas (2002)
Rodrigo Sebastian de Moraes Abramovitz: O ensino de contrabaixo-elétrico baseado em levadas de samba (1999)
Rogério da Silva Pinto: A música no processo de desenvolvimento infantil (2009)
Rogério Honório Duarte: A importância do profissional especializado para o ensino de música de alunos inclusivos: um relato de experiência (2018)
Rogério Lopes: Guitarra elétrica: uma discussão sobre sua aceitação na academia e sua relação com a identidade brasileira (2007)
Rogério Miranda Leitão: Introdução às novas tecnologias e aspectos técnicos do fazer musical: propondo novas disciplinas para cursos de graduação em música (2013)
Ronaldo de Campos Melo: Atividades musicais das oficinas de música como mediadoras de conflitos dentro da sala de aula: um relato de experiência (2021)
Ronaldo Murtinho Braga Cotrim: A educação musical no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais (2009)
Ronilson Brazão Teixeira Filho: Música além da técnica: fatores socializantes na execução musical através do canto coral (2016)
Rosalee Marins Monteiro da Silva Gomes: A educação musical através do piano: competências e habilidades do professor (2013)
Rowena Joy Jameson: Estratégia de abordagem em busca de uma identidade do cantor (2017)
Rubia Mara Ferreira: As parlendas como elemento gerador no processo de musicalização (1994)
Rui Aragão Kaminski: Contribuições do pensamento de D. W. Winnicott para o sentido e a prática de atividades musicais na educação infantil (2008)
Rui Pereira Kopp: Música na escola: o desafio de transformar o invisível significativo aos olhos da educação (2016)
Sabrina de Oliveira Bairros: Tecnologias assistivas na sala de aula (2022)
Sabrina Lôbo de Moraes: Arruma o correto: um estudo de caso do aprendizado musical na roda de choro (2011)
Sanny Santos de Souza: A educação musical através do violoncelo (1998)
Sérgio Izecksohn: Uma proposta crítica para o ensino do teclado popular (1993)
Sérgio Nascimento Barbosa: Porque os jogos de ação para computadores atraem: a abordagem psicológica presente na linguagem do vídeo voltada para o ensino da música (1997)
Sérgio Sansão Simões: O papel do maestro de coro amador (1996)
Sérgio Dornellas Fiuza Jr.: Ritmo é tudo e temos pressa: Corpo, "ritmo e poesia", e outra didática para a educação musical (2023)
Shirley Goes de Oliveira: Educação musical e o processo de inclusão adotado na Escola Municipal Francisco Alves (2008)
Silvana C. Alves de Souza: Trajetória e desenvolvimento do processo criativo e técnico de um músico (2001)
Silvia Fernandes Batista: Redescobrindo o potencial musical na terceira idade (1994)
Simone Azevedo Leitão: Liberdade pianística: entre dois pólos (1993)
Simone Franco Valle: Aspectos da profissionalização do cantor de música popular brasileira: um estudo de caso sobre a formação e prática de três cantoras populares (2013)
Suelana Mattos Santana: Ensino coletivo de violino para iniciantes: grupos heterogêneos (2022)
Susane Cunha das Neves: Tocar por leitura de partitura versus tocar de ouvido (2003)
Suzana de Almeida Santana: Comparação do preparo do professor de educação musical para as escolas regulares da década de 30/40 e da atualidade (2015)
Suzanne Hirle da Costa: Criação e improvisação: propostas para o ensino-aprendizagem do piano (2000)
Sylvia Letícia Guida Lima: Estratégias para otimização do ensino do violino para iniciantes: repensando o ensino do violino enquanto ensino de música (1996)
Tatiana Dumas Macedo: Música contemporânea: uma prática interpretativa em construção (2007)
Tatiane Xavier de Souza: A educação musical e sua importância em creche e pré-escola: estudo de caso em creche-escola no Recreio dos Bandeirantes (2010)
Thaiane Cavalcante Carvalho: Aplicações práticas da teoria de aprendizagem de Jerome Bruner no método Educação Musical Através do Teclado de Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves e Cacilda Borges Barbosa (2019)
Thaís Bastos de Souza Figueredo: A influência das igrejas evangélicas no desenvolvimento do ouvido musical a partir das equipes de louvor (2018)
Thaís Campos Lima: Música, afetividade e interação professor-aluno (2013)
Thales Guimarães Alves: A utilização do Youtube no ensino da música (2017)
Thamires da Silva Fonseca: Musicalização infanto-juvenil nas igrejas evangélicas enquanto formadora de futuros intérpretes (2017)
Themystocles Vieira de Andrade: Estudo de caso: A prática de ensino de integrantes da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (2005)
Theodoro Secchin de Moura: Ensino de música: salas adequadas (2016)
Thiago Assis: Proposta de educação musical através do canto coral fundamentada em Keith Swanwick (2006)
Thiago Barbosa da Mota Garcia: Ensino de trompete a distância (EAD) e presencial: diferenças e possibilidades (2019)
Thiago de Souza Monteiro: Inclusão social através da música: uma experiência no espaço cultural da grota (2016)
Thiago Ferreira de Aquino: Cem por cento Gonça: jongo, tradição e modernidade no grupo Caixa Preta (2004)
Thiago Marcondes Santos: Novas interfaces tecnológicas: discutindo usos didáticos de uma roupa computacional para aulas de música (2012)
Thiago Sias: Música e sentido: o processo cognitivo no efeito dos eventos musicais (2009)
Thomas Fontes Saboga Cardoso: Os violonistas-compositores na música urbana brasileira (2003)
Tomaz Martins de Andrade: Pandeiro brasileiro moderno: possibilidades na educação e um projeto de método de iniciação (2025)
Vagner Leandro dos Santos: A construção de material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem musical: relato de experiência (2004)
Valéria Cristina Mofati Moraes Barboza: O papel das canções na educação infantil (2008)
Vanessa Weber de Castro: Aprendendo música com as obras para coro de vozes iguais de José Vieira Brandão (2005)
Venâncio Marques: O trabalho dos músicos de rua: uma revisão bibliográfica (2021)
Verônica dos Santos Adami: Piano Popular - como se ensina? Pesquisa sobre os métodos e práxis utilizados por um grupo de professores de piano da Escola de Música Villa-Lobos, em Armação de Búzios e do Centro de Formação Artística, de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro (2018)
Victor Di Francia Alves de Melo: A didática na disciplina Arranjo - questões relacionadas ao ensino de Arranjo (2008)
Victor Lemos de Souza: Improvisação como ferramenta pedagógica em diferentes contextos (2023)
Victor Medeiros Hora: A importância da guitarra elétrica no rock para a educação musical através de sua consolidação acadêmica e sua exposição na mídia (2007)
Vinícius do Nascimento Louzada: A importância da prática musical coletiva para o processo de musicalização: um estudo de caso com alunos da Orquestra Experimental da Primeira Igreja Batista no bairro das Graças em Belford Roxo (2017)
Vinicius Gonçalves Moulin: O mercado musical brasileiro e o curso de Bacharelado em MPB da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006)
Vitor de Lima Trope: A atualidade de Jacques-Dalcroze (2013)
Vitória Elizabete Gonçalo da Silva: A técnica de Alexander como ferramenta pedagógica do professor de instrumento musical (2022)
Vivian Pinho Lima: A eficácia da educação musical no desenvolvimento psicomotor e intelectual da criança com necessidades educacionais especiais (2004)
Viviane Pereira Barcellos: Violência urbana e formação de professores de música: o caso do Projeto Uerê como uma "influência positiva" (2011)
Wander Silva de Oliveira: Proposta pedagógica para o ensino de percussão popular através da elaboração de grades rítmicas (1999)
Wilson dos Santos Souza: Reflexões sobre uma prática coral com meninos de rua na Associação Beneficente São Martinho (1993)
Wilson Simonal de Souza: Novas fontes sonoras do grupo Uakti e sua utilização no ensino de música em escolas públicas regulares grau do ensino básico (2006)
Yago Souza Dullens: Ensino da percepção musical na Unirio: em busca de um diálogo entre as óticas de ensino de Ermelinda Paz e os estudos de Cristiane Otutumi (2018)