Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Cursos / NDE

NDE

Bacharelado em Música - Instrumentos

A Resolução no 01, de 17 de junho de 2010, da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) normatizou a criação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de graduação que passou a ser constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Seguindo as normatizações, resoluções e as necessidades da UNIRIO, o IVL estruturou em 12 de setembro de 2012 seis NDEs respectivos ao Curso de Licenciatura em Música e o desmembramento em 5 cursos (Canto, Instrumentos, Composição, Regência e Música Popular Brasileira) do vigente Curso de Bacharelado em Música, regido pela Proposta de Alteração Curricular de 2007.

Em Portaria de 13 de novembro de 2013, no 1.422, assinada pelo Vice‐Reitor no exercício da Reitoria, Professor José da Costa Filho, foram designados os Docentes MARIANA ISDEBSKI SALLES (Coordenadora do Curso), RODOLFO CARDOSO DE OLIVEIRA (substituto eventual da Coordenação), MARY CAROLYN MCDAVIT, CLAYTON DAUNIS VETROMILLA, SERGIO AZRA BARRENECHEA, LUIS CARLOS JUSTI e LUCIA SILVA BARRENECHEA, para comporem o NDE do Curso de Bacharelado em Instrumentos. Em abril de 2014 o colegiado do IVL redefiniu os membros do NDE de Instrumentos, que ficou constituído pelos professores: MARIANA ISDEBSKI SALLES(Coordenadora do Curso), NICOLAS DE SOUZA BARROS, DORIANA MENDES REIS, MARY CAROLYN MCDAVIT, LUCIA SILVA BARRENECHEA, SERGIO AZRA BARRENECHEA e RODOLFO CARDOSO DE OLIVEIRA.

A criação do NDE do novo Curso de Música – Instrumento – Bacharelado em 12 de setembro de 2012 representou a primeira ação para a organização deste PPC. Iniciaram‐se reuniões com intuito de estudar, planejar e propor mudanças necessárias no curso. Foram feitas consultas aos professores de canto e de instrumentos a fim de estudar a viabilidade das propostas de mudança que se fazem presentes neste documento.

Durante este processo, o Instituto Villa‐Lobos foi obrigado a repensar coletivamente seu presente e seu futuro. Assim, foi organizado o “Seminário sobre os Cursos de Música do Instituto Villa‐Lobos”, realizado entre os dias 3 a 5 de fevereiro de 2014, e que contou com a participação de docentes do Instituto Villa‐Lobos e de Representantes da Pró‐Reitoria de Graduação (PROGRAD), Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (DAINF), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Escola de Teatro da UNIRIO. A fim de coletar dados sobre o Curso, foi aplicado um Questionário online para os discentes no segundo semestre de 2014.

Após este longo processo de concepção e maturação, o NDE de Instrumentos formaliza com convicção seu novo Projeto Pedagógico do Curso, cumprindo a tarefa prioritária do desmembramento do Bacharelado em Música em cinco cursos, respectivos a cada Núcleo. Estes são constituídos por um Curso de Instrumentos, que inclui a oferta de quinze Instrumentos ‐ Piano, Violão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Clarineta, Oboé, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Saxofone e Percussão; um Curso de Canto; um Curso de Composição; um Curso de Regência e um Curso de MPB‐ Arranjo.