Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Sala de Vacinação do HUGG é homologada e habilitada

Sala de Vacinação do HUGG é homologada e habilitada

Desde o início de junho, os recém-nascidos na Nova Maternidade Escola Professor Rogério Rocco, voltada para gravidez de alto risco, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), passaram a receber as vacinas necessárias na própria instituição.

A novidade veio por meio da homologação e habilitação do serviço, visto que antes não existia a certificação ou mesmo a capacitação profissional para realização desse procedimento. Em consequência, não havia faturamento e reconhecimento da prática por parte do hospital.

- A sala de vacina é algo específico e, nesse momento, exclusivo para recém-nascidos, independente de o parto ser por meio de cesariana ou normal. As crianças têm de sair da maternidade prevenidas contra hepatite B e tuberculose, em suas formas mais graves (BCG). O objetivo é tomar a providência da forma mais precoce possível –, explicou o gerente de Atenção à Saúde, Sérgio Aquino.

Além destes cuidados, os bebês realizam, antes da liberação, o teste da orelhinha, exame destinado a detectar problemas auditivos, e o teste do olhinho, para diagnóstico de problemas oculares.  A maternidade do HUGG ainda conta com um cartório onde é feita a certidão de nascimento, CPF e identidade dos recém-nascidos.

- Nos preocupamos com todas as etapas desde a vinda dessas mulheres com gravidez de alto risco, ou seja, com problemas como hipertensão, diabetes e HIV. Já no acolhimento, após encaminhamento pela Clínica da Família, continuamos o tratamento em nossa unidade e continuamos até o pós-parto com a vacinação e a emissão dos documentos das crianças -, finalizou o gerente.