Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG implanta mapa cirúrgico virtual

HUGG implanta mapa cirúrgico virtual

Otimização, economia e organização do fluxo de trabalho. A partir de fevereiro de 2020, os procedimentos realizados no novo centro cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), terão mais um aliado na busca pela excelência: um mapa cirúrgico interativo e atualizado em tempo real.

Nos últimos sete meses, a Gerência de Atenção à Saúde (GAS), aliada ao Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), vem implementando mudanças na forma de acesso às intervenções realizadas no HUGG:

- Antigamente, as marcações e alterações de cirurgias eram realizadas em papel, resultando na necessidade dos envolvidos no tratamento, de diferentes setores (enfermeiros, cirurgiões, anestesistas, administrativos) terem acesso e, em consequência, aumentando a chance de perda de informações. Optamos, então, inicialmente, por criar um formulário online para que todos pudessem visualizar e alterar os mapas em tempo real -, explicou a supervisora Lia Oliveira.

Porém, devido ao grande volume de pessoas utilizando o novo recurso, uma solução alternativa teve que ser pensada:

- Pelo quantitativo acima do imaginado, percebemos alguns problemas que demonstraram a fragilidade da ferramenta. Conseguimos resolver o gasto com impressões, porém o controle de alterações continuou sendo falho- completou.

A saída encontrada foi, então, a criação de um mapa cirúrgico via sistema interno, aumentando, desta maneira, a segurança e a praticidade.

- Os mapas, que ficam disponibilizados no corredor do centro cirúrgico, são atualizados em tempo real, graças a um banco de dados integrado. Isto não ocorria com as planilhas, que funcionavam de maneira estática e por consequência necessitavam de mais funcionários para executar uma única ação, acarretando em informações sobrescritas -, explicou o analista de processos, Alexandre Tavares.

Os mapas mostram, ainda, as cirurgias que estão sendo realizadas, assim como o status em que cada uma se encontra, indo desde o pré-operatório até a liberação para enfermaria. Cada situação diferente é representada por uma cor:

- A ideia é utilizarmos um método de gestão visual, conhecido como Kanban, que é um sistema que visa aumentar a eficiência da produção e otimizar os sistemas de movimentação, realização de tarefas e a conclusão das demandas. As referências visuais, por sua vez, ajudam nesse processo- explicou, Lia.

- No futuro próximo implantaremos um login e senha onde, de acordo com a especialidade, o profissional terá privilégios ou restrições. Alguns cargos só poderão visualizar, enquanto outros poderão alterar, ou seja, nosso banco de dados terá um controle. Desta maneira conseguiremos aumentar a confiabilidade passada para nossos usuários, melhorando a qualidade no atendimento prestado, que é sempre nosso objetivo primordial- finalizou o analista de processos.