Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG investe mais de cinco milhões de reais, no segundo semestre de 2018, em equipamentos e novos espaços

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ao longo do último semestre de 2018, investiu em melhorias a fim de atender com maior presteza e qualidade seus pacientes. Desde julho, apenas em equipamentos, foram aportados dois milhões de reais.

Neste período, chegaram ao hospital duas novas ambulâncias, que funcionam basicamente como “ mini-Unidades de Terapia Intensiva”; seis monitores anestésicos multiparâmetro, que permitem o monitoramento dos sinais vitais dos pacientes; um microscópio cirúrgico, que possibilita a gravação das cirurgias em alta qualidade; três novas mesas cirúrgicas, com tecnologia de ponta e mais adequadas para atender aos pacientes; e um novo aparelho de Ultrassonografia, cuja função é  realizar exames de diagnóstico que servem para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

De acordo com o superintendente Fernando Ferry, a inclusão desses insumos na unidade representa a possibilidade de incrementar a prestação de serviço aos usuários:

- Podemos, agora, voltar a fornecer à população um cuidado de excelência. Temos, novamente, uma tranquilidade para receber pacientes complexos e com diferentes demandas. Para aqueles menos abastados, podemos servir de porto seguro, pois aqui é 100% SUS -, informou.

Reinauguração

Fechada em janeiro de 2017 para cumprir normas de readequação solicitadas pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério Público, a Nova Maternidade Escola Professor Rogério Rocco foi reaberta no final de setembro de 2018. O espaço conta com 20 leitos obstetrícios, incluindo um de isolamento respiratório, e três centros de parto normal, denominado PPP (pré-parto, parto e pós-parto).

Os quartos PPP possuem banheiro próprio e possibilitam a gestante de ser acompanhada por um familiar de sua escolha. Além disso, foi criada, também, a Unidade Intermediária Neonatal, com 4 leitos normais e um leito canguru, onde o bebê poderá ficar com as mães em tempo integral.

O espaço, onde foram investidos três milhões de reais, tem capacidade para atender 150 partos mensais e conta com uma equipe multidisciplinar de 70 pessoas, composta por médicos, pediatras e enfermeiros capacitados para atendimento de urgência e emergência em obstetrícia.

Rogério Rocco, que dá nome à maternidade do HUGG, foi professor titular de obstetrícia do próprio hospital universitário, nas décadas de 1960 a 1990. Em 1987, fez a primeira cesariana no Brasil, em uma paciente com AIDS.

Recursos

Os recursos para realização destas melhorias vieram do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf); via emendas parlamentares; e por meio da contratualização com o Sistema Único de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Acesso

Para ser atendido pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família do seu Município ou Posto de Saúde) próxima da sua residência e informar no atendimento a sua situação de saúde. A Unidade Básica de Saúde poderá agendar a consulta por meio de um sistema informatizado chamado SISREG (Sistema de Regulação).