Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG volta a realizar mamografias

HUGG volta a realizar mamografias

Na última terça-feira, 06/02, o mamógrafo do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) teve seus reparos concluídos e voltou a ser utilizado pelo corpo clínico. O instrumento serve como forma de rastreamento do câncer de mama, tipo bastante prevalente entre as mulheres. Após a disponibilização do laudo, feito por um técnico, o médico responsável pela área o analisa, aprovando-o ou desaprovando-o em seguida.

- O equipamento estava parado há quase dois anos devido a um problema na peça que fazia o elevador das mamas funcionar, o que acarretava em excesso de compressão, visto que o aparelho é automatizado -, informou a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Yolanda Faia.

A partir deste conserto, o HUGG terá uma capacidade inicial de atendimento de, até, 10 mamografias por dia, mas a previsão é de expandir esse número.

- Este mês estamos em teste. Mas a partir de março serão 240 exames exclusivos para o SISREG. Além disso, assim que mais radiologistas e técnicos forem contratados, passaremos para 540 exames -, explicou o superintendente Fernando Ferry.

O gestor fez questão, ainda, de ressaltar a atuação sinérgica das diversas unidades do hospital:

- Fico feliz de entregarmos mais um serviço fundamental para a população, entretanto, isso não seria possível sem a participação da nossa Engenharia Clínica, Radiologia, setor de Compras e a Gerência de Atenção à Saúde. Uma unidade de atendimento não se faz apenas com médicos, mas sim com o engajamento de todos os profissionais, sejam do setor administrativo, assistencial ou médico. O objetivo único, e conjunto, é de atendermos com qualidade e dignidade os usuários -, concluiu.