Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG adquire novos equipamentos para o setor de Oftalmologia

HUGG adquire novos equipamentos para o setor de Oftalmologia

Melhorias significativas. Assim pode ser definido o segundo semestre de 2019 do Setor de Oftalmologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Além da chegada de novos profissionais provenientes do concurso da Ebserh, a área, com apoio dos demais setores do HUGG, realizou a aquisição de uma série de equipamentos (que custaram em torno de 1,5 milhão de reais) que aliam o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento à população com a eficácia no método utilizado:

- Nesse período, a partir de junho do ano passado, conseguimos, graças ao empenho de todos, comprar um quantitativo de material que poderá auxiliar no tratamento digno de nossos pacientes. A partir de agora contamos com um pentacam axl, que é um tomógrafo de córnea e realiza diversos exames; um lensômetro, que serve para verificar se o grau da lente prescrita está de acordo com os óculos usados; um oftalmoscópio indireto portátil, que além de realizar avaliação oftalmológica, pode ser empregado em todo o hospital, visto que é de fácil transporte; um ultrassom ocular, que auxilia o diagnóstico de pacientes com qualquer patologia ocular; um ecobiometro, que possibilita calcular o grau da lente a ser colocada, nos casos de cirurgia de catarata e um Yag Laser que permite o tratamento da opacidade da capsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor, posto que não há necessidade da realização de cirurgia. Além disso, conseguimos trocar cadeiras, colunas e refratores, de modo a dar mais conforto tanto para os usuários quanto para nossos profissionais, visto que os antigos tinham 40 anos de uso-, explicou a Chefe da Unidade de Produtos para a Saúde, Erica Rossi.

O chefe do Serviço de Oftalmologia, Mario Martins Motta, também fez questão de ressaltar as benesses causadas com as compras dos aparelhos:

- Existem alguns aspectos a considerar: boa parte da aparelhagem básica de exame oftalmológico era antiga, sem peças para reposição e funcionando precariamente. Isto tornava seu uso difícil e as consultas mais lentas. Com os novos refratores, cadeiras e colunas, pacientes e médicos terão maior conforto e o serviço será agilizado, com menos tempo de espera. Todos esses insumos ajudam na precisão dos diagnósticos; documentação e acompanhamento dos pacientes e aumentam as possibilidades de realizarmos pesquisas clínicas aqui no hospital. Para o ensino dos médicos residentes são de grande valia e eles se sentem mais motivados. Todas essas melhorias foram possíveis porque a direção do HUGG usou o critério de meritocracia, baseado na produtividade e eficiência do serviço de oftalmologia nos últimos anos -, concluiu o oftalmologista.