Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG implanta Unidade de Reabilitação

HUGG implanta Unidade de Reabilitação

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e pertencente à UNIRIO ,acaba de implementar sua Unidade de Reabilitação. A nova área reúne os serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional.

A equipe multiprofissional da nova unidade, chefiada pela fisioterapeuta Leda Keim, é composta por 45 profissionais de fisioterapia, 14 de fonoaudiologia e 5 de Terapia Ocupacional.

– A Unidade de Reabilitação fortalece as relações entre estas três áreas, levando a um ganho para o usuário do serviço de saúde, que receberá um atendimento integrado, multiprofissional e de muita qualidade. Também penso que a Unidade pode ter uma influência positiva no desenvolvimento das três áreas, pois a maior interação proporcionará uma experiência enriquecedora –, destacou Leda Keim.

De acordo com Renato Almeida, coordenador do serviço de Fisioterapia, além de atender o organograma preconizado pela Ebserh para os Hospitais Universitários, a nova unidade vai possibilitar que o HUGG se credencie junto à rede municipal de saúde para ampliar os serviços oferecidos à população.

– Hoje nossa habilitação junto à rede municipal saúde é só na área de Fisioterapia Ortopédica. Com a ampliação da equipe, a partir do último concurso público realizado pela Ebserh, tornou-se possível a implementação da Unidade, que vai permitir que o hospital possa se habilitar a oferecer novas especialidades, garantido melhora da assistência e do cuidado e mais recursos para o hospital  –, explicou Renato Almeida.

A Unidade de Reabilitação presta atendimento ambulatorial nas especialidades de ortopedia, neurologia, neuropediatria, fisioterapia pneumofuncional, reabilitação vestibular, fisioterapia pélvica, reabilitação oncológica e no Ambulatório de Voz. Os usuários são encaminhados por outras clínicas do HUGG e oriundos do SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

A equipe também atua nas enfermarias, maternidade, CTI Adulto e Neonatal, e Enfermarias Pediátricas. Além de prestar apoio ao Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (CEMPE), a Unidade participa, ainda, da realização de exames, como os de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral, de Emissões Otoacústicas, Videofluoroscopia e de Ergoespirometria.

Por meio do programa de residência multiprofissional e do desenvolvimento de pesquisas clínicas aprovadas pelo Comitê de Ética, a Unidade de Reabilitação participa das frentes de Ensino e Pesquisa.