Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG adquire Microscópio Cirúrgico que possibilita gravação de cirurgias

HUGG adquire Microscópio Cirúrgico que possibilita gravação de cirurgias

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileiras de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu, no mês de outubro de 2018, um novo microscópio cirúrgico, no valor de 445 mil reais*, que possibilita gravação de cirurgias em tecnologia fullHD.

Tal função é de suma importância tendo em vista o objetivo de formação acadêmica de alunos, da Escola de Medicina e Cirurgia, e residentes do hospital, que é centro de referência em diversas áreas da Neurocirurgia.  Além disso, essa tecnologia poderá proporcionar um atendimento pleno, e mais preciso, à população.

O setor em questão é responsável por diversos procedimentos microcirúrgicos, que se caracterizam por sua alta complexidade, para patologias intracranianas (tumores, lesões císticas), medulares (lesões tumorais), da coluna vertebral, e de nervos periféricos (lesões tumorais e traumáticas afetando, inclusive, os plexos braquial e lombossacral).

O novo equipamento trabalha com distância de foco de até 500mm, possui plataforma moderna, com mobilidade maior, sem fios expostos, evitando contaminação e possíveis problemas técnicos, algo que, atualmente, é um transtorno dentro do centro cirúrgico. Possui a função de luz negra, que permite a avaliação intraoperatória das lesões tumorais e vasculares cerebrais.

*Verba recebida mediante emenda parlamentar do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ)