Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG adquire equipamento capaz de fazer avaliação pulmonar completa

HUGG adquire equipamento capaz de fazer avaliação pulmonar completa

A pletismografia, é um exame abrangente que avalia a função pulmonar. Além de fazer a parte da espirometria, que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, também mede os volumes pulmonares, por meio de parâmetros relacionados à oxigenação que vão além da condução e resistência das vias aéreas. O responsável por gerar esses dados é um aparelho chamado pletismógrafo, recentemente adquirido pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

- A pletismografia é um exame diferenciado, tendo diversas aplicações nas doenças respiratórias e em outras avaliações pré-operatórias de cirurgias pulmonares e não pulmonares. Esta prova de função pulmonar completa facilita no diagnóstico e seguimento de pacientes com patologias pulmonares graves, tornado a condução destes pacientes mais segura e precisa. Também nos dá muito mais segurança na avaliação dos pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos torácicos e mesmo em procedimentos extratorácicos em pacientes com doença pulmonar. É a primeira vez que nosso hospital conta com este aparelho.  Na verdade, existem poucos destes em utilização no Brasil, mesmo em serviços privados -, explicou o responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do HUGG, Alexandre Ciminelli Malizia.

E em tempos de pandemia, o novo equipamento auxilia, também, na análise de pacientes que foram acometidos pelo novo coronavírus:

- O pletismógrafo ajuda na avaliação dos pacientes com COVID-19 após a alta, indicando se houve algum grau de sequela funcional pulmonar pela doença. Inclusive já estamos realizando esta avaliação nos pacientes que foram tratados em nosso hospital. Atualmente, realizamos seis exames por semana, incluindo pacientes com e sem esta nova doença. Pelas especificidades do equipamento, que necessita de pessoal qualificado para operar, não temos como aumentar, ainda, esta capacidade- concluiu o médico.