Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Diretor do HUGG recebe máxima honraria do estado do Rio de Janeiro

Diretor do HUGG recebe máxima honraria do estado do Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, 19/11, o diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fernando Ferry, foi laureado com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), destinada a premiar pessoas que prestaram serviços à causa pública. A homenagem foi idealizada, e presidida, pela deputada estadual Marina Rocha (PMB-RJ). Participaram da sessão solene, compondo a mesa, dentre outras autoridades, o gerente administrativo do hospital, Ricardo Carvalho, e o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso.

- Eu conheci o Ferry em 2011, quando chegou solicitando ajuda para montar um Programa de Pós-Graduação. Com afinco e determinação, foi formado o primeiro Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais, representando uma conquista da universidade e da população. Percebi, naquele momento a capacidade do Ferry como professor e pesquisador. Depois, conheci um outro lado dele, o de gestor, e, mais uma vez, percebi a eficiência característica em gerenciar o hospital, mesmo com todas as dificuldades presentes. Ele faz tudo de forma atenciosa, contaminando as pessoas com essa vibração e por isso, cada vez mais, o nosso HUGG está crescendo. Ali temos um timoneiro estupendo. Todos acreditam nele. Está fazendo história no hospital. O seu nome, com certeza, já está eternizado no HUGG -, discursou Ricardo Cardoso.

- Estudei minha vida toda no ensino público, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. Fui, e sou, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 100% gratuito, por isso sempre tive na minha caminhada o objetivo de, por obrigação, oferecer ao poder público, tudo o que poder público fez por mim. O meu trabalho, entretanto, não teria sucesso sem o papel de cada um dos funcionários. Na verdade, eu não faço nada. O que faço é ouvir as pessoas, estimulá-las e deixá-las trabalhar e exercer o seu papel de funcionário público que serve à população. Eu tenho um respeito profundo por cada um de nossos colaboradores e gostaria de estender essa homenagem a cada um deles- finalizou Fernando Ferry.

Fernando Ferry, que também é pesquisador, atua há 25 anos no atendimento a pacientes com HIV e foi o coordenador do primeiro mestrado de HIV/AIDS do Brasil , devidamente reconhecido pela Capes, participando de 110 dissertações em 6 anos na UNIRIO.