Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Nota de Falecimento: Professor Azor José de Lima

Nota de Falecimento: Professor Azor José de Lima

É com profunda tristeza que o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e a Escola de Medicina e Cirurgia, pertencentes à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), comunicam o falecimento do clínico, professor e acadêmico da Pediatria, Azor José de Lima, no dia de hoje, 22/8, aos 86 anos, vítima de doença crônica.

A história do professor Azor se confunde com a Pediatria , tendo sido um ícone no Rio de Janeiro, com o HUGG e com a EMC. Em 1965, fez concurso para a UNIRIO. Inicialmente rudimentar, com um único ambulatório, sem enfermaria, berçário ou sala de aula, a instituição foi aos poucos transformada pelo acadêmico. Com o tempo, montou uma equipe de assistentes, construiu um amplo espaço de formação de pediatras com UTI bem equipada, organizou a primeira Residência da Universidade e cursos de especialização.

Em 1978, tornou-se Professor Titular da Unirio, ministrando diversas disciplinas relacionadas à área de Pediatria. A partir de 1984, deu aulas no curso de Pós-graduação para especialização em Pediatria, sendo responsável pelo treinamento de residentes da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade.

Entre 1994 e 1996, ocupou a chefia do departamento de Medicina Geral. Foi Diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Unirio – 2000) e Instituidor da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Professor Emérito da Escola de Medicina e Cirurgia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UniRio (2008).

Além das fronteiras da universidade, ajudou a criar e foi o primeiro presidente do Congresso Brasileiro de Nutrição e Metabolismo Infantil, em 1981. Membro das Academias Brasileira de Pediatria e Latino-Americana de Nutrologia. Já ocupou os cargos de Vice-presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Realizou pesquisas na área da gastroenterologia e nutrição, escrevendo diversos artigos e capítulos sobre o tema. Publicou o livro Pediatria Essencial, destinado a graduandos e residentes em Pediatria. O livro já se encontra em sua quinta edição.
Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, sendo eleito em 2001, apresentou memória intitulada “Contribuição ao Estudo da Constipação Intestinal na Criança: Detecção de um Prenúncio nos Primeiros Seis Meses de Vida.

Além das contribuições materiais, Professor Azor deixa ensinamentos, memórias e carinhos para todos aqueles que tiveram a honra de dividir momentos ao seu lado. Por isso, ficará eternizado.