Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Cirurgião que fez o primeiro transplante de pâncreas no mundo será homenageado no HUGG, no próximo dia 31

O professor Edison Dias Teixeira, responsável pelo primeiro transplante de pâncreas no mundo, em 25 de maio de 1968, será homenageado, no dia  31 de maio, às 15:00, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Edison foi professor adjunto de cirurgia da Escola de Medicina e Cirurgia, além de ocupante do cargo de diretor do Departamento de Pós-Graduação e Pesquisa da Pró-Reitoria Acadêmica da instituição.

O procedimento pioneiro foi realizado no Hospital Silvestre, no  Rio de janeiro,  e teve como paciente original Arari Charbel Rios, que na ocasião tinha diabetes, magreza extrema, cegueira e possibilidade de morte pelo não funcionamento do pâncreas, órgão que regula a quantidade de açúcar no organismo.

Na ocasião, Edison Teixeira era o único médico brasileiro participante da sociedade internacional de transplantes de órgãos e o trabalho de pesquisa sobre este procedimento havia sido feito em sigilo.

Confira aqui, o vídeo da entrevista concedida no dia do transplante pela equipe de cirurgia.

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle  é localizado na Rua Mariz e Barros 775- Maracanã.