Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG promove Oficina Literária há vinte anos

HUGG promove Oficina Literária há vinte anos

A Oficina Literária do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vem sendo desenvolvida há vinte anos através das narrativas oral e escrita surgidas a partir da poética inconsciente, numa abordagem da psicologia analítica de JUNG.  O trabalho, criado  pela enfermeira e arteterapeuta Regina Macri, foi implementado em 1999 como um projeto autônomo, ligado à Pró-Reitoria de Extensão, e voltado para o atendimento no ambulatório do hospital:

- O projeto nasceu da necessidade observada de desbloqueio da narrativa cristalizada, que pode nos adoecer tanto física quanto mental e emocionalmente, ocasionando depressão, hipertensão, diabetes, dentre outras enfermidades -, explicou Regina.

Nos últimos sete anos, a partir da Oficina Literária, gerou-se um Sarau de Arte que acontece uma vez por mês, aos sábados, entre março e novembro no CEMPE.

- Resolvemos ampliar a abordagem da arte para atingirmos um público maior, daí veio a ideia do Sarau, envolvendo os profissionais e estudantes do HUGG, sendo aberto, inclusive, para a população. Entendemos que o Hospital é um campo de trabalho onde a fragilidade e o adoecimento guardam a semente da saúde, da força e da criação. E a Arteterapia, por sua vez, facilita o encontro com a imaginação, restaurando a saúde em todas as suas dimensões- concluiu a coordenadora.

Nos encontros mensais ocorrem exposições de trabalhos dos componentes da Oficina, como: imagens, escritos e declamação de poesias. Também acontecem contação de histórias, apresentação de grupos musicais e lançamentos de livros. No último sábado, 19/10, houve a palestra “Amor, Alma e Metanóia”, do poeta, psicólogo e professor Paulo Pinho.