Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / HUGG celebra acordo inédito no Rio de Janeiro com Corpo de Bombeiros

HUGG celebra acordo inédito no Rio de Janeiro com Corpo de Bombeiros

No final de fevereiro, 27, foi acertado um termo de cooperação técnica, inédito no Rio de Janeiro, entre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Estiveram presentes o reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, o superintendente do HUGG, Fernando Ferry, o comandante-geral do CBMERJ, e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, o diretor-geral de Saúde do CBMERJ, coronel Roberto Miúra, o diretor da Policlínica de Nova Iguaçu, coronel Leonardo Felipe, as subdiretoras da Policlínica, tenente-coronel Vandreia e major Vanessa Corrêa, e o diretor-médico do HUGG e major do CBMERJ, Ricardo Carvalho. O encontro ocorreu no quartel do Comando Geral dos Bombeiros.

A proposta principal do convênio é possibilitar a troca de conhecimento:

- Vamos realizar uma ação em que permitiremos não só a permuta de insumos, como medicamentos e materiais, mas também a de saberes, onde teremos os oficiais do CBMERJ ministrando cursos para os alunos da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), por exemplo: curso de bioterrorismo, de salvamento de afogados, salvamento em selva, quer dizer, todas as atividades que os bombeiros fazem na área da Saúde e que são de interesse dos discentes. Em retorno, faremos, também, com que aqui seja um espaço de titulação para os membros do Corpo de Saúde deles. Futuramente, com o apoio do reitor, pretendemos estender essa cooperação para toda universidade -, explicou Fernando Ferry.

- Temos muito a aprender com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil a respeito de assuntos que eles lidam diariamente. Essas noções práticas de situações de emergência, como o atendimento a múltiplas vítimas, que os oficiais lidam cotidianamente, proporcionarão a geração de médicos mais preparados, desenvolvendo um diferencial no Ensino e Pesquisa da nossa universidade. Ou seja, uma parceria de dois centros relevantes, onde todos ganham, principalmente a população- completou Ricardo Carvalho.

Conforme o superintendente, outro ponto positivo é a viabilidade na capacitação sem gastos extras aos cofres públicos:

-  As instituições têm que se somar. Em época de crise financeira, é preciso que os órgãos públicos dialoguem, se ajudem e façam atos de cooperação, criando um crescimento conjunto, equilibrado e factível. Assim, ainda, na parte assistencial, poderemos ajudar pacientes que recorram ao CBMERJ, com as nossas especialidades, e vice-versa. No Rio de Janeiro, um acordo com a entidade pública mais respeitada pelos cidadãos, o corpo de bombeiros,  no auxílio de formação de alunos, consistentemente, para além do simbolismo, é inédito -, concluiu Ferry.

Os cursos, segundo o previsto, irão começar entre abril e maio de 2019. Faltando, apenas, reuniões técnicas para formalização do plano de trabalho, que envolverão a direção da EMC e os respectivos professores.