Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Evento em reconhecimento ao Novembro Azul ocorre no HUGG

Evento em reconhecimento ao Novembro Azul ocorre no HUGG

Na última quinta-feira (28), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Rio de Janeiro promoveu uma ação em conjunto com Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata.

A palestra foi mediada pelo Professor Doutor em Urologia Irineu Rubinstein,  da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do HUGG , tendo como público moradores de abrigos e hotéis populares da Prefeitura do Rio com faixa etária acima de 40 anos.

O evento teve a presença do deputado estadual Danniel Librelon, a assessora da Subsecretaria de Proteção Social e Especial, Daniela Araújo da Costa, representando o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos João Mendes de Jesus.

O câncer de próstata é o segundo carcinoma mais frequente na população masculina. Os sintomas principais são: urinar com frequência à noite, desconforto, dor ou queimação ao urinar.

Já os fatores de risco são:  poluição, ingestão de gorduras, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade. É recomendado, portanto, uma alimentação balanceada, com consumo de frutas, soja, vitamina D e E, e a realização de atividades físicas.

O diagnóstico precoce, realizado através do exame de toque, é fundamental no tratamento feito pelo médico urologista e é recomendado para homens acima de 50 anos, no geral, e mais de 40 anos para aqueles que possuem histórico familiar e hereditários.