Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / HUGG realiza procedimento avançado no combate ao Ceratocone

HUGG realiza procedimento avançado no combate ao Ceratocone

O Ceratocone é uma doença oftalmológica não-inflamatória, progressiva, na qual mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina, modificando sua curvatura para um formato mais cônico. Trata-se da distrofia corneana mais comum, atingindo uma a cada duas mil pessoas. Há aproximadamente um ano, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG),pertencente à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vem utilizando uma técnica chamada crosslinking corneano, com o objetivo de corrigir esse malefício. Atualmente, é a única instituição universitária no Rio de Janeiro a usar este tipo de tratamento para pacientes do Sistema Único de Saúde.

Esta moléstia, quando não remediada, pode gerar irregularidades na córnea levando à baixa visão, proveniente do astigmatismo irregular. Dentre os principais sintomas estão: visão borrada, imagens fantasma e sensibilidade à luz.

Por se tratar de um método avançado, o crosslinking permite corrigir a distrofia, evitando sua progressão e, consequentemente, a necessidade de transplante de córnea, o que ocorre em estágios mais avançados.