Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atividades em prol da segurança do paciente marcam o mês de abril no HUGG

Atividades em prol da segurança do paciente marcam o mês de abril no HUGG

Atividades em prol da segurança do paciente marcam o mês de abril no HUGG

Programação

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado em primeiro de abril de 2013 e objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos, privados ou públicos, da área no País. Por isso, durante este mês, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com outros serviços, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) desenvolverá atividades para sensibilizar e divulgar a importância de práticas seguras.

Histórico1

 A temática ganhou relevância mundial em 2000, depois da divulgação de um relatório do Instituto de Medicina (IOM-EUA) que avaliou a incidência de eventos adversos (EAs), entendidos como danos causados pelo cuidado à saúde e não pela doença inicial, em revisões de prontuários. O estudo comprovou uma taxa de mortalidade por EAs, nos Estados Unidos, maior do que em pacientes de outras patologias, como câncer de mama. Também foi percebido um prejuízo financeiro pelo tempo prolongado no hospital, causado pelos eventos. A pesquisa foi replicada em outros países, com resultados semelhantes.

 A partir destes dados, deduziu-se que o cuidado à saúde, no passado, era simples, menos efetivo e relativamente seguro. Com os avanços da ciência, passou a ser mais complexo, mais efetivo, entretanto, teoricamente mais arriscado. Ou seja, merecia uma atenção maior por parte dos órgãos ligados à área.

 Tal atitude foi tomada pelo IOM, um dos principais institutos do mundo, ao integrar a “segurança do paciente” dentre os seis atributos da qualidade do cuidado, aqueles que aumentam a chance de se produzir resultados desejados. Os demais são: efetividade, centralidade no paciente, oportunidade do cuidado, eficiência e equidade.

 O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente(AMSP), criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e há cinco anos possui um programa próprio. O PNSP, em suas diretrizes, entende por segurança do paciente toda redução a um mínimo aceitável do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Configuram como incidentes que podem ser evitados: dosagens maiores que as adequadas, quedas de leitos hospitalares, trocas de prontuários, entre outros.

O programa se baseia em quatro eixos: estímulo à prática assistencial segura; envolvimento do cidadão na sua segurança; inclusão do tema no ensino; e maior produção acadêmica a respeito. O fim é a criação de uma cultura de segurança do paciente.

A implementação do PNSP nos estabelecimentos de saúde envolve: sugestão de práticas seguras nos hospitais, elaboração de métodos de comunicação de adversidades, e criação e promoção de meios de capacitação.

 É obrigatório, desde 2013, em todos os hospitais a criação de Núcleos de Segurança do Paciente. Os NSPs realizam ações para implantar a administração de risco no serviço, objetivando a segurança do paciente e a atuação multiprofissional nos processos.

Programação2

As atividades do Núcleo de Segurança do Paciente do HUGG ocorrem a partir do dia 3/4 e terminam no dia 25 do mesmo mês. O evento será composto por palestras e divulgação das campanhas: “PARCEIROS DO NÚCLEO”, quanto à importância de ações de segurança e a notificação dos incidentes; e “- É +: MENOS ADORNOS, MAIS SEGURANÇA”, que mostrará o risco Da utilização de determinados utensílios em ambiente hospitalar.

As ações são voltadas para os profissionais de saúde e os demais interessados na temática. A inscrição, gratuita, não necessitará de inscrição prévia.  

1 Foram utilizadas como fontes os seguintes endereços: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf; https://proqualis.net/noticias/programa-nacional-de-seguran%C3%A7a-do-paciente-j%C3%A1-tem-hist%C3%B3ria-para-contar ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp; http://www.conass.org.br/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp/; e https://proqualis.net/notciaespecial/programa-nacional-de-seguran%C3%A7a-do-paciente

2 A programação completa pode ser vista na imagem ao lado