Modelagem Estrutural de Proteínas e Desenho de Fármacos
Os projetos de sequenciamento de alto desempenho (next-generation sequencing) e em larga escala (Genome-Wide Association Study - GWAS) de genomas humanos atualmente revelam milhões de, até então desconhecidas, variações genéticas. Determinar experimentalmente o efeito de uma mutação sobre a estrutura e função de uma proteína é um problema ainda não resolvido para acompanhar os sequenciamentos em larga escala. Como essas variantes podem influenciar na seleção de medicamentos, dosagens e efeitos adversos, esta informação genética é de grande importância para o desenvolvimento de drogas em geral e crucial para a medicina de precisão. A pesquisa nesta área é inovadora e estratégica por fornecer o suporte necessário às áreas experimentais. O efeito dessas variantes genéticas pode ser predito a partir de técnicas de bioinformática estrutural projetadas para gerar modelos estruturais, quantificar enovelamentos incorretos da proteína e agregação. Nossa proposta é usar simulação computacional in silico para investigar o efeito das mutações no desenvolvimento de doenças genéticas, e as interações com fármacos. Atualmente existem mais de 230 milhões de substancias candidatas a fármacos, neste cenário o uso computacional é imprescindível. No desenho racional de fármacos, protocolo largamente utilizado na indústria farmacêutica, a habilidade de predizer a eficácia clínica de uma dada molécula, por simulação computacional usando toxicologia in silico e docking molecular, é uma ferramenta poderosa na economia de tempo e recursos, sustentável, otimizando e reduzindo gastos com testes in vitro, o uso de testes em cobaias, e a geração de resíduos laboratoriais.
Docentes Participantes:
- Barbara De Azevedo Abrahim Vieira
- Joelma Freire De Mesquita
- Tiago Fleming De Oliveira Outeiro
Financiadores:
- CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Chamada CNPq N° 05/2024 - Programa Institucional de Iniciação Científica)
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (EDITAL FAPERJ Nº 19/2022 – PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO)
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (Auxílio à Pesquisa - APQ1)
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (Bolsa Iniciação Científica)
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (EDITAL FAPERJ Nº 23/2024 – BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
- FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - (Auxílio ao Pesquisador Recém-Contratado (ARC))
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - (Edital CEG/CEPG nº 490/2024 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)