Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Laboratório de Mutagênese Ambiental (LABMUT - DBB/UERJ)

Laboratório de Mutagênese Ambiental (LABMUT - DBB/UERJ)

Coordenador: Prof. Dr. Israel Felzenszwalb

Pesquisador associado: Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Lima (co-responsável)

Ao longo de mais de vinte anos, o Laboratório de Mutagênese Ambiental (LabMut - site.labmut.com/) vem analisando os efeitos deletérios de agentes físicos, químicos e biológicos para a saúde humana e ambiental. Na área de mutagênese e toxicologia ambiental, estamos interessados em estudar os efeitos de fármacos, produtos naturais, alimentos e poluentes ambientais, sobretudo em relação aos danos causados na estrutura e função do DNA. As metodologias usadas no LabMut permitem identificar e compreender os mecanismos relacionados à interação dos mais diversos materiais com o DNA em modelos padronizados para os desfechos de genotoxicidade e mutagenicidade recomendados pelas agências internacionais de harmonização, como a OECD. Nosso laboratório é acreditado pela MutaGen Brasil para a realização do Teste de Ames, ou Ensaio Salmonella/microssoma, ensaio primordial para averiguar a mutagenicidade de qualquer produto que se tenha a intenção de consumo para a saúde humana e animal. Além disso, outros ensaios in vitro, recomendados como modelos alternativos ao uso em larga escala de experimentação animal, como o ensaio de micronúcleo in vitro com bloqueio da citocinese, em diversos modelos de células eucariontes e os ensaios de fototoxicidade in vitro em queratinócitos humanos. O laboratório de organiza em duas unidades de pesquisa:

1- A "Unidade de Toxicologia Celular" é um aparato de cultura de células que dispõe de todos os equipamentos necessários para a realização dos principais ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade em células de mamíferos.

Equipamentos disponíveis: 02 cabines de segurança biológica (fluxo laminar), centrifuga de bancada, estufa de CO2, 02 autoclaves, destilador de água, balança analítica, 05 microscópios ópticos: 01 binocular, 03 trinoculares e 01 invertido com contraste de fase.

2- A "Unidade de Toxicologia de Procariotos" é um aparato de cultura de bactérias que dispõe de todos os equipamentos necessários para a realização dos principais ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade em células procariotas.

Equipamentos disponíveis: 02 cabines de segurança biológica (fluxo laminar), 01 Câmara Incubadora com Agitação Orbital (Shaker), estufa de BOD para incubação bacteriana.