Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Laboratórios Associados

Laboratórios Associados

Laboratórios Associados

  1. Infraestrutura de ensino e pesquisa 

 

  1. Instalações físicas, laboratórios e biblioteca

 

Nosso programa terá uma completa e funcional estrutura administrativa, em conjunto com o programa de mestrado atual, incluindo secretaria acadêmica, excelente infraestrutura de rede e suporte de informática, além de contar com diversos laboratórios de informática e uma ótima rede de bibliotecas. Somando-se a isso temos laboratórios de pesquisa dentro e fora do Instituto Biomédico (IB) bem estruturados com equipamentos de alto nível tecnológicos e científicos que propiciarão a nossos futuros alunos condições para o desenvolvimento de seus trabalhos de testes com alto nível científico. 

a) Laboratórios para pesquisa na UNIRIO que estarão disponíveis para a PPG

 

  1. Instituto Biomédico - UNIRIO

Laboratório de Imunofarmacologia (LIF)

Coordenador: Prof. Dr. Cassiano Felippe Gonçalves de Albuquerque

O Laboratório de Imunofarmacologia (LIF) está localizado no Instituto Biomédico da UNIRIO. Os ambientes do LIF estão equipados com: citômetro de fluxo, equipamento automatizado para realizar análises de ELISA e bioquímica, espectrofotômetro, banho maria, vortex (2), centrífuga de tubos, centrífuga de microtubos, centrífuga refrigerada de microtubos, agitador de microplacas, banho ultrassônico, termociclador, microscópio óptico com câmera acoplada para aquisição de imagens, balança de precisão, microscópio invertido, microscópio estereoscópio, estufa microbiológica, geladeira, freezer -20C, capela de biossegurança, pHmetro, agitador magnético com aquecimento, sistema de eletroforese com fonte, sistema de transferência semi-seco para western blotting e estufa de CO2. O laboratório conta ainda com o apoio dos Laboratórios Multiusuários do IB.

 

Laboratório de Imunofisiologia e Imunopatologia dos linfócitos T (LIILiT)

Coordenadora: Profa. Dra. Cleonice Alves de Melo Bento

Pesquisadores associados: Prof. Dr. Regis Mariano de Andrade e Profa. Dra. Claudia Cristina Vasconcelos

Dispõe de uma infraestrutura com maquinário para realização de todas as etapas referentes à obtenção, processamento, cultura de células e análises imunológicas. O LIILiT ocupa um espaço de aproximadamente 70 m2 e é subdividido em sala de cultura de células, com duas cabines de segurança biológica, estufa de CO2, contador celular, microscópio óptico, microscópio invertido e centrífuga e armários para comportar o material usado na rotina da cultura de célula; sala de procedimento, com bancadas, centrífuga, um freezer -700C, duas geladeiras, lavador e leitor de microplacas da ThermoFischer e vários armários para manter o material usado na rotina do laboratório; e a sala de citometria de fluxo, contendo dois citômetros, o Accuri e o Attune, sendo esse último capaz de ler até 15 parâmetros e 13 cores. Acoplado a esse citômetro existe um CellSampler, que possibilita a execução da leitura automática das amostras em placas de 96 poços, acelerando a aquisição dos dados. Nesta sala encontra-se o Elispot, um equipamento de grande porte, utilizado para determinar a quantidade de células imunes que liberam diferentes moléculas, tais como citocinas e anticorpos. Uma pequena sala é destinada a lavagem do material (vidraria), e outra sala, com capacidade para 10 alunos, com mesa e 2 computadores, é reservada para os seminários e as discussões de dados. Uma pequena área de apoio para os alunos foi construída em anexo à sala dos alunos, onde eles podem fazer suas refeições (com geladeira, microondas, cafeteira, sanduicheira, torradeira, mesa e armários com material de cozinha). Por fim, o laboratório conta ainda com uma pequena sala, com mesas e computador, onde ficam o chefe do grupo e pesquisadores associados ao grupo. 

 

Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional (BIOINFO-DGBM-UNIRIO)

Coordenador: Profa. Dra. Joelma Freire de Mesquita

Equipamentos disponíveis: Cluster de 3 servidores DELL R710 com 8 processadores e 32 gigas de memória cada, 3 STORAGES de 8 TeraBytes de capacidade cada, laboratório climatizado com 6 desktops, 4 workstation, 1 notebook e 1 switch com 24 portas. O laboratório apresenta acessocesso à Internet banda larga (RedeCOMEP - RedeRIO - CBPF), com velocidade de até 1Gbps. Neste espaço também ocorrem os seminários de laboratório.

 

Laboratório de Biologia Molecular (BIOMOL/DGBM/UNIRIO)

Coordenadoras: Profa. Dra. Carmen Lucia Antão Paiva e Profa. Dra. Kenia Balbi El-Jaick

O Laboratório de Biologia Molecular está situado no IB, em três salas do DGBM. Está  equipado com: 01 analisador genético de DNA modelo 3500 da (Applied Biosystems) com no-break, 01 termociclador (Thermo), 01 Termociclador Veriti (Aplplied Biosystem),02 termocicladores para PCR convencional, 01 para PCR em tempo real (StepOne Plus,da  Applied Biosystems), 01 Leitor de placa SpectraMax Multimode M5 da Molecular Devices, 01 centrífuga Beckman refrigerada 10.000xg, 01 centrífuga Sigma de bancada, 01 microcentrífuga refrigerada Eppendorf, 03 sistemas completos de eletroforese (vertical e horizontal), 01 transiluminador com UV simples e 01 sistema de fotodocumentação digital (LPix, Loccus Biotecnologia) para captação de imagens em géis, 02 espectrofotômetros UV/vis, 01 fluorômetro NanoDrop 2000 (Thermo Fisher Scientific), 02 microscópios com fluorescência, 02 capelas de fluxo laminar, 01 capela de exaustão, 01 balança eletrônica de precisão 0,1g, 01 banho termostatizado com agitação, 01 banho termostatizado até 70 ºC, 03 agitadores tipo vortex, 01 shaker, 01 agitador magnético com aquecimento, 01 pHmetro, computadores e impressora. O laboratório conta ainda com o apoio dos Laboratórios Multiusuários do IB.

 

Laboratório Fisiologia (DCF-UNIRIO)

Coordenador: Prof. Dr. Adenilson de Souza Fonseca

Equipamentos disponíveis: sistemas de eletroforese com fontes, sistema de fotodocumentação para géis, centrífuga refrigerada, termociclador, micro-centrífuga, balança analítica, medidor de pH, geladeira duplex, microondas, cabine de biossegurança.

 

Laboratório de Neurociências Translacional (LabNet) - Instituto Biomédico - UNIRIO

Coordenador: Profa. Dra. Soniza Vieira Alves-Leon

O LabNet dispõe de uma estrutura física de aproximadamente 120 m2 (20 m2 no Bloco D e 100 m2 no Bloco E do Instituto Bioméidco), distribuídas em 4 salas. O laboratório é equipado com Plataforma ION TORRENT (equipamentos ION S5 e ION Chef), fluorímetro QUBIT 3.0 (Thermo), ultracentrífuga refrigerada (Thermo), dois ultrafreezer termociclador (Eppendorf), real time PCR (Thermo), leitor para análise multiplex (Thermo), e Mac Apple Tela 21,5 Polegadas Intel Core i5 3GHZ 8GB 1TB para processamento das análises de bioinformática. Além disso, conta com a Plataforma SIMOA/QUANTERIX (single-molecule array-Simoa) e uma área para os alunos com rede WIFI e estrutura para refeições (geladeira, microondas, cafeteira, armários com material de cozinha). Essa área é integrada à uma mesa extensa que dispões de computadores em frente à uma smart TV para projeção de resultados simultâneos em seminários e reuniões híbridas de pesquisa, em onde ficam os pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e pesquisadores colaboradores. 

 

Laboratório Farmacologia (DCF-UNIRIO)

Coordenador: Prof. Dr. Guilherme França

Pesquisador associado: Dr. Cassiano Felippe Gonçalves de Albuquerque e Dra. Beatriz Ferreira de Carvalho Patricio

O laboratório divide-se em três áreas, uma para experimentação com células, uma para os experimentos com animais e desenvolvimento de formulações, e uma de apoio aos alunos, com área para estudo e acesso à internet. Atualmente, estão disponíveis os equipamentos: sonicador de ponta, placa agitadora com aquecimento, placa agitadora multiponto com aquecimento, balança de precisão, pHmetro, geladeira duplex, rotaevaporador, bomba de vácuo, duas capelas de biossegurança, capela de exaustão de gases e destilador. O laboratório conta ainda com o apoio dos Laboratórios Multiusuários do IB.

Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovação e Mensuração em Saúde (TIME) 

Líder do grupo: Rodolfo de Almeida Lima Castro (Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UNIRIO)

O objetivo do grupo de pesquisa é fortalecer a inovação tecnológica em saúde, investindo na aplicação e desenvolvimento de novos métodos, produtos e intervenções, bem como, na síntese e obtenção de evidências para melhoria das práticas em saúde. As principais metas do grupo são: realizar pesquisas que resultem em inovação; gerar conhecimento aplicável para a mudança das práticas vigentes; e publicar achados que possam subsidiar o processo de tomada de decisões em saúde. As pesquisas já realizadas pelos membros do grupo envolvem a introdução de novos métodos e protocolos clínicos; a obtenção de medidas de desfecho reportadas pelo paciente e de qualidade de vida relacionada à saúde; a realização de revisões sistemáticas; e a aplicação de modelos para avaliar intervenções em saúde. Equipamentos: Desktop Dell XPS 8940 Intel® Core™ i7-10700 (2.9GHz até 4.8GHz, cache de 16M, octa-core, 10ª geração) Windows 10 Pro 64bit, Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® RTX 2060 SUPER™ com 8GB de GDDR6, Memória de 16GB (8Gx2) 2933MHz, DDR4, SSD de 256GB PCIe NVMe M.2 + HD de 1TB (7200RPM) SATA 3.5", Tray load DVD Drive, Placa de rede Killer™ AX1650i (Wi-Fi 6, 2x2) 802.11ax + Bluetooth 5.1; Notebook Lenovo Legion 5I Core i7 10750H, 16GB, 1TB + 256GB SSD, NVIDIA 6GB; Tablet Samsung Galaxy Tab A T295 32GB 8” 4G. Softwares: Stata 15.1 Special Edition perpetual; TreeAge Pro Healthcare 2018 R1.2 perpetual; EndNote X8.2.

 

Laboratórios Multiusuários da UNIRIO

  1. Laboratório Multiusuário (LAMULT) - Instituto Biomédico – UNIRIO

Responsáveis: Profa. Dra. Cristiane Barbosa Rocha e Prof. Dr. Pedro Celso Braga Alexandre 

 

O Laboratório foi criado com a finalidade de propiciar um espaço para execução de atividades de pesquisa básica e aplicada. Estão disponíveis para atender a demanda da comunidade os seguintes equipamento: Centrífuga Refrigerada NT 815 (NOVATECNICA); Centrífuga de eppendorf (Sigma 2-3); Centrifuga Refrigerada SL 703 (SOLAB); Banho SCHOTT; Transilluminator L.PIX (LOCCUS); Thermal Cycler T100 TM (BIO- RAD); Fluxo (BSTEC); Estufa Olidef CZ; Estufa; Estufa de Cultura Modelo 002 CB (FANEM); Balança Modelo AY220 (Marte); Balança BL320H (Marte); Espectrofotômetro Digital EEQ-9023 (EDUTEC); Medidor de pH mPA 210 (MS TECNOPON Instrumentação); Sonicador Viscotester 6L (Thermo Haake); Câmara Científica Refrigerador RC-504-ED (INDREL).

 

  1. Laboratório de Pesquisa Multiusuário 01 (LPM-01) - Instituto Biomédico Responsável: Prof. Dr. Rafael Braga 

É um espaço multiusuário criado para atender a demanda de projetos de pesquisa do Instituto Biomédico da UNIRIO, por meio de equipamentos analíticos. Atualmente o mesmo dispõe de: sistema HPLC marca Shimadzu modelo LC-20A Prominence com detector de fluorescência e absorbância; 01 sistema de qRT-PCR marca Thermo modelo QuantStudio 5; 01 sistema para extração e purificação de ácidos nucléicos da marca Loccus modelo Extracta 32; 01 ultra freezer marca Thermo modelo 89000 Series com capacidade de armazenagem de 800 L e refrigeração de -86 ºC; 01 centrífuga refrigerada de bancada marca Daiki modelo DTR 16.000; 01 microscópio de fluorescência automatizado marca Thermo modelo EVOS 7000; 01 espectrofotômetro leitor de placas/cubeta marca Thermo modelo MultiSkan Skyhigh.

 

  1. Biotério - Instituto Biomédico 

Responsável: Prof. Dr. Cassiano Felippe Gonçalves de Albuquerque

O Instituto Biomédico conta com dois biotérios com capacidade de manejo de roedores (camundongos, ratos e coelhos) para atividades de pesquisa experimental, podendo receber e manter provisoriamente animais que sejam necessários aos projetos de pesquisa. Todos os experimentos a serem executados nesse biotério devem antes passar por aprovação no CEUA-Unirio (http://www.unirio.br/ceua).

 

 

  1. Laboratório de Bioquímica de Proteínas (LBP) (153 m2) – Centro de Inovação em Espectrometria de Massas – IMasS

Responsável Prof. Dr. L.C. Cameron

Em junho de 2013, foi inaugurado nas novas instalações do LBP o Centro de Inovação em Espectrometria de Massas do Laboratório de Bioquímica de Proteínas (IMasS-LBP). A comprovação da inserção e reconhecimento das propostas de inovação em ciência e tecnologia levadas a cabo pelo LBP é o seu reconhecimento como Centro de Inovação em Espectrometria de Massas pela Waters, uma das maiores companhias mundiais no ramo científico de equipamentos analíticos. Existem atualmente 21 Centros de Inovação Waters no mundo, havendo hoje 11 centros nos USA; quatro no Reino Unido; dois no Brasil e um em cada um dos seguintes países: Índia, Irlanda, Singapura e Suécia. O IMasS-LBP é um centro de inovação e excelência na área de espectrometria de massas (MS) que congrega os esforços das maiores mentes nesse campo com as iniciativas pública e privada, desenvolvendo um organismo autossustentável científico e financeiramente, resolvendo problemas e prestando serviços na área de MS. O status hoje desfrutado pelo laboratório possibilita a acreditação para novos avanços e coloca o LBP como uma referência mundial no estudo científico ligado à performance de atletas de alto rendimento.

Equipamentos disponíveis:  Espectrômetro de Massas Synapt G2 HDMS com MALDI - nanoACQUITY UPLC Cromatógrafo Líquido nanoflow) - ACQUITY UPLC (Cromatógrafo Líquido de ultra performance); Espectrômetro de Massas Waters Xevo G2-S QTof MS - nanoACQUITY UPLC (Cromatógrafo Líquido nanoflow) - ACQUITY UPLC (Cromatógrafo Líquido de ultra performance); Espectrômetro de Massas Waters Xevo TQS - ACQUITY UPLC (Cromatógrafo Líquido de ultra performance); Cromatógrafo Gasoso com fonte APGC para acoplamento nos espectrômetros acima; Cromatógrafo de Convergência em Fluído Supercrítico - Sistema UPC2 com detector PDA; Espectrômetro de Massas plasma (ICP-MS/MS), com sistema de ablação a laser e cromatografia líquida de alta eficiência; LockSpray sources com ESI probe; 1 GHz laser MALDI; ImagePrep Dispositivo de pulverização e deposição de matrix para imagem por MALDI; MALDI Imaging Software; MaxEnt 1 Software; Markerlynx Software; Empower3 Software; Data storage Scientific Data Management System (SDMS) Software; Laboratory Information Management Systems (LIMS) Software; Geradores de Nitrogênio; No-Breaks; Central de gases; Agitador orbital; Agitadores magnéticos; Balanças; Banho refrigerado; Banho com ultrassom; Bomba de vácuo; Câmara fria; Capela; Centrífugas; Cintilador; Coletor de frações; Computadores; Criostato com micrótomo acoplado; Dewars; Espectrofotômetro visível e UV computadorizado para análise de cinética enzimática; Freezers; Geladeiras; Homogeneizadores; pHmetros; Lavadora de microplacas; Pipetas automáticas e sorológicos; Sistema de Dot Blot; Sistema de Eletroeluição.

  1. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-UNIRIO)

Ambulatório de Neurologia do HUGG

Coordenador: Profa. Dra. Claudia Cristina Vasconcelos

No ambulatório de neurologia, sob a responsabilidade da Dra. Claudia Vasconcelos, circulam não apenas os residentes em Neurologia do HUGG, como também alunos de pós-graduação, médicos e biomédicos, orientados, ou sob coorientação, pela docente nos estudos envolvendo identificação de marcadores imunológicos em pacientes com esclerose múltipla. O espaço possui várias salas onde os alunos de pós-graduação podem acompanhar os pacientes da pesquisa, com atualização sobre o seguimento clínico e terapêutico. Nesse espaço são realizadas, periodicamente, discussões sobre o andamento dos projetos translacionais desenvolvidos pela docente em parceria com a Dra. Cleonice Alves de Melo Bento.

 

  1. Escola de Nutrição - UNIRIO

Núcleo de Bioquímica Nutricional (DTA-UNIRIO) 

Coordenadores: Prof. Dr.  Mariana Simões Larraz Ferreira e Anderson Junger Teodoro 

Núcleo de Bioquímica Nutricional: O NBN conta com uma infraestrutura de aproximadamente 300 m2, que integra cinco Laboratórios multiusuários e conta com uma diversificada aparelhagem e equipamentos.

Lab. de Alimentos Funcionais - citômetro de fluxo (BD Biosciences), estufa de secagem, banhos-maria, agitadores vortex, agitador magnético, estufa de CO2, capela de fluxo laminar, leitora de placas, microscópio óptico, balanças, potenciômetro (pHmetro), geladeira, freezer.

Lab. de Biotecnologia - espectrofotômetro UV-Vis (Shimadzu), fluorímetro (Perkin Elmer), centrífuga refrigerada, ultra-purificador de água (tipo 1, Elga Veolia), shaker com aquecimento e refrigeração, banhos-maria, agitadores vortex, chapa aquecedora com agitação magnética, balanças, potenciômetro (pHmetro), geladeira.

Lab. de Cromatografia - dois cromatógrafos líquidos de alta eficiência com detectores PAD, índice de refração, forno de coluna (Flexar, Perkin Elmer), sistema de eletroforese unidimensional e bidimensional (GE), sistema de purificação de água Milli-Q, cromatógrafo líquido de média e baixa pressão com coletor automático de frações (FPLC, Akta-Prime Plus, GE), Leitora de microplacas em cinco modos (ABS, FI, TRF, FP, Lum) (Viktor Perkin Elmer), Cromatógrafo Gasoso (Shimadzu), Speed-Vac com sistema de refrigeração (Thermo), capela de exaustão.

Lab. de Compostos Bioativos – texturômetro, banho-maria sem agitação, agitador de dispersão Ultra-turrax, reômetro (Lamy), viscosímetro de copo, colorímetro de bancada e portátil, geradora de isoterma de sorção e dessorção (Decagon), determinador de atividade de água portátil (Acqualab), balança de infravermelho, balanças analíticas, shaker com aquecimento e agitação, pHmêtros, agitador vórtex, chapa aquecedora com agitação magnética, geladeiras, freezers.

Lab. de Preparo de amostra - Spray dryer de bancada (Buchi), ultrafreezer vertical, ultrafreezer horizontal, Câmara climática, liofilizador, agitador de peneiras, moinhos analíticos, moinho de rotor do tipo ciclone, moinho de bola, pasteurizador, banho-maria com agitação, ultrassom de probe, fritadeira, ultra centrífuga extratora de sucos, máquina de gelo, freezer.

 

b) Laboratórios para pesquisa disponíveis em outras Instituições

 

  1. Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Instituto de Biologia

  1. Laboratório de Biofotônica (DBB-IBRAG-UERJ) 

Coordenador: Prof. Dr. Adenilson de Souza Fonseca

O Laboratório de Biofotônica conta com os seguintes equipamentos: estufa bacteriológica, termociclador, agitadores de tubos, freezer, geladeira, forno de microondas, micropipetadores, centrífuga clínica, centrífuga refrigerada, medidor de pH, agitador magnético, microscópio óptico, citômetro, equipamento para RT-qPCR, micropipetadores, estufa de CO2, microscópio invertido, capela de fluxo laminar, fontes e cubas para eletroforese, sistema para captura de imagens de géis de agarose, ultrafreezer, bem como armários (para armazenamento de vidraria, material plástico de consumo, reagentes e meios de cultura de células) e bancadas para realização de procedimentos experimentais. Equipamentos multiusuário: citômetro e equipamento para RT-qPCR.

 

  1. Laboratório de Mutagênese Ambiental (LABMUT - DBB/UERJ)

Coordenador: Prof. Dr. Israel Felzenszwalb

Pesquisador associado: Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Lima (co-responsável)

Ao longo de mais de vinte anos, o Laboratório de Mutagênese Ambiental (LabMut - site.labmut.com/) vem analisando os efeitos deletérios de agentes físicos, químicos e biológicos para a saúde humana e ambiental. Na área de mutagênese e toxicologia ambiental, estamos interessados em estudar os efeitos de fármacos, produtos naturais, alimentos e poluentes ambientais, sobretudo em relação aos danos causados na estrutura e função do DNA. As metodologias usadas no LabMut permitem identificar e compreender os mecanismos relacionados à interação dos mais diversos materiais com o DNA em modelos padronizados para os desfechos de genotoxicidade e mutagenicidade recomendados pelas agências internacionais de harmonização, como a OECD. Nosso laboratório é acreditado pela MutaGen Brasil para a realização do Teste de Ames, ou Ensaio Salmonella/microssoma, ensaio primordial para averiguar a mutagenicidade de qualquer produto que se tenha a intenção de consumo para a saúde humana e animal. Além disso, outros ensaios in vitro, recomendados como modelos alternativos ao uso em larga escala de experimentação animal, como o ensaio de micronúcleo in vitro com bloqueio da citocinese, em diversos modelos de células eucariontes e os ensaios de fototoxicidade in vitro em queratinócitos humanos. O laboratório de organiza em duas unidades de pesquisa:

1- A "Unidade de Toxicologia Celular" é um aparato de cultura de células que dispõe de todos os equipamentos necessários para a realização dos principais ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade em células de mamíferos.

Equipamentos disponíveis: 02 cabines de segurança biológica (fluxo laminar), centrifuga de bancada, estufa de CO2, 02 autoclaves, destilador de água, balança analítica, 05 microscópios ópticos: 01 binocular, 03 trinoculares e 01 invertido com contraste de fase.

2- A "Unidade de Toxicologia de Procariotos" é um aparato de cultura de bactérias que dispõe de todos os equipamentos necessários para a realização dos principais ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade em células procariotas.

Equipamentos disponíveis: 02 cabines de segurança biológica (fluxo laminar), 01 Câmara Incubadora com Agitação Orbital (Shaker), estufa de BOD para incubação bacteriana.

 

  1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    1. Laboratório de Física Biológica -Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho 

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Mascarello Bisch

Pesquisador associado: Dra. Beatriz Ferreira de Carvalho Patricio

Laboratório de Física Biológica do IBCCF/UFRJ possui estrutura para estudos de expressão gênica em procariotos, modelagem e simulações dos sistemas biológicos, tratamento de dados genômicos em larga escala, e microscopia por sondas e espectroscopia de plasmons de superfície para bionano-materiais. Dentre eles destacam-se microscópio de força atômica (Bio-Catalyst/Bruker), centrífuga refrigerada Sorvall RC-5B; ultracentrífuga Beckman TL-100; e Sonicador Heta System W-300.

 

  1. Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem - Microscopia de Força Atômica

Responsável: Prof. Dr. Gilberto Weissmüller

Corresponsável: Dra. Beatriz Ferreira de Carvalho Patricio

A docente Dra. Beatriz Patricio é corresponsável pelo microscópio de força atômica (Icon Dimension Fast Scan/Bruker) presente no centro. Dessa forma, acompanha os projetos desenvolvido no centro com esse equipamento.

 

  1. Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos - Faculdade de Farmácia - UFRJ

Coordenadora: Profa. Dra. Viviane de Oliveira Freitas Lione

Pesquisador associado: Prof. Dr. Pablo Trindade

O LaBioFar, localizado no Departamento de Fármacos e Medicamentos, conta com bancadas, balanças, banhos termostatizados, banho ultrassom, placas de agitação/aquecimento, pHmetro, balança analítica, câmara de fluxo laminar, estufa de CO2, microscópio ótico, microscópio invertido, microscópio de fluorescência, estufa bacteriológica, estufa de secagem, estufa BOD, centrífuga, geladeira, micro-ondas e capela química, leitora de microplaca, galões de nitrogênio químico, sistema de purga com Nitrogênio gasoso. Além de sala limpa equipada com lâmpada UV para manipulação das diferentes culturas de células e equipamentos de uso geral, tal como diversos conjuntos de micropipetas, pipetadores automáticos, sistema de filtragem. Bomba à vácuo, computadores e impressora.

O LaBioFar possui infraestrutura e expertise para apoio técnico e desenvolvimento de bioensaios de atividade e citotoxicidade de nanomateriais e compostos inflamatórios, utilizando células animais e humanas.

 

  1. Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

    1. Laboratório de Imunofarmacologia - Instituto Oswaldo Cruz

Coordenadora: Profa. Dra. Patrícia Torres Bozza Viola 

Pesquisador associado: Prof. Dr. Hugo Caire Castro Faria e Prof. Dr. Cassiano Felippe Gonçalves de Albuquerque

O laboratório de Imunofarmacologia é chefiado pela Professora Patrícia Torres Bozza Viola, Imortal da Academia Brasileira de Ciências e pesquisadora 1A do CNPq e tem no seu grupo de pesquisadores o Dr. Hugo Caire Castro Faria Neto também pesquisador 1A do CNPq.  Ambos são Cientistas do Nosso Estado. A estrutura do laboratório inclui 7 fluxos laminares, 4 estufas de CO2, citômetro, HPLC, termociclador para PCR em tempo real,  2 leitoras de microplaca, 8 microscópios de luz, microscópio intravital, Odissey para aquisição de imagens de western blotting, 4 sistemas completos de western, 2 ultra-freezer, 2 homogeneizadores de tecidos, 3 centrífugas clínicas, 3 centrífugas refrigeradas de microtubos, 3 centrífugas de microtubos, workstation para PCR, 3 capelas, criostato, sistema completo para processamento histológico, 3 balanças analíticas, microscópio confocal, 3 microscópios com fluorescência (1 deles com sistema Colibri), plataforma tecnológica para “luminex technology multiplex assays” dentre outros. 

 

  1. Laboratório de Micro e Nanotecnologia - Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos/FIOCRUZ

Coordenadora: Prof. Dr. Helvécio Vinícius Antunes Rocha

Pesquisador associado: Profa. Dra. Beatriz Ferreira de Carvalho Patricio

O Laboratório de Micro e Nanotecnologia está localizado no prédio da Expansão da Fiocruz, ocupando uma área de 100 m2. Atua no desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos micro e nanoestruturados e está dividido em duas áreas principais, uma analítica e outra de processamento. Na primeira, estão alocados os seguintes equipamentos: analisador de tamanho de partícula (escala nano) + potencial zeta (Malvern Nanosizer); analisador de tamanho de partícula (escala micro) (Malvern Mastersizer 3000); dissolutor (aparatos 1 e 2 + intrínseca + fibra óptica) (Distek Evolution 6100); espectrofotômetro UV-Vis (Shimadzu); cromatógrafo de fase líquida (ACQ Arc System Core3-30cm CH/C FTN-R w/TC); analisador de estabilidade de dispersões (Turbiscan - Formulaction); balança analítica (Mettler Toledo) e de precisão (Shimadzu); agitador orbital (Ika); analisador de área superficial (Quantachrome); viscosímetro (Fungilab); DSC (análise térmica) (TA); centrífuga (Thermo); ultracentrífuga (Thermo Sorvall WX80). Na área de processamento encontram-se: analisador de fluxo de pós (Brookfield poder flow tester); sonicador (Sonics); moinho coloidal com vácuo (Ika Labplant); moinho de pérolas (Netzsch Deltavita 300); spray-drier (com spray-chilling) (Buchi mini-spray B290); leito fluidizado (Glatt Mini/Midi); chiller (Julabo FL4003); banho termostático (Julabo CORIO CD-300F); liofilizador (Christ Alpha 2-4 LD plus); estufa a vácuo (AI AccunTemp). Ainda estão sendo adqueiridos, um microscópio ótico com luz polarizada e placa de aquecimento e um homogenizador de alta pressão.