Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Egressa do PPGBMC é selecionada para participar do70th Lindau Nobel Laureate Meeting

Anualmente ocorre em Lindau, na Alemanha, o encontro entre os ganhadores do Nobel e jovens cientistas de todo o mundo. O encontro tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes gerações e culturas. Estudantes de graduação, mestrandos ou doutorandos, e jovens pesquisadores realizando o pos doutorado são elegiveis a participarem do evento. Entretanto, os interessados devem ser indicados por parceiros da Fundação Lindau. No Brasil, a Academia Brasileira de Ciências é a responsável pela indicação de possíveis participantes que pode ser aceita ou não pela comissão organizadora.

Esse ano, o 70th Lindau Nobel Laureate Meeting ocorrerá entre os dias 28 de junho e 3 de julho com a temática interdisciplinar, abrangendo as áreas de Química, Física, Medicina e Fisiologia.

Um dos candidatos selecionados para participar do evento esse ano é egressa do PPGBMC e pós-doutoranda da UNIRIO, Taissa de Matos Kasahara, que terá todas as suas despesas custeadas pelo comitê organizador internacional. Para esse evento 68 pesquisadores contemplados com prêmio nobel já confirmaram presença, dentre eles, os ganhadores do prêmio Nobel em Fisiologia/Medicina, Harold E. Varmus (ganhador em 1989), Edvard I. Moser (ganhador em 2014), Françoise Brr-e-Sinoussi (em 2008 pela descoberta do HIV) e Jules A. Hoffman (2011) e Bruce A. Beutler (2011), ambos pesquisadores que descreveram o papel dos receptores do tipo toll na resposta imune inata.

Taissa é formada em Biomedicina pela UNIRIO, mestre pelo PPGBMC, com doutorado em Microbiologia Médica Humana pela UERJ, com período sanduíche na Universidade da Califórnia Irvine.

Desde a iniciação científica ela pesquisa no Laboratório de Imunofisiologia e Imunopatologia dos Linfócitos T, coordenado pela professora Cleonice Bento, como o sistema imune atua em diferentes contextos como na infecção pelo HIV-1, esclerose múltipla e neuromieite óptica.

Atualmente possui uma bolsa de pós-doc nota 10 da FAPERJ e coorienta alunos de IC, mestrado e doutorado.