Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2015

Dissertações Defendidas em 2015

O PROCESSO COLABORATIVO APLICADO NO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

Discente : SILVIA MUNIZ WERNECK Resumo : Esta pesquisa investiga a aplicação do processo colaborativo em sala de aula. São analisados aspectos tais como contexto histórico, os grupos que fazem uso dessa metodologia, a perda da hegemonia do texto, a autonomia e autoria dos alunos, a formação do professor de teatro, sua prática pedagógica, entre outros. Através do estudo da montagem do espetáculo “Identidade”, produzido em sala de aula, apresento a metodologia do processo colaborativo, reafirmando sua importância em uma educação plural e de qualidade. Palavras-chave: Processo colaborativo; criação coletiva; teatro na escola; experiência, jogo.

O PROCESSO COLABORATIVO APLICADO NO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA - Leia mais…

A ESCUTA, O CORPO E O JOGO NA PREPARAÇÃO DO ALUNO -ATOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A PRÁTICA DE MONTAGEM “CENAS DE ROMEU E JULIETA” - UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA

Discente: CHAYENE TORRES DE SOUZA Resumo: Esta pesquisa parte da minha experiência de 17 anos de ensino na dança, música e teatro em ONGs e em escola pública do Rio de Janeiro. Reflito sobre a metodologia estabelecida por mim, apoiada nos pensamentos de Viola Spolin, Peter Slade, Peter Brook, Anne Bogart, Paulo Freire e Tsunessaburo Makiguti, e abordo questões sobre a preparação do aluno-ator para a encenação teatral em duas fases: durante o período escolar e durante o ano da montagem “Cenas de Romeu e Julieta” apresentada nos jardins do Museu Chácara do Céu em Santa Teresa com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I da EM Machado de Assis, em 2012. Institui-se uma preparação criativa em prol do coletivo, que preserva e protege o artista que toda criança possui, entre desafios, desvios e possibilidades do artista-docente na prática pedagógica do teatro na escola, entrelaçando-se e dialogando constantemente com o aluno e sua realidade. Palavras-chave: processo e produto artístico, vivência, potencial criativo, possibilidade, pedagogia teatral.

A ESCUTA, O CORPO E O JOGO NA PREPARAÇÃO DO ALUNO -ATOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A PRÁTICA DE MONTAGEM “CENAS DE ROMEU E JULIETA” - UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA - Leia mais…

ERA UMA VEZ UM AMOR ESPECIAL: Um delicado processo pedagógico de ensino de teatro para alunos com necessidades educacionais especiais

Discente: PATRICIA MESQUITA VIANA DE FARIA Resumo: A presente pesquisa discute a importância do ensino de teatro, para a relação desenvolvimento-aprendizagem de jovens e adultos especiais, que apresentam: deficiência física, sensorial ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, ou deficiência múltipla; baseada na experiência de trabalho da autora, em duas escolas públicas especiais do Município do Rio de Janeiro: Escola Especial Municipal Rotary Club e Espaços de Educação Especial do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – CAp/ISERJ, e através da exemplificação de um delicado processo pedagógico, que resultou na montagem: "Era uma vez um amor especial", confirma a importância do ensino de teatro como germinador das potencialidades dos alunos, e propõe uma metodologia de ensino de teatro com alunos especiais. Palavras-chave: Educação especial, deficiência, ensino, teatro

ERA UMA VEZ UM AMOR ESPECIAL: Um delicado processo pedagógico de ensino de teatro para alunos com necessidades educacionais especiais - Leia mais…

BALINHA, O MAIS DOCE ESPETÁCULO DA TERRA! A escuta do corpo para cena e para a vida.

Discente: ANA PAULA ROCHA AUGUSTO LOPES Resumo: O presente memorial propõe investigar o processo da prática de montagem Balinha, o mais doce espetáculo da Terra!, realizada com estudantes do ensino médio da escola CEFET, unidade Maracanã, que teve como referência, a encenação de Romeu e Julieta, do grupo GalpãO, sob a direção do encenador Gabriel vilela. Pretende-se discorrer sobre este processo, tecendo a relação entreo processo de montagem de Romeu e Julieta,do Grupo Galpão, com a prática de montagem de Balinha, o mais doce espetáculo da Terra! de como um processo inspirou o outro, tendo como principal foco a preparação do corpo para a cena e para a vida. Palavras-chave: Encenação, Ensino médio. Corpo

BALINHA, O MAIS DOCE ESPETÁCULO DA TERRA! A escuta do corpo para cena e para a vida. - Leia mais…

TECENDO FIOS, COSTURANDO HISTÓRIAS... : TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RJ.

Discente: ELIZABETH CORREA Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo historiar o processo de construção da Formação Continuada dos professores de Artes Cênicas na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro após a criação da Lei 5.692/71, onde se tornou obrigatória a inclusão de Educação Artística nos currículos plenos dos estabelecimentos de 1º e 2º graus. Abordará questões em dois períodos: de 1971 a 1990, quando o Teatro foi introduzido nas escolas por professores graduados em outras disciplinas e a partir de 1990, quando a Prefeitura do RJ realiza o primeiro concurso público para a disciplina Artes Cênicas. Em ambos os períodos discute e avalia a aplicabilidade, contribuição e permanência da Formação Continuada como política de aperfeiçoamento da prática docente.

TECENDO FIOS, COSTURANDO HISTÓRIAS... : TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RJ. - Leia mais…