Dissertações defendidas em 2021
PROJETO, PROCESSO, PRÁTICA, PRODUTO: A OFICINA DE MONTAGEM DO ESPETÁCULO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DO TEATRO Discente: ARTHUR DANILLO SOUZA BRANDÃO
Resumo: Este trabalho propõe reflexões sobre a sala de aula e o ensino do teatro na escola pública, seus desdobramentos e benefícios no ambiente escolar e para além dele. Analisa a Aprendizagem. Baseada em Projeto (ABP) associada à Oficina de Montagem do Espetáculo, um projeto de criação, construção e apresentação de um espetáculo ou performance cênica. Lança observações sobre a importância e necessidade do desenvolvimento de projetos e produtos artísticos escolares em espaços educacionais situados em regiões periféricas. Sugere a linguagem teatral como um aliado pedagógico, que contribui diretamente para a criação de um ambiente didático criativo. Palavras-chave: Teatro, Educação, Arte, Ensino, Aprendizagem
QUANDO VAMOS COMEÇAR A FAZER TEATRO? A LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Discente: LAURA MENEZES
Resumo: Esta pesquisa é um relato de experiência que tem como objetivo reunir material que possa orientar professores da Educação Infantil nas aulas de teatro na escola. Este estudo se dá através do relato e análise crítica do processo cênico que propus e vivi com meus alunos, enquanto professora de teatro da educação infantil de uma escola particular no Rio de Janeiro. A problemática que gerou o pontapé inicial para este trabalho, foi a percepção de que o trabalho teatral feito nas escolas com crianças bem pequenas, na maioria das vezes, é centrado na ideia de uma apresentação nos modelos engessados e tradicionais das perspectivas adultas. Por trás da ideia da proposta prática o objetivo era romper com esse modus operandi e orientar um processo que, embora ainda conduzido pelo professor, abriria mais espaço para a autonomia criativa dos alunos - livres das amarras dos acertos -, para a imaginação e para as experimentações em coletivo, estas sim, tão importantes para as crianças e fundamentais do ponto de vista da pedagogia do teatro. As análises contidas nesta dissertação têm base não apenas nas anotações feitas durante as aulas, como também em vídeos, fotografias e outras mídias gravadas ao longo do percurso, além de observações feitas por estagiários e assistentes que acompanhavam as turmas diariamente, e minhas memórias pessoais e percepções individuais no decorrer de todo o processo. Palavras-chave: Pedagogia do Teatro, Professor-Personagem, Processo Drama, Educação Infantil.
“Arte em Cena”: o ensino do teatro na formação de crianças e jovens e os desafios do modelo
remoto. Discente: NEI RAFAEL ANDRADE RIBEIRO
Resumo: Esse estudo relata e investiga o processo de formação teatral desenvolvido pelo curso livre de teatro “Arte em Cena” na cidade de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. Tomando como ponto de partida minha experiência pessoal como aluno e, posteriormente, como professor deste curso, assim como a experiência das próprias/os alunas/os busco compreender o papel e a importância do processo de ensino aprendizado do teatro na formação das/os alunas/os. Nesta direção, foram coletados relatos de alunas/os e ex-alunas/os do curso sobre a experiência teatral. Estes relatos deram origem ao texto dramatúrgico: Essa história dá uma peça, transposto, depois, para a cena no modo online. A pesquisa, desenvolvida, no período da pandemia, analisa, também, o processo de ensino do teatro e a montagem teatral na modalidade remota. Palavras chave: curso “Arte em Cena”; pedagogia do teatro; ensino do teatro; formação do aluno; ensino do teatro no modelo remoto.
PRÁTICAS CRIATIVAS E INTERDISCIPLINARES NO ÂMBITO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO:
questionamentos, planejamentos e reflexões. Discente: REBECA QUEIROZ VIVEIROS DE CASTRO
Resumo: A presente pesquisa apresenta reflexões acerca do ensino das artes cênicas através do compartilhamento de planejamentos de aulas e relatos de processos artísticos com crianças e adolescentes entre 2015 e 2021. Essas reflexões giram em torno de questionamentos sobre os desafios encontrados na busca por uma educação que transgrida ou, ao menos tente transgredir os limites encontrados no ambiente escolar, como a espetacularização das performances artísticas, o processo avaliativo e o excesso de tarefas. As diferentes trocas entre as aulas de teatro e as outras matérias, seus embates, alegrias e desafios, também permeiam os relatos apresentados. A partir de um breve olhar sobre o percurso de integração das linguagens artísticas ao sistema de ensino no Brasil, dentro de um contexto de disciplinarização e segmentação do conhecimento, e das noções sobre inter/transdisciplinaridade, observamos que o teatro, por sua natureza transdisciplinar, encontra no ambiente escolar diferentes possibilidades de relações com outras matérias, em vias de mão única e de mão dupla. Palavras-chave: Ensino. Artes Cênicas. Interdisciplinaridade
PLANTANDO A ÁRVORE DO TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO ANTÔNIO JOSÉ – O JUDEU. Discente: LUIZ ALBERTO GUARNIER SILVA