Dissertações defendidas em 2025
Discente: Anderson Fidelis Calabria
O presente trabalho investiga as possibilidades de interseções entre as Disciplinas de Atuação desenvolvidas pelo encenador japonês Tadashi Suzuki e os conceitos sobre processos de criação inspirados na obra de Fayga Ostrower, artista visual e pesquisadora. A pesquisa descreve os exercícios Básicos do encenador, explorando a relação entre corpo, espaço e energia e discute as implicações pedagógicas e estéticas do treinamento Suzuki, destacando sua contribuição para a presença cênica. A segunda fase da dissertação explora a aplicação prática dos conceitos de Fayga Ostrower e do treinamento Suzuki em oficinas realizadas no Projeto Brotaí – Rede Cultura Comunitária, na cidade de Niterói. Realizando uma sugestão metodologia que combina o treinamento com códigos corporais marcados de Suzuki com estímulos criativos baseados nos conceitos de "falar e simbolizar" e "imagens referenciais" de Ostrower. A fim de potencializar o repertório imaginativo das alunas/alunos, estimulando a expressividade e capacidade de criação durante a execução das Disciplinas de Atuação. Ademais, a dissertação conta ainda com a entrevista da pesquisador e artista visual Anna Bella Geiger, que foi aluna de Fayga Ostrower, e que reforçou a importância da relação entre estética, política e sensibilidade no processo criativo.
Discente: Rosamaria Aparecida Moreira Lirio
O presente estudo tem como objetivo analisar e desenvolver práticas educativas no Ensino de Artes Cênicas voltadas para um ambiente inclusivo. A pesquisa busca dialogar e trocar experiências com diferentes profissionais de educação e familiares, por meio da análise de depoimentos. As adaptações propostas em jogos teatrais visam facilitar, para alunos atípicos, uma melhor compreensão dos objetivos almejados no fazer teatral. Os principais conceitos teóricos desta pesquisa são baseados na afetividade de Henri Wallon e na educação somática.
Memórias de afeto, memórias que afetam
Discente: Charles de Asevedo Luciano
A pesquisa busca articular expressões em diferentes linguagens artísticas para a construção pedagógica junto a estudantes de escolas públicas que frequentam o ensino médio. A inspiração para o trabalho criativo se baseia no cinema documental e do docudrama, desde onde buscamos a articulação de uma forma teatral que mistura drama e elementos documentais para representar eventos reais com foco no significado social. No contexto desta pesquisa, portanto, o docudrama foi um dos referenciais utilizados para a construção de histórias pessoais de estudantes do ensino médio, estratégia que contribuiu para a autoexpressão, autoestima, empatia e reflexão. O desenvolvimento do processo pedagógico traz reflexões sobre o papel do educador na criação de espaços propícios para a construção de narrativas e o estímulo a práticas artísticas que surgem da singularidade das experiências de vida dos estudantes. A metodologia envolveu encontros semanais mediados pelo professor de artes por meio de jogos, dinâmicas e registros narrativos, que foram transformados em linguagem cênica e plástica. Os temas que surgiram na investigação abordam as percepções dos estudantes sobre seus territórios, experiências nas relações comunitárias e a busca por autonomia diante da opressão social, e teve como objetivo final a apresentação das narrativas criadas para a comunidade escolar.