Turma 2024
Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2022). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor I - artes cênicas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
HENRIQUE MANOEL MATTOS DE PINHO
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e atuação nas mais variadas linguagens. É ator, produtor, preparador de elenco e professor de teatro. Possui graduação em Teatro pela Faculdade Cal de Artes Cênicas (2016). Pós-graduado em Direção Teatral (2017) e História do Teatro brasileiro e ocidental: moderno e contemporâneo (2021), também pela faculdade CAL de Artes Cênicas. Atualmente é professor de teatro do curso técnico profissionalizante da Casa das Artes de Laranjeiras, em Interpretação I e II. Trabalha como ator desde 1995.
Licenciado em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense. Pós-Graduado (Lato sensu) em Currículo e Prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental (CEAD-UFPI). Interessa-se pelos estudos sobre currículo em arte e pela intercessão entre os estudos do corpo gordo e o teatro.
JORGE HENRIQUE TAVARES DE MELO
Possuo graduação Licenciatura em Teatro (2011) e especialização em Arte e Produção Cultural no Brasil (2015). Atualmente sou professor de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Professor de Artes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Um profissional com experiência no ensino da Arte, com foco no teatro, e já atuei nos diversos anos do ensino fundamental e médio. Tenho vivência nas turmas regulares, turmas de educação especial, turmas de Educação de Jovens e Adultos e em escolas no sistema prisional. Trabalhando de forma a incentivar o discente nas vivências artísticas e culturais, considerando sua bagagem cultural e emocional, incentivando aos alunos a desenvolverem um pensamento crítico, estético e com sensibilidade social.
LEONARDO DA SILVA AFFONSO BASTOS
Professor de Teatro do Colégio Pedro II (CPII) no campus São Cristóvão II e de Expressão Corporal no Curso Técnico para Formação de Intérpretes de Libras (TILS) no campus Niterói. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011), Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2016) e especialização em Educação Étnico Racial no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II (2022). Durante sua graduação na UNIRIO, foi contemplado pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Mobilidade Acadêmica Internacional Santander Universidades, realizando intercâmbio em Portugal, na Universidade de Coimbra (2015), em cadeiras de Estudos Artísticos, Ciências da Educação e do Mestrado em Psicologia e Educação. Foi bolsista CAPES do PIBID coordenado pelos professores doutores Andréa Fetzner e André Gardel (2012/2013) com projeto de aulas de teatro a partir da dramaturgia brasileira em turmas de oitavo e nono anos da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Atuou nos projetos de extensão universitária CorpoCasa - o cuidado de si no envelhecimento e Teatro Renascer - grupo de teatro com idosos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG - UNIRIO), no desenvolvimento de práticas pedagógicas e criações artísticas, ambos coordenados pela Professora Dra. Carmela Soares. Desenvolveu o projeto teórico-prático de Iniciação Científica intitulado Asilos da mente: Construções de memória através de Samuel Beckett, que recebeu prêmio de melhor pesquisa de IC-UNIRIO na área Teatro de 2016. Ator, encenador e produtor da Companhia Café Cachorro, idealizou e desenvolveu junto ao grupo teatral o espetáculo ONDENUNCA BECKETT, que em 2015 foi convidado a integrar a programação do CASA Latin American Theatre Festival (Londres, UK), onde também ministrou a oficina Work in regress - The poetry of the body-object in space. Atuou de 2016 a 2018 como mediador do Projeto Social Escola SESC de Ensino Me#769;dio no Laborato#769;rio Gerac#807;o#771;es e Sociabilidades com estudantes do primeiro ano do Ensino Me#769;dio de todo o Brasil e idosas moradoras da comunidade do Anil (RJ). Em 2017, a convite da Escola Municipal Natalio Salvador Antunes (Macae#769;), ministrou oficinas de iniciac#807;a#771;o ao Cinema e ao Teatro com estudantes dos tre#770;s anos do Ensino Me#769;dio. Em 2018, ministrou oficinas de Biomecânica Teatral, junto à pesquisadora professora doutora Morgana Martins. Integrou em 2017 e 2018 a equipe de curadoria do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) na categoria de longa-metragem internacional. Pelo seu documentário audiovisual: Contramãos ótimas do fluxo do mundo atravessando teatro, educação e sociedade, foi convidado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes para exibição seguida de palestra sobre teatro na perspectiva da integração social e a partir da premissa do afeto. Desde 2019 desenvolve no Colégio Pedro II práticas contínuas de pesquisa cênica a partir de valores afrobrasileiros com turmas de estudantes dos Anos Finais do Ensio Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante, com produções artísticas diversas ao longo do período letivo. Em 2023, apresentou sua pesquisa: Quando o Teatro no Colégio Pedro II encontro em vi Valores Civilizatórios Afro-brasileiros" no Seminário Em defesa da escola: desafios das Artes Cênicas na Educação (ECA-USP). Junto ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Utopias atua no desenvolvimento de reflexões e ações sobre práticas pedagógicas, com ênfase no protagonismo e autonomia. Participaram da V Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação (CONANE - UnB 2023). Desde 2022, é professor de teatro no projeto social da ONG AECS (Jardim do Anil, Jacarepaguá-RJ) com o Grupo Teatro Gerações e Memória, formado por moradores da região, com idades de 10 a 95 anos.
Possui graduação em Teatro pela Faculdade Cal de Artes Cênicas(2020). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Possui graduação em teatro pelo ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ(2014). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Dinâmica do Ensino Moderno. Tem experiência na área de Educação.
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora regente de língua portuguesa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Pós graduanda em Arte e Ciência pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO(2019). É atriz com formação profissionalizante em Interpretação Cênica pela escola de formação de atores do SATED RJ. Atuou como atriz em diversas peças de teatro, festivais de esquetes e curta-metragem na cidade do Rio de Janeiro e também em Brasília (2009-2010).Participou, a convite, de Residência Artística e Pedagógica na University of Michigan/USA (2018), representando o Projeto de Extensão Universitário Teatro Renascer, onde atuou ministrando aulas de teatro e produzindo espetáculos com o grupo entre 2014 e 2019. Idealizou e produziu o Projeto Teatro com Memórias Cotidianas contemplado na Lei Aldir Blanc 2020/2021.Atualmente é Oficial Temporária do Exército na área do Magistério, atuando como professora de Teatro no Colégio Militar do Rio de Janeiro - CMRJ no ensino fundamental. Na mesma instituição atua como Coordenadora da Disciplina de Arte e chefia o NAC - Núcleo Artístico Cultural do CMRJ, núcleo que oferece oficinas de teatro, dança e coral no contraturno das aulas para ensino fundamental e médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e ciência, artscience, memória, teatro com idosos, teatro de reminiscências, teatro com memórias.
Possui Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, em GESTÃO EDUCACIONAL COM HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR, Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO pela Universidade Estácio de Sá (2011) e FORMAÇÃO TÉCNICA EM DANÇA pela CUFA-ES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Dança, atua como ator no GRUPO TEATRAL GOTA, PÓ E POEIRA desde 1999. Como professor de teatro e dança no PROJETO MAIS EDUCAÇÃO da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ (2010/2012). Em 2012, passou a atuar como Professor Regente I ARTES CÊNICAS, na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, e em 2014 como Professor Regente I ARTES, na rede estadual de ensino também do Rio de Janeiro. A partir de 2022 passa a atuar também como fundador e co-produtor da CIA TEATRAL AYRA-ART no RIO DE JANEIRO