Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma 2022

Turma 2022

Andreza Bittencourt Cavalcanti

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2006). Atualmente é PROFESSORA DE ARTES CÊNICAS da Escola Municipal Doutor Mario Augusto Teixeira de freitas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

 

Cheila Oliveira Carreiro

Cursando o mestrado profissional em Ensino de Artes Cênicas - UNIRIO. Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes. Pesquisa: "MUSA: A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MUSA (Musical System of Acting@2008) na Educação Escolar". UNINTER-RJ, 2019. Licenciada em Teatro - UNIPLENA-SP, 2019. Bacharelado em Teatro pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC (2010) e pelo Curso técnico da Casa das Artes de Laranjeiras/CAL-RJ (2013). Integrante Cofundadora da MUSA Cia. Teatral (2013) direção geral, Sotiris Karamesinis. Professora de Teatro da metodologia MUSA (Musical System of Acting@2008) na ONG/Escola Solar Meninos de Luz desde 2015, ensino que engloba a Educação Infantil até o Ensino Médio. A frente da Cia desde 2018, atuou e dirigiu nos seguintes projetos: O NARIZ-Nikolai Gógol adaptação Jorran Souza, 2022. POR TRÁS DO SONHO inspirado em Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare, Teatro do Solar; Teatro Ruth de Souza, Arena Jovelina Pérola Negra e escola CEFET-RJ, 2021/2022. Média metragem: A MISTERIOSA LUZ DA CASA VERDE, 2021, disponíveis no canal do Youtube da Cia; Média metragem O PRÍNCIPE FELIZ de Oscar Wilde, 2020. Dirigiu o espetáculo NO RITMO DO CORAÇÃO, inspirado na sua pesquisa, sobre a inteligência emocional, escrito por Maria Montera, 2019. O QUE TE CAUSA, exposição fotográfica, sobre sua pesquisa em inteligência emocional, concepção e curadoria junto com Marcos Scorzelli - Galeria de Arte do Solar, 2019. Matéria ?Emoções transformam? - REVISTA GUIA DO PROFESSOR - EDUCAÇÃO INFANTIL ? COM CONTEÚDO DE FUNDAMENTAL I e publicação na JORNADA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL - Pela paixão de educar e o desafio de inovar; Paty Fonte, 2020. Workshops Ministrados: O DESPERTAR DAS EMOÇÕES - Treinamento Psicofísico na metodologia MUSA (Musical System of Acting@2008), para alunos do Ensino Médio da Educação pública, 2021. A EVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL no ambiente escolar através do teatro pelo método MUSA, para professores de artes, 2021. Atuou em: ?O Trabalho das Aranhas? de Antônio Medeiros, leitura dramatizada. Espaço Havana ? Lapa, 2023. MONOLENA ? Inspirado no Imaginário de Frida Kahlo de Jorran Souza, direção Jefferson Almeida, 2022. O NARIZ de Nikolai Gógol adaptado pro Jorran Souza, direção Cheila Oliveira. Teatro do Solar, 2022. POR TRÁS DO SONHO inspirado em Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare, Teatro do Solar (2021); Teatro Ruth de Souza, Arena Jovelina Pérola Negra e escola CEFET- RJ, 2022. NEM TUDO ESTÁ AZUL NO PAÍS AZUL, direção Rodrigo Viegas. Teatro Ziembinski, 2016. UMA JANELA PARA MACHADO DE ASSIS - Roteiro e direção: Katia Brito - Trapiche Gamboa, 2014. AS MOSCAS ? Jean Paul Sartre, Direção: Sotiris Karamesinis, Teatro do Jockey, 2014 PRESAS ? Verónica Fernández e Ignacio del Moral. Direção: Sotiris Karamesinis, Galpão das Artes, 2014. 120 DIAS DE SODOMA ? Marques de Sade. Direção: Luiz Furlanetto. Boate Fosfobox e LA PAZ, 2013. IFIGÊNIA EM ÁULIS ? Eurípedes. Direção: Sotiris Karamesinis. Teatro do Jockey, 2012.DEVOLVAM NOSSOS BRAÇOS. Dramaturgia e Direção: Pepe Sedrez; Victor Hugo e Silvio da Luz. Teatro Carlos Gomes ? Blumenau ? SC, 2009. A SERPENTE ? Nelson Rodrigues. Direção: Pita Belli. Temporada na Fundação Cultural de Blumenau, 2009. UM MOMENTO ARGENTINO. Direção Olivia Camboim. Temporada na Fundação Cultural de Blumenau, 2008. DAS SABOROSAS AVENTURAS DE DOM QUIXOTE DE LÁ MANCHA E SEU ESCUDEIRO SANCHO PANÇA. Direção: André Carrera. Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau ? SC, 2007. BLUMENVAL ? Adaptação e direção: Pita Belli. Fundação Cultural de Blumenau ? SC, 2006. Filme MUAMBA de Chico Faganello, 2011, disponível em Filmes que voam. OUTROS: Professora no curso de Capacitação profissional para Jovem Youtuber ? 2022 na Favela Radical e DEGASE ? RJ realização Somos Leonina. Ministrou um TREINAMENTO NO MÉTODO MUSA (Musical System of Acting) CEFET/RJ - 2019. Integrou ao grupo Elementos em Cena - Blumenau 2006 a 2010, atuando em parceria com o SESI.

 

Fabianna de Mello e Souza

Fabianna de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro em 1964, atriz, diretora, graduada em Bacharelado na Faculdade de teatro da CAL em 2021. Fundadora da Cia Os Bondrés de máscaras balinesas. Fundada em 2008 esta cia teatral realizou instantâneos ? 2010\15 Espaço SESC, Flip, Circuito das artes, Palco giratório 2012. Prêmio Myriam Muniz 2008, Prêmio Myriam Muniz de circulação. Em 2014 Oikos, Uma história de vida e amor a terra , 6 indicações ao prêmio de Zilka Sallaberry. (Ator, cenário, figurino, iluminação, dramaturgia e melhor espetáculo). Prêmio CBTJ Oikos teve indicação de melhor elenco: atores e atrizes e categoria especial: mascaras balinesas, .FIMC e 2017 Festival internacional de Curitiba. 2015. Estudos para Quase Nada. FIMC e 2017 Festival internacional de Curitiba.2017\2019 A Batalha de Improvisação com Máscaras, Teatro Ipanema, Centro cultural Maré, Teatro Sergio Porto, Circuito de Bibliotecas em São Paulo. Nomeado ao Prêmio Cesgrario- Categoria Especial 10 anos de pesquisa das máscaras balinesas 2017\2019 Batalhinha de improvisação com máscaras para crianças. Prêmio menção honrosa Zilka Sallaberry, 2018: Pesquisa em máscaras. 2019 Dirigiu Interior de Maurice Maeterlinck- SESC Copacabana ? Teatro Arena. Nomeado ao Prêmio Cesgrario ? Melhor Figurino Em 1997, foi convidada por Ariane Mnouchkine a integrar a Trupe do Teatro du Soleil permanecendo na CIA francesa até o ano de 2006. Durante esses noves anos, Fabianna participou das montagens: Et soudain des nuits d?eveil, Tambour sur la digue (2 prêmios Moliére) et Le Derniére Caravanserail, (4 prêmios Moliére) neste último, além de atriz, assumiu a direção técnica do palco. Realizou diversas tournées pela Europa e na Ásia e América do Norte. Em 2005, viajou para Bali onde estudou com Mestre I Djmat Made e em na Sri Lanka com a mestra Khema Costa. Em 2017, a convite da diretora francesa Ariane Mnouchkine e sob sua supervisão assume a coordenação, produção do projeto de montagem do musical As Comadres de Rene Richard baseado no texto de Michael Tramblay. Apresentou-se no Rio de janeiro, São Paulo e França. Nomeada ao prêmio Aplauso Brasil de melhor atriz coadjuvante.Há doze anos, Fabianna dirige o Ateliê de pesquisa e treinamento com máscaras de treinamento por todo o Brasil. Em 2010, foi contemplada com a Bolsa Funarte de residência artística de teatro do ministério da cultura brasileiro, retorna a Bali para estudar com seu mestre I Djmat MADE. Em abril de 2015 ganha o edital da ação convocatória da prefeitura do Rio de Janeiro e realiza a oficina ? Das tradições seculares do teatro oriental ao treinamento do ator contemporâneo?. Ministrou oficinas em Paris em 2017 e em 2019 na Itália na cidade de Pesaro. Em 2020 /21 coordenou o Ateliê de pesquisa do Ator- SESC Paraty.Como atriz, atuou em vários espetáculos como Dragão, kabul ? Amok Teatro (2008-2013), neste indicada a prêmio quem de melhor atriz, Édipo Rei de Eduardo Wotzick (2013) e em Incêndios de Wadji Mouawad de Aderbal Freire (2013-15) (RJ, SP entre outros). Nomeada ao Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz coadjuvante. Em 2016 estreia Boa Noite, Mãe dirigido por Hugo Moss. Em 2017 estreia Círculo de transformação em espelho dirigido por César Augusto no teatro do SESC Copacabana.Mangiare, foi sua primeira direção e selecionado a participar do Festival Premier Pas em Paris. Foi nomeada ao prêmio de melhor diretora coma A Borralheira, espetáculo nomeado 6 vezes ao premio Zilka Sallaberry e CBTJ. Em 2018, no centro cultural da Oi futuro dirige espetáculo Thomas e as mil e umas invenções que recebeu mais de 12 indicações ao prêmio Zilá Sallaberry e Botequim Cultural entre elas melhor direção. EM 2012\2014 da ocupação artística Projeto Ágora do Teatro municipal Maria Clara MachPossui graduação em Teatro pela Faculdade Cal de Artes Cênicas (2021). Atualmente é instrutor de aulas de teatro - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes 

 

Beatriz Cristina de Freitas Barbosa

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC - UNIRIO). Especialista em Arte e Educação (UNIMAIS). Pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual (Estácio). Foi professora de História das Artes e Teatro na Escola Ampla, professora de Teatro no Sistema Elite de Ensino, tutora à Distância na Fundação CECIERJ, professora substituta de Teatro no Colégio de Aplicação da UERJ (CAp-UERJ). Atualmente é professora contratada da Prefeitura do Rio de Janeiro na disciplina de Artes e é docente no curso profissionalizante de atores na Família Dublemix, ministrando a disciplina de Interpretação Teatral. Possui vasta experiência com organização de eventos, produções teatrais e design gráfico.

 

Camila Costa de Oliveira

Mestranda em Ensino de Artes Cênicas no PPGEAC da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2013). Com Especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes (2020). Atua profissionalmente como professora de teatro, atriz e contadora de histórias. É professora bilíngue (português-francês) de teatro nas atividades extracurriculares da escola Lycée Molière (www.lyceemoliere.com.br). Foi professora do setor curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (https://www.cap.ufrj.br/), atuando no 6º e 9º ano do ensino fundamental. Como contadora de histórias e pesquisadora, desenvolve diversos projetos autorais com narrativas da tradição oral de origens indígenas e africanas, sendo o principal dentre eles a 'Chama das Histórias' no qual é idealizadora, gestora, curadora e narradora. Já apresentou seus trabalhos com a 'Chama das Histórias' em importantes eventos literários, como a LER - Salão Carioca do Livro (2019) e a Festa Internacional Literária de Paraty (2019). É cofundadora do Teatro Caminho (www.teatrocaminho.com), grupo que desenvolve sua pesquisa a partir das relações entre cena, arquitetura e itinerância. Com o grupo, foi atriz em 'Amazona' (2018); atriz em 'Casa vazia' (2016); e assistente de direção em 'Eu vou aparecer bem no meio do seu sonho' (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em interpretação teatral, contação de história e ensino do teatro.

 

Patricia Pinho Salgueiro

Possui Bacharelado em Interpretação - Artes Cênicas pela UNI-RIO (1998) Concluiu o Programa Especial de Licenciatura em Artes Faculdades Integradas Bennett (2003).

 

Luana Pereira Leite Csermak

Mestranda no Programa de Pós - Graduação em Ensino das Artes Cênicas - PPGEAC - UNIRIO . Realizou o Curso de Qualificação Profissional em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação - SESC/ SP (2017). Especialista em Gestão Cultural: Cultura, Mercado e Desenvolvimento - SENAC / SP ( 2013) e em Arte Terapia/ Terapias Expressivas pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2012); colaborou com o Projeto de Extensão? ArtInclusiva? da UNESP ? Universidade Paulista de Artes, participando no período de 2011- 2014. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, concluindo em 2007. Como atriz, trabalhou com o grupo de Teatro de Rua "Buraco d´Oráculo" , colaborando com a criação coletiva de espetáculos e Intervenções Artísticas nos espaços públicos da cidade. Em 2020 participou do Curso de Formação Básica em Teatro do Oprimido certificado pelo: GESTO ? Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido, a FUNCEB ? Fundação de Cultura do Estado da Bahia e a PROEXT ? Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido ? GESTO, cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Participa da organização e administração do Grupo de Estudos Virtuais em Teatro do Oprimido. Professora efetiva na disciplina de Arte no Ensino Fundamental I e II pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Professora efetiva do Ensino fundamental I e EJA pela Prefeitura Municipal de Diadema. Professora Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES de Educação Básica.

 

Anderson Fidelis Calabria

Possui graduação em Teatro pela Universidade Estácio de Sá(2021). Atualmente é Professor de Teatro do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

 

Rosamaria Aparecida Moreira Lirio

Possui graduação em Artes - Claretiano Centro Universitário (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora de Artes e teatro do Centro de Ensino Faria Brito. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Atua com jovens do ensino fundamental 2.