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Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos docentes do PPGEAC revelam em seus objetivos abordagens de estudos sobre a pedagogia das artes cênicas. Discentes do Programa se articulam aos projetos docentes e podem acompanhar experiências pedagógicas de orientadoras e orientadores, a partir de afinidades conceituais, temáticas ou metodológicas, especialmente no Seminário de Prática Docente. As disciplinas Estudos Avançados em Processos Cênicos em Educação e Tópicos Especiais em Ensino de Artes Cênicas proporcionam um diálogo com a bibliografia atualizada dos projetos de pesquisa em andamento.

 

Corpo em movimento - atravessamentos entre a sala de aula, a sala de ensaio e o espaço cênico no contexto da preparação corporal, direção de movimento e composição.  Coordenação Profa. Dra. Adriana Bonfatti

A sala de aula, a sala de ensaio e os espaços cênicos apreciados como locus dialógico de experimentação, criação, pesquisa e reflexão de estratégias e dispositivos para a preparação corporal,  direção de movimento, composição e  formação (em espaço formais e não formais) do artista da cena. O corpo percebido em sua singularidade na relação com o seu entorno, como instrumento de saber, de pensamento e expressão. A investigação de processos democráticos de sensibilização, percepção e construção artística, (re)en/cor(por)/ando um mundo em constante (des)organização, (re)construção  através da experiência do  movimento.

 

Pedagogias de ator: exercícios de si e da cena nas tradições da máscara e da palhaçaria – Coordenação Profa. Ana Achcar

A pesquisa trata da investigação e do desenvolvimento de abordagens pedagógicas e/ou artísticas do processo de criação atoral tomando como base de estudo a tradição das máscaras e da palhaçaria e a organização, sistematização e classificação das notas de cursos ministrados para formação e treinamento do ator na universidade nos últimos 25 anos.

 

Diálogos entre arte e política: processos de subjetivação, corpo e resistência - Coordenação Profa. Angela Donini

O projeto mobiliza aproximações entre filosofia contemporânea, cinema e artes da cena, especialmente no que diz respeito àquelas que tratam das relações entre corpo, arte e processos de subjetivação. Alinhado à singularidade do projeto pedagógico do curso de filosofia da UNIRIO, este projeto de pesquisa parte de uma perspectiva transversal que permite produção de análises relacionadas aos processos de criação a partir da análise dos cenários micro e macropolíticos nos quais estão enredados os processos criativos. Cartografa, desde perspectivas decoloniais os contextos e a produção de obras desenvolvidas especialmente no Brasil e em países da América Latina.

 

Metodologias para abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula – Coordenação Profa. Angela Reis

O projeto pretende investigar metodologias para a abordagem da História do Teatro Brasileiro em sala de aula a partir de dois vieses: no primeiro, o fio condutor da pesquisa será o diálogo entre as histórias de vida dos estudantes e os conteúdos discutidos no âmbito da disciplina Teatro, Cultura e Sociedade, ministrada por mim no Curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO; no segundo, em paralelo, será utilizado também o arsenal teórico da História Oral para investigar a história do teatro de revista carioca a partir de entrevistas com J. Maia, famoso contrarregra do teatro brasileiro, residente no Retiro dos Artistas e detentor não só de rica vivência nesse campo mas também de valioso acervo documental sobre o tema.

 

Teatro de Reminiscências – Coordenação Profa. Carmela Soares

Investigação dos processos de criação em que a coleta de histórias de vida e fragmentos de memórias dos mais velhos são coletados e, posteriormente, transportados para à cena e sua importância para a pedagogia do ensino do teatro e a formação de professores.

 

Formas de atuação em triangulação – Coordenação Prof. Daniel Marques

Este projeto de pesquisa visa estudar os mecanismos e instrumentos da atuação cênica em situação de triangulação - portanto, em constante intercâmbio entre palco e plateia -, presentes na construção de tipos cômicos, no melodrama, nas técnicas de epicização e na arte do palhaço. Embora muitas se fundamentem em práticas teatrais de longa duração, estas técnicas e métodos artísticos apresentam forte relação com o teatro contemporâneo, em fecunda e potente contração entre contemporaneidade e tradição, que aponta caminhos para a formação de atores, diretores, dramaturgos, etc. Como uma primeira etapa do projeto serão estudados os mecanismos de composição do personagem-tipo.

 

Percursos Metodológicos: a formação do professor de teatro e do artista cênico no Brasil – Coordenação Profa. Elza de Andrade

A pesquisa propõe a reflexão sobre os caminhos metodológicos, artísticos, processuais, experimentais, tradicionais, curriculares e outros que podem contribuir para a formação do ator (no sentido amplo, daquele que atua) e do professor de teatro. A discussão se volta para dentro da escola e também para os espaços não formais de ensino, onde a formação também pode se dar.

 

Encenação e pedagogia – dispositivos contemporâneos de um teatro socialmente engajado. Coordenação Profa. Isabel Penoni

A pergunta condutora é em que medida a produção recente de um conjunto de grupos teatrais das periferias do Rio de Janeiro, em sincronia com coletivos periféricos de outras cidades brasileiras, vem ressignificando a cena contemporânea do país. Interessa particularmente identificar a especificidade dos dispositivos de criação e de encenação desenvolvidos por esses coletivos e sua relação com a emergência de uma nova cena contemporânea socialmente engajada, ou de um novo teatro político ou ainda pedagógico, não mais baseado na noção moderna de representação, tampouco na pós-moderna de presença, mas na premissa decolonial da representatividade. Por meio de uma análise extensiva da produção daqueles coletivos, pretende-se ainda investigar articulações entre seus projetos artístico-pedagógicos e novas metodologias de ensino do teatro em contexto formal e não formal.

 

Formas de composição do ator contemporâneo brasileiro - possíveis inserções, congruências e fricções em poéticas de encenação – Coordenação Profa. Jacyan Castilho

O objeto da pesquisa é o ator-bailarino brasileiro contemporâneo, estudado em suas habilidades e competências na composição da cena, o que implica dizer, na composição de uma dramaturgia da cena ou da performance. O objeto abrange não só o atuador profissional, artista de teatro e dança envolvido em produções oferecidas ao público, como ainda o artista em formação (estudantes de artes cênicas) e todos os envolvidos em processos educacionais através das artes cênicas (professores e alunos da Rede Básica de Ensino). O objetivo é levantar procedimentos de pesquisa e criação da cena, tanto em seus aspectos conceituais, nos quais será investigado o atual campo teórico a respeito da atuação cênica, quanto em seus aspectos laboratoriais, com efetiva experimentação prática. O ponto de partida é o pressuposto do ator como compositor de suas ações, entrando em sintonia ou em atrito com as linguagens cênicas vigentes em seu entorno espaço-temporal. Para isso, são levantadas abordagens que se caracterizam pela pluralidade de metodologias de encenação, sempre atravessadas pelos estudos corporais como eixo norteador destas vertentes. São objetivos almejados 1) Aprofundar noções de construção dramatúrgica quanto à composição de ações físicas e de texto verbal; 2) Reconhecer e dialogar, com diferentes metodologias e conceitos que se constituem hoje como tecido intertextual possível de apropriação pelo ator: as técnicas de Viewpoints, o aporte do Sistema Laban de Análise do Movimento no trabalho do ator, as derivações dos conceitos de teatro-físico e teatro-dança, e as vertentes de inclusão pela Educação Somática; 3) Chegar a compor sequências didáticas e outros procedimentos metodológicos de investigação da cena através do corpo, destinadas a alunos de Ensino Fundamental e Médio e 4) Produzir atividades de Extensão e publicações dos resultados obtidos.

 

O espaço urbano como indutor de jogo teatral – diálogos possíveis entre o teatro e a cidade – Coordenação Profa. Liliane Mundim

O objetivo deste projeto de pesquisa está focado em desenvolver investigações de cunho teórico-práticas pautadas em experimentação das abordagens do Jogo Teatral, em diálogo com os espaços da cidade; considerando as singularidades micro e macro das localidades em suas perspectivas sócio-histórico-culturais, bem como as diferentes possibilidades de relacionar alguns procedimentos articulados com o sistema de Jogos Teatrais, em suas diversas abordagens; inseridas em uma perspectiva aberta à observação e percepção do espaço em suas múltiplas dimensões. Nessa perspectiva, construir inter-relações estéticas, poéticas e artísticas, como também pedagógicas e metodológicas. Estas ações serão objeto de estudo e práticas inseridas em uma perspectiva crítica e reflexiva sobre os diversos campos de conhecimento que abrangem o espaço urbano, estabelecendo um diálogo consistente no que tange à construção de metodologias acessíveis que possam perceber, ocupar e se apropriar do espaço da cidade de maneira ampla e potente.

 

Teatro aplicado (applied theatre): investigações sobre um território em expansão – Coordenação Profa. Marina Henriques

Um fenômeno constatado aqui no Brasil e também em outras partes do mundo tem levado o teatro aos mais variados contextos e ampliado o seu acesso a diversos segmentos da população. Uma grande diversidade de práticas teatrais cruza a fronteira das salas convencionais do teatro comercial, para alcançar e agir sob outras esferas, como em projetos comunitários realizados nas periferias e favelas das grandes cidades; em áreas da educação não formal, fora dos muros das escolas; em programas em prol dos direitos humanos e da saúde; nas ações patrocinadas por empresas, pela igreja ou em projetos implementados pelas organizações não governamentais (ONGs). Apesar de se tratar de um universo que se amplia com grande velocidade, a reflexão teórica e crítica sobre este campo, entre nós, ainda pouco sistematizada. Muito embora, recentemente, elas tenham começado a atrair a atenção do meio acadêmico e a despertar reflexões sobre o tema também aqui no Brasil. Como aqui, em outras partes do mundo as pesquisas acadêmicas vêm tentando responder ¬ emergência dessa diversidade de iniciativas. Em países de língua inglesa a área de investigação tem sido nomeada como applied theatre/applied performance; em Portugal, práticas artísticas comunitárias e no Brasil, teatro em comunidades. É neste ambiente de reflexão que esta pesquisa se insere. O estudo busca, principalmente: estimular e contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas direcionadas ao campo de estudo; reunir pesquisadores que se interessem pela área a fim de gerar conhecimentos teóricos e práticos; ampliar o acesso de pesquisadores à literatura específica do campo; incentivar novos pesquisadores a identificar e transformar em objeto de análise práticas vigentes na área; ampliar a inserção e o reconhecimento desta linha de investigação no âmbito da pesquisa em Artes Cênicas no Brasil; estimular o intercâmbio entre pesquisadores/professores brasileiros e estrangeiros promovendo e participando de encontros científicos nacionais e internacionais.

 

Estudos sobre Teatro de Animação e Teatro Infanto-juvenil - Coordenação Prof. Miguel Vellinho

No sentido de fomentar a investigação e o mapeamento da produção realizada no país, o projeto de pesquisa Estudos sobre Teatro de Animação e Teatro Infanto-juvenil visa reunir, organizar e produzir material que trate dos assuntos relacionados ao tema. Há uma preocupação inicial relativa, sobretudo, ao Teatro Infanto-juvenil que carece de um olhar e uma abordagem mais crítica à produção já existente. O campo do Teatro de Animação também é contemplado em suas inúmeras manifestações e transita também pela experimentação prática, bem como estudos teóricos e/ou históricos sobre as manifestações artísticas que tem no boneco ou objeto animado o seu principal eixo.

 

 O corpo e a cidade: pesquisa sobre body painting – Coordenação Profa. Mona Magalhães

Esta é uma pesquisa teórica/prática na qual são realizados experimentos com a pintura sobre o corpo. Os enunciados pintados colocam o corpo como contraponto e/ou reiteração em relação a espaços da cidade. No primeiro momento, por meio da body painting, o corpo poderá se camuflar, mesclando-se ao meio em que vive. Já noutra vertente, o corpo se destacará do ambiente social provocando efeitos de sentido extra cotidianos. São verificados a relação das imagens com o corpo, entre jogos, na perspectiva da educação. Interessam ao projeto as perspectivas imagéticas e poéticas da cena teatral, performativa e sua pedagogia.

 

Corpos em movimento: dança, raça, sexualidades e cotidiano escolar – Coordenação Prof. Paulo Melgaço 

Este projeto pertente ao campo das artes e educação com o objetivo central de refletir e investigar práticas educativas e possibilidades de trabalhar os corpos nas escolas. Desenvolver estudos sobre as relações entre artes, ensino das artes, linguagem, representações sociais, identidades. Assim, ao entender a escola como universo composto por cruzamentos de múltiplas culturas, marcadas por relações de poder, este projeto possui um interesse específico em despertar um olhar para os atravessamentos de raça, gênero, sexualidades e masculinidades nas periferias urbanas. Nos interessa perceber como o conhecimento de escolar em artes está colocando estas subjetividades em questão. A pesquisa objetiva, também, analisar a produção do conhecimento no ensino das artes e desenvolver estudos de caso sobre currículos de formação e práticas docentes em escolas do subúrbio carioca e periferias urbanas.

 

Teatro para e com as infâncias e juventudes (TIJ) – parte 1: investigações sobre questões de gênero – a féerie e a cena atual – Coordenação Prof. Paulo Merisio

Este projeto dá início a um novo ciclo de análises e consolida a finalização das investigações que foram empreendidas na pesquisa Sentidos do Melodrama – 2010-2023 (UNIRIO; CNPq; FAPERJ; Capes). Tem como foco a produção teatral para e com as infâncias e juventudes, visando averiguar aspectos históricos – especialmente relacionadas à féerie – e da cena contemporânea, com ênfase na obra da dramaturga canadense Suzanne Lebeau. O objetivo desta Parte 1 do Projeto Teatro para e com as infâncias e juventudes é investigar a produção de subjetividades femininas por meio da representação das personagens nas diferentes experiências que serão objeto da análise. Para essa investigação foram selecionadas duas montagens parisienses de Aladin ou La Lampe merveilleuse de épocas distintas (féeries de 1822 e 1863), três obras de Lebeau que têm personagens femininas marcantes (El ruido de los huesos que crujen, 2011; Gretel et Hansel, 2013; Tres hermanitas, 2018). Uma outra frente de investigação será a montagem do texto Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, com os componentes do Grupo Cultural Cochicho na Coxia, cujo processo se configurará como Laboratório Experimental. A análise dessas fontes se dará principalmente em diálogo com duas teses: “Music, the market, and the marvelous: parisian féerie and the emergence of mass culture, 1864-1900”, de Tommaso Sabbatini, 2021 e “Escribir para el público joven: de la responsabilidade de hablar del mundo a la libertad compartida de ver el mundo.”, de Suzanne Lebeau, 2019. O projeto Teatro para e com as infâncias e juventudes proporcionará pesquisas em diferentes modalidades: Projeto Docente, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, bem como a realização de experimentos/ espetáculos nas companhias Trupe de Truões (oriunda da UFU), Cia. Melodramática do RJ (configurada na UNIRIO) e o grupo Cochicho na Coxia (Mesquita/ RJ).

 

Teatro, encarceramento, história e resistência - Coordenação: Profa. Viviane Becker Narvaes

O projeto se enquadra na área de concentração do Ensino das Artes Cênicas e nas linhas de pesquisa “Processos Cênicos em Educação” e “Teatro, encarceramento e espaços de privação de liberdade”. Trata-se de pesquisa de natureza básica e qualitativa, portanto teórica e empírica, alicerçada no trabalho desenvolvido no Programa de Extensão Cultura na Prisão. O foco da pesquisa está no estudo do teatro produzido pela (e com a) população carcerária ou por grupos sociais submetidos a medidas socioeducativas, incluindo outras modalidades de situação de privação de liberdade. O sujeito encarcerado é compreendido como pertencente a setores subalternizados da sociedade brasileira, que possuem um acesso restrito ao mundo do teatro e da arte em geral. A restrição de acesso se dá por razões diversas, determinadas econômica e socialmente, permeadas pelas opressões de classe, raça, gênero e orientação sexual. As dimensões de classe que perpassam as opressões podem ser vislumbradas inclusive ao examinarmos a conformação dos campos da história das prisões e da história do teatro nas prisões no Brasil. Diante disso, se faz necessário refletir sobre as condições de produção teatral das pessoas encarceradas e analisar suas expressões artísticas nas mais diversas dimensões.