Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)

Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)

Doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (2007)

Possui Graduação em Bacharelado de Artes Cênicas (1984), Mestrado em Teatro (1999) e Doutorado em Artes Cênicas (2007) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Professora Associada 3 do Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da UNIRIO, atua no Curso de Bacharelado em Atuação Cênica, no Programa de Pós Graduação em Ensino das Artes Cênicas ( PPGEAC) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Coordena o Programa Interdisciplinar de Formação, Ação e Pesquisa Enfermaria do Riso desde 1998 cujo projeto de ensino forma estudantes de teatro para atuarem como palhaços em hospitais; e o Projeto Núcleo do Ator- Investigação e Documentação Teatral desde 1996, onde promove, entre outras ações, a edição de cadernos de textos com ênfase na atuação cênica, para fins didáticos. Foi diretora do Departamento de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO de setembro de 2008 a junho de 2011 e Coordenadora do Curso de bacharelado em atuação Cênica de agosto de 2018 a março de 2020 Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo teatral, direção e atuação cênica, formação do ator, jogo da máscara e palhaçaria na cena, de circo e de hospital. Em 2020 realizou projeto de pós-doutoramento sob a supervisão da diretora de pesquisa Béatrice Picon Vallin do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) Paris, França.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9889709625136959

email: ana.soares@unirio.br