Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2015 / A ESCUTA, O CORPO E O JOGO NA PREPARAÇÃO DO ALUNO -ATOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A PRÁTICA DE MONTAGEM “CENAS DE ROMEU E JULIETA” - UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA

A ESCUTA, O CORPO E O JOGO NA PREPARAÇÃO DO ALUNO -ATOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E A PRÁTICA DE MONTAGEM “CENAS DE ROMEU E JULIETA” - UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER TEATRAL NA ESCOLA

Discente: CHAYENE TORRES DE SOUZA Resumo: Esta pesquisa parte da minha experiência de 17 anos de ensino na dança, música e teatro em ONGs e em escola pública do Rio de Janeiro. Reflito sobre a metodologia estabelecida por mim, apoiada nos pensamentos de Viola Spolin, Peter Slade, Peter Brook, Anne Bogart, Paulo Freire e Tsunessaburo Makiguti, e abordo questões sobre a preparação do aluno-ator para a encenação teatral em duas fases: durante o período escolar e durante o ano da montagem “Cenas de Romeu e Julieta” apresentada nos jardins do Museu Chácara do Céu em Santa Teresa com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I da EM Machado de Assis, em 2012. Institui-se uma preparação criativa em prol do coletivo, que preserva e protege o artista que toda criança possui, entre desafios, desvios e possibilidades do artista-docente na prática pedagógica do teatro na escola, entrelaçando-se e dialogando constantemente com o aluno e sua realidade. Palavras-chave: processo e produto artístico, vivência, potencial criativo, possibilidade, pedagogia teatral.

Discente: CHAYENE TORRES DE SOUZA

Resumo: Esta pesquisa parte da minha experiência de 17 anos de ensino na dança, música e teatro em ONGs e em escola pública do Rio de Janeiro. Reflito sobre a metodologia estabelecida por mim, apoiada nos pensamentos de Viola Spolin, Peter Slade, Peter Brook, Anne Bogart, Paulo Freire e Tsunessaburo Makiguti, e abordo questões sobre a preparação do aluno-ator para a encenação teatral em duas fases: durante o período escolar e durante o ano da montagem “Cenas de Romeu e Julieta” apresentada nos jardins do Museu Chácara do Céu em Santa Teresa com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I da EM Machado de Assis, em 2012. Institui-se uma preparação criativa em prol do coletivo, que preserva e protege o artista que toda criança possui, entre desafios, desvios e possibilidades do artista-docente na prática pedagógica do teatro na escola, entrelaçando-se e dialogando constantemente com o aluno e sua realidade.
 
Palavras-chave: processo e produto artístico, vivência, potencial criativo, possibilidade, pedagogia teatral.
 
Abstract: The point of departure of this research is the author’s 17 years of experience teaching dance, music and theater in NGOs and public schools in Rio de Janeiro. Reflections are elaborated on the methodology developed by the author, based on concepts by Viola Spolin, Peter Slade, Peter Brook, Anne Bogart, Paulo Freire and Tsunesaburo Makiguchi, and wherein issues are approached regarding the preparation of student-actors for thespian performance, encompassing two phases: over the school year, and during the staging of “Scenes from Romeo and Juliet”, presented in the Chácara do Céu Museum gardens in Santa Teresa, Rio de Janeiro, with 5th grade students of the Machado de Assis Municipal School, in 2012. Creative preparation focused on the collectivity, preserving and protecting the inner artist every child has, overcoming challenges, discrepancies and deviations, and enhancing the possibilities available for the grade school art teacher in theater educational practice, building an ongoing dialogue with the students and their reality.
 
Keywords:
artistic process and product, experience, creative potential, possibiliy, theatre pedagogy.